Ver Noticias

Câmara Municipal da Praia implementa medidas de apoio aos artistas na capital 

Paris’2024: Jayla Pina e José Tati qualificam-se e Cabo Verde bate recorde no número de atletas

Santiago: Governo lança programa de 102 mil contos para tornar Santa Cruz o maior produtor da banana do País (c/áudio)

Uni-CV organiza 12.ª edição da Conferência Euro-Americana de Telemática e Sistemas de Informação

Futebol/Taça de Cabo Verde: Treinadores confiantes na passagem à final

Autárquicas 2024/Órgãos: Emanuel Gonçalves volta a ser escolha do MpD para Assembleia Municipal (c/áudio)

João Teves, 01 Jul (Inforpress) – O médico Emanuel Borges Gonçalves volta a ser o candidato do Movimento para a Democracia (MpD, no poder) à Assembleia Municipal de São Lourenço dos Órgãos, no interior de Santiago, nas eleições autárquicas deste ano.

A informação foi avançada hoje à Inforpress pelo candidato à mesma lista e actual presidente da Câmara Municipal de São Lourenço dos Órgãos, Carlos Vasconcelos, que disse esperar que essa dupla continue a caminhada iniciada em 2016.

“Vamos continuar com o doutor Emanuel Gonçalves para a Assembleia Municipal [de São Lourenço dos Órgãos], que durante estes dois mandatos mostrou sempre a isenção naquilo que é a tarefa do presidente da Assembleia Municipal e sempre mostrou zelo e grande espírito de responsabilidade desta grande instituição do município”, declarou.

“Portanto, vamos continuar nesta caminhada [iniciada em 2016] e contamos com o voto da população laurentina para mais um voto de confiança na nossa equipa”, acrescentou Carlos Vasconcelos, que vai tentar um terceiro mandato à frente dos destinos desse município do interior de Santiago.

Sobre a lista para a Câmara e a Assembleia Municipais, o candidato informou que ainda não está definida, e que só após auscultarem a população vão defini-la e elaborar o programa eleitoral.

Durante a entrevista à Inforpress, Vasconcelos avançou que a candidatura para a Câmara Municipal de São Lourenço dos Órgãos, que vai liderar, já foi lançada nas redes sociais com o ‘slogan’ “Por São Lourenço dos Órgãos, pelas pessoas”.

“Por São Lourenço dos Órgãos, pelas pessoas, porque sempre trabalhamos com isenção e com o objectivo de desenvolver o nosso município, mas também de apoiar e ajudar as nossas famílias, sobretudo aquelas que mais precisam”, explicou, prometendo continuar a trabalhar para felicidade dos laurentinos.

Em São Lourenço dos Órgãos também já é conhecida a candidatura de Euclides Cabral, que vai encabeçar a lista do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV – oposição).

FM/HF

Inforpress/Fim

Ler mais

Santiago: Governo lança programa de 102 mil contos para tornar Santa Cruz o maior produtor da banana do País (c/áudio)

Pedra Badejo, 01 Jul (Inforpress) – O ministro da Agricultura e Ambiente lançou hoje, em Santa Cruz, o programa de subvenção para regeneração da cultura de bananeira, orçado em 102 mil contos, que prevê tornar este município santiaguense o maior produtor de banana do País.

“Santa Cruz foi e continua a ser dos principais concelhos de produção da banana, mas temos que reconhecer que há uma baixa de produção na zona do litoral onde há tradição do cultivo da banana, justamente por causa da salinidade de água”, afirmou Gilberto Silva.

O governante falava aos jornalistas após a apresentação do Programa Regeneração da Cultura de Banana para Ilha de Santiago, que decorreu na Delegação do Ministério da Agricultura e Ambiente em Jaracunda, Santa Cruz, financiado pelo Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), no valor de 102 mil contos e irá abranger mais três municípios da ilha de Santiago, nomeadamente Tarrafal, São Miguel e Ribeira Grande.

“A bananeira é uma cultura que tem efectivamente baixa tolerância à salinidade, o que significa que pode sobreviver, mas não vai produzir em quantidade que desejamos e gostaríamos de ter. Por isso a necessidade de fazer alguma coisa”, reforçou Gilberto Silva, que acredita que este programa vai fazer com que Santa Cruz recupere o título de maior produtor e exportador da banana da ilha de Santiago e do País.

O Governo, conforme explicou, pretende com este programa, com duração de dois anos, dessalinizar dois pontos de água, melhorar a cultura da banana com novas plantas e melhores tratos culturais, visando aumentar o rendimento dos agricultores, assim como o abastecimento de banana no mercado..

“Isto vai obrigar a um conjunto de actividades, desde a assistência técnica, importação e a colocação à disposição dos agricultores de muda de bananeiras saudáveis – que já foi feito e vai continuar a ser feito – importação de pequenas dessalinizadoras para serem colocadas nesses pontos de água, para que possamos restaurar esta água e coloca-la na irrigação”, assegurou.

E ainda a fertilização da bananeira, que notou, vai obrigar ao uso adequado de adubos, até conseguiram uma cultura bastante produtiva, para que possam sustentar toda esta opção de manter a cultura da bananeira nestas zonas afectadas pela escassez de água e/ou água de baixa qualidade (salobra) na ilha de Santiago.

Na ocasião, admitiu que para que possam levar avante esta “grande operação” baseada na técnica, nas tecnologias, na ciência, no trabalho dos produtores e no investimento do Estado tem que haver conjugação de esforços e cumplicidade entre as instituições do Estado e dos próprios produtores.

Já para o agricultor e presidente da Cooperativa dos Agricultores de Ribeira dos Picos (Cooparp), Benjamim Mendes, este programa veio em “boa hora”, e que vai ajudar o município que é “terra da banana” e outrora considerado o maior celeiro agrícola de Santiago a recuperar este titulo.

Nesse sentido, disse acreditar que se os investimentos anunciados, sobretudo na mobilização de água, forem materializados, como instalação de dessalinizadora, os agricultores santa-cruzenses vão conseguir produzir mais banana e com qualidade.

FM/JMV

Inforpress/Fim

Ler mais
Metereologia

Vídeos

Praia: Coordenador faz balanço “positivo” da campanha contra dengue apesar de alguma falta de colaboração da população

Cidade da Praia, 01 Jul (Inforpress) - O coordenador do Programa de Luta Anti-vectorial na cidade da Praia, António Veiga, fez hoje um balanço positivo da campanha de pulverização massiva   para a eliminação da dengue na Capital do País.

A campanha arrancou no dia 19 de Junho nos bairros da zona norte da capital e conta com o apoio de 80 militares devidamente capacitados pelo Ministério da Saúde, no sentido de apoiar as equipas da Delegacia de Saúde para reforçar a pulverização domiciliar.

“Dada à   situação de alguns surtos de dengue na Praia, até agora tem decorrido da melhor forma, sendo que a maior dificuldade que temos encontrado é junto das pessoas com mais escolaridade”, disse António Veiga, que acompanhava uma acção de campanha na zona de Dinós, em Achada Santo António.

Por isso, considerou   que a colaboração da população é “indispensável” porque, conforme advertiu, 90 por cento (%) de focos de mosquitos estão dentro de casas.

“Se a população não ajudar    vai ser muito difícil. Temos que controlar a situação desde agora. Mas isto depende da colaboração de todos, sem excepção, desde instituição de Estado à população em geral”, observou António Veiga, informando que contam com uma equipa de 110 pessoas no terreno, entre militares e pessoal de saúde.

Nesta terça-feira, 02, a campanha vai acontecer nas zonas de Pensamento e Achada Mato.

OM/JMV

Inforpress/Fim 

Ler mais

Câmara Municipal da Praia implementa medidas de apoio aos artistas na capital 

Cidade da Praia, 01Jul (inforpress)- A Câmara Municipal da Praia (CMP) apresentou hoje aos "fazedores da cultura" da capital um conjunto de iniciativas para ajudar os artistas a dinamizar os seus trabalhos.

Estas iniciativas foram apresentadas no final desta tarde pelo presidente da CMP, Francisco Tavares, num encontro com os artistas de diversas áreas, no Parque 5 de Julho, na Cidade da Praia.

Das iniciativas apresentadas constam o lançamento do edital Jaime Figueiredo, que acontece a partir do mês de Agosto, o festival da música tradicional, a abertura da escola municipal de artes, no mês de Setembro e a requalificação do cinema do Platô, prevista para mês de Outubro.

Para apoiar a actividades dos artistas, a autarquia prevê a abertura da casa do artesão, no mês de julho, feira do artesanato que acontece de dois em dois meses em diversas zonas da cidade, a Internacionalização dos artisas praienses e o concurso de artigos científicos sobre Amílcar Cabral.

 Exposição municipal de artes, concurso Todo Mundo Canta e Todo Mundo Dança, que acontece no mês de Setembro, lançamento de caça talentos e a realização do primeiro fórum municipal são propostas apresentadas pela Câmara Municipal da Praia.

À imprensa, Francisco Carvalho disse que estes projectos vão começar a ser implementados ainda este mês, com o propósito de responder as revindicações que os artistas tinham colocado durante o encontro realizado em Junho.

"Trazemos listas de programas e iniciativas que são as respostas que a CMP está a formalizar para concretizar os sonhos e revindicações dos artistas praienses”, sublinhou.

Para além dessas iniciativas apresentadas, o edil diz-se aberto a acolher ainda outras iniciativas.

Por sua vez, o artista Jorge Tavares reconheceu a iniciativa proposta pelo edil praiense, considerando que vai incentivar os fazedores de cultura, sobretudo os da periferia, a desenvolverem os seus trabelhos.

Tavares disse ainda que ficou "contente" com o arranque do festival de música tradicional e a colocação de artistas em noites cabo-verdianas.

"É uma iniciativa muito boa para a nossa cidade, que há muito estava a precisar”, salientou. 

Na mesma linha, o artesão Gustavo Duarte considerou que todas as iniciativas apresentadas são " louváveis", observando que é preciso que cada um dos "fazedores da cultura" contribua para elevar o sector cultural nesta cidade, que, segundo disse, tem "muito a dar".

A maioria dos artistas presentes mostraram-se felizes com estas iniciativas que, acreditam, vão alavancar a cultura na capital em diversas áreas.

DG/JMV

Inforpress/Fim

Ler mais

Subscreva na nossa Newsletter

Receba as notícias mais recentes diretamente na sua caixa de entrada. Assine nossa newsletter e mantenha-se informado!"

: 0 / 280

Paris’2024: Jayla Pina e José Tati qualificam-se e Cabo Verde bate recorde no número de atletas

Cidade da Praia, 01 Jul (Inforpress) - Os nadadores cabo-verdianos Jayla Pina ( feminino, 200 metros misto) e José Tati (masculino, 50 metros livre) estão qualificados para os Jogos Olímpicos Paris’2024, e Cabo Verde bate recorde no número (sete) de atletas numa edição.

Em comunicado, o COC esclarece que os dois atletas conseguem a qualificação através da vaga de universalidade, atribuída pela Federação Internacional da Natação (FINA).

Jayla Pina e José Tati estiveram presentes no último Campeonato Africano de Natação em Angola, tendo conseguido resultados que permitiram garantir uma pontuação suficiente para qualificar.

Em Paris 2024, Jayla Pina irá fazer a sua segunda participação nos Jogos Olímpicos (atleta olímpica em Tokyo 2020) e José Tati, de apenas 16 anos, fará a sua estreia como o atleta mais jovem de sempre a competir por Cabo Verde nos Jogos Olímpicos.

Jayla Pina e José Tati juntam-se então a Samuel Freire no atletismo (maratona), Victor Alvares na esgrima (florete), David Pina e Nancy Moreira no boxe (51 kg e 66 kg, respectivamente) e Djamila Correia e Silva (judo).

Os Jogos Olímpicos de Paris 2024 arrancam no dia 26 de Julho e terminam a 11 de Agosto. 

OM/JMV

Inforpress/Fim

Ler mais

Uni-CV organiza 12.ª edição da Conferência Euro-Americana de Telemática e Sistemas de Informação

Cidade da Praia, 02 Jul (Inforpress) - A Universidase de Cabo Verde (Uni-CV) organiza a partir de terça-feira,02 e durante quatro dias, a 12.ª edição da conferência Euro-Americana de Telemática e Sistemas de

Informação (EATIS), que se realiza pela primeira vez num país africano.

De acordo um comunicado de imprensa, a sessão de abertura, a realizar-se esta terça-feira, às 09:00, contará com as intervenções do presidente da EATIS em Cabo Verde, Celestino Barros, do presidente da EATIS, Rogério Chagas, e do Reitor da Uni-CV, José Arlindo Barreto.

Em seguida, acrescenta, terá lugar um workshop sobre a " Artificial Intelligence for Development (IA4D) em Cabo Verde", que discutirá a importância da Inteligência Artificial para o desenvolvimento sustentável,

bem como as melhores práticas para engajar comunidades no desenvolvimento e adopção de soluções.

Na quarta-feira,03, acontece o workshop sobre a “Implementação do Voto Eletrónico em Cabo Verde: Práticas e Perspetivas" que explorará as práticas, desafios e futuras perspectivas para a adoção desta tecnologia em processos eleitorais. 

Os dois últimos dias, a mesma fonte informa que serão dedicados às apresentações das comunicações, seguidas de debates, que incluirá temas como o desenvolvimento de novas metodologias e tecnologias que estão a transformar os sistemas de informação.

 Avanços em redes de comunicação eInternet das Coisas (IoT), aplicações de inteligência artificial e aprendizagem de máquina em telemática, análise de dados, automação, segurança cibernética e a contribuição das tecnologias para o desenvolvimento de cidades mais sustentáveis, também serão debatidos.

Participam na conferência reconhecidos especialistas estrangeiros como Ricardo Baeza-ates, da Universitat Pompeu Fabra, Espanha, que irá apresentar a conferência "Inteligência Artificial Responsável" , abordando as implicações éticas e sociais da IA, e Eduardo Carrillo,da Universidad Nacional de Colômbia, que falará sobre "Indústrias 4.0 e Tecnologia Social" .

OM/JMV

Inforpress/Fim

Ler mais

Porto Novo: Município já dispõe de plano de contingência para época das chuvas

Porto Novo, 01 Jul (Inforpress) - O município do Porto Novo, Santo Antão, já tem o seu plano de contingência para a época das chuvas, cujo objectivo foi traçar linhas estratégicas de preparação e prevenção para a época das chuvas que se avizinha.

O plano, conforme anúncio da câmara municipal, visa ainda salvaguardar a segurança das pessoas e bens e minimizar os efeitos decorrentes de um eventual excesso de precipitações, quando as previsões apontam para queda de chuvas acima da média este ano em todo o território nacional.

Os serviços locais da protecção civil têm feito visitas a alguns pontos críticos da cidade do Porto Novo e têm aproveitado para dialogar com os munícipes sobre as medidas de prevenção de cheias e inundações.

Enquanto, a comunidade do Monte Trigo voltou a pedir a reconstrução do muro da protecção das casas antes do período chuvoso, tendo em conta as previsões de muita chuva este ano em Cabo Verde.

JM/CP

Inforpress/Fim

Ler mais

Rússia preocupada com tropas ucranianas na fronteira com Bielorrússia

Moscovo, 01 Jul (Inforpress) – A Rússia manifestou-se hoje preocupada com a alegada concentração de tropas ucranianas ao longo da fronteira bielorrussa, denunciada pelo comando militar da Bielorrússia, um país aliado de Moscovo.

“Isto causa preocupação não só em Minsk, mas também em Moscovo. Porque somos realmente parceiros e aliados”, afirmou o porta-voz do Kremlin (presidência), Dmitri Peskov, na conferência de imprensa telefónica diária.

Peskov disse que a Bielorrússia faz parte da União Estatal com a Rússia e que os dois países têm “formatos especiais” de diálogo entre instituições, incluindo os serviços secretos.

“Os nossos Ministérios da Defesa estão em constante comunicação”, acrescentou Peskov, citado pela agência espanhola EFE.

O chefe do Estado-Maior do exército bielorrusso, Pavel Muraveiko, disse no sábado que a situação na fronteira ucraniana era “bastante complicada”.

“E muda todos os dias, não para melhor”, afirmou.

A Bielorrússia, principal aliado de Moscovo, tem uma fronteira de 1.084 quilómetros com a Ucrânia e de quase mil quilómetros com a Rússia.

“Nas últimas semanas, temos observado actividades infundadas e incompreensíveis perto das nossas fronteiras”, disse o general bielorrusso.

Segundo Muraveiko, as alegadas movimentações de tropas da Ucrânia levaram a Bielorrússia a deslocar mais forças para a fronteira, reforçando-a com tropas e artilharia, para “poder reagir a tempo” a eventuais acções ucranianas.

Além da Rússia e da Ucrânia, a Bielorrússia também partilha a sua fronteira de 3.617 quilómetros com a Polónia, a Lituânia e a Letónia.

O regime de Minsk, liderado pelo Presidente Alexander Lukashenko, assinou um tratado com Moscovo em 1999 que formou a União Estatal da Rússia e Bielorrússia, depois de outros acordos semelhantes.

Trata-se de uma organização supranacional destinada a harmonizar as diferenças políticas e económicas entre os dois países.

A Bielorrússia foi uma das repúblicas da antiga União Soviética, liderada por Moscovo e dissolvida em 1991.

Lukashenko é um dos poucos aliados do Presidente russo, Vladimir Putin, na guerra da Rússia contra a Ucrânia, iniciada com a invasão russa de Fevereiro de 2022.

Inforpress/Lusa/Fim

Ler mais

Galeria de imagens