Mindelo, 31 Dez (Inforpress) – A atleta Maria Delgado, de 15 anos, da Escola JAL – Domus Nostra, de Santo Antão, sagrou-se hoje bicampeã da Corrida de São Silvestre, em São Vicente, na categoria sénior feminino, enquanto Willian Santos venceu no sénior masculino.
Apesar de ter idade para competir na categoria júnior, a atleta optou por disputar a prova no escalão sénior.
“Esta é a segunda vez que conquisto o primeiro lugar na Corrida de São Silvestre, em São Vicente. É uma sensação muito boa e motiva-me a continuar a treinar”, explicou a atleta, para quem esta vitória é fruto de uma “preparação intensiva ao longo do ano”.
A mesma revelou que, apesar de ter passado por um período de doença, conseguiu completar os 10 quilómetros da prova e cortar a meta, na Rua de Lisboa, com o tempo de 38 minutos, inferior ao do ano passado, quando ultrapassou os 40 minutos.
“No ano passado fiz mais de 40 minutos e este ano fiz 38. Estive a treinar em Angola para os Jogos Africanos da Juventude, onde alcancei o sexto lugar, e continuei a preparar-me para fazer o melhor tempo possível na Corrida de São Silvestre, aqui em São Vicente”, adiantou.
Além de Maria Delgado, que revalidou o título, Liliana Medina ficou no segundo lugar e Maria Silva fechou o pódio, no terceiro lugar.
Na categoria sénior masculino, Willian Santos, de 21 anos, da Escola de Atletismo JAL – Domus Nostra, venceu a prova pela primeira vez.
A meio do percurso, o atleta já tinha alcançado uma larga vantagem em relação aos seus concorrentes, segundo revelou, graças à sua preparação, ao plano de treinos e à alimentação cuidada.
“Estava à espera deste momento há muito tempo. Acho que vim bem preparado e consegui alcançar o meu objectivo, que era vencer a prova”, afirmou o atleta, para quem esta vitória representa uma “porta aberta para participar noutras competições”.
Ainda no escalão sénior masculino, Bruce dos Santos ficou no segundo lugar e Fábio Mota foi o terceiro classificado.
Alerson Silva, de 17 anos, também da Escola de Atletismo JAL – Domus Nostra, ficou em primeiro lugar na categoria júnior masculino, revalidando o título do ano passado.
O atleta disse que a prova foi um pouco difícil e cansativa, mas que o seu objectivo sempre foi conquistar o primeiro lugar.
“Passei todo o ano a preparar-me para esta prova. O objectivo era vencer a última competição do ano. A sensação é muito boa, as pessoas vão-nos conhecendo e agora vamos trabalhar para as provas do próximo ano”, afirmou.
Na categoria júnior feminino venceu Ester Neves, de 15 anos, que também revalidou o título do ano passado.
Apesar de referir que treinou bastante, a corrida revelou-se difícil.
“Agradeço a Deus, ao meu treinador e à minha família, porque, se não fossem eles, eu não estaria aqui”, afirmou a jovem.
Para a atleta o facto de não contar com o apoio de uma escola de atletismo torna a sua preparação e participação nas provas mais difíceis.
Nos veteranos venceram João Fortes no Masculino e Crisolita Rodrigues no feminino.
Segundo o presidente da Associação de Atletismo de São Vicente, Arlindo Fonseca, a preparação da prova foi desanimadora, à semelhança do que acontece todos os anos.
“Todos os anos é a mesma maçada. Acho que já dei o meu tempo. Tenho 24 anos a organizar a corrida e é altura de colaborar e não de estar sempre a realizar. Marcamos a assembleia-geral para o dia 10 e espero que apareça alguém para assumir a associação”, afirmou.
Segundo a mesma fonte, este ano a prova contou com a participação de mais de 100 atletas e todos receberam medalhas.
Os primeiros classificados nas categorias sénior masculino e feminino receberam 25 mil escudos, os segundos 20 mil e os terceiros 15 mil escudos. Nas outras categorias também foram atribuídos prémios monetários, taças e medalhas.
CD/JMV
Inforpress/Fim