CNU promove acções com pinturas para sensibilizar crianças e adolescentes para a importância de preservação dos oceanos

Inicio | Ambiente
CNU promove acções com pinturas para sensibilizar crianças e adolescentes para a importância de preservação dos oceanos
10/01/26 - 02:01 pm

Cidade da Praia, 10 Jan (Inforpress) – A Comissão Nacional de Cabo Verde para a UNESCO (CNU) promoveu hoje, no Calçadão do Palmarejo Baixo, na Praia, uma acção de pinturas com crianças e adolescentes para sensibilizá-los para  a importância da preservação dos ecossistemas marinhos.

À imprensa, o secretário-Executivo da Comissão Nacional de Cabo Verde para a UNESCO, José Évora, explicou que se trata de uma iniciativa da CNU que foca principalmente na educação ambiental e na consciencialização da população sobre o descarte correto de resíduos e a protecção do ecossistema marinho.

Segundo o responsável, incutir esta sensibilização na camada mais jovem é a forma mais eficaz para passar a mensagem, ou seja, que é necessário moldar as crianças o mais cedo possível.

Acredita que através das informações passadas por essas crianças e adolescentes, com idades compreendidas entre os 12 e os 16 anos, terão mais conhecimentos para também educar os pais, vizinhos, amigos, familiares e adultos sobre esta temática.

“É uma forma de pensarmos o nosso planeta a longo prazo. Por isso é que utilizamos a camada mais jovem, fazendo campanhas de sensibilização nas escolas, levando eles para determinados lugares que têm uma certa visibilidade para fazer esta conscientização”, disse.

 

O projecto Oceano Mais Aqui, explicou, actua directamente na problemática do lixo marinho, visando alterar o comportamento dos cidadãos para reduzir a entrada de resíduos plásticos no mar.

José Évora salientou que esta segunda fase de sensibilização, sob o lema “Tudu ki ta kai na txon ta bai retu mar”, arrancou hoje na cidade da Praia, mas que a ideia é estender a iniciativa, que tem previsão para pelo menos três anos, por outros municípios do país.

Esta actividade está inserida, conforme o secretário-Executivo da CNU, dentro de uma iniciativa mais ampla que a Unesco tem vindo a desenvolver em vários países sobre a educação ambiental e a problemática do descarte do lixo.

Em representação da Câmara Municipal da Praia, parceira desta acção, o vereador do Ambiente, Agricultura, Saneamento, Pesca, Habitação e Espaços Verdes, Carlos Dias, parabenizou a Comissão Nacional de Cabo Verde para a UNESCO pela “boa iniciativa”, sublinhando que isto vai ao encontro do programa que o município tem sobre as questões do meio Ambiente e Saneamento.

Carlos Dias elogiou ainda o investimento prioritário nas crianças, visando moldar comportamentos futuros em relação ao descarte de lixo, reconhecendo que todas as faixas etárias carecem de maior consciência ambiental.

O vereador do Ambiente realça a importância da sensibilização contínua, admitindo que a população, de forma geral, ainda “não está devidamente sensibilizada” sobre como descartar resíduos corretamente.

 

O objetivo da autarquia, disse, é promover uma mudança estrutural na forma como os munícipes encaram o ambiente, estendendo as acções de sensibilização para além das escolas.

Presente nesta campanha de sensibilização, o ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Augusto Veiga disse que a sensibilização ambiental é “muito importante” para Cabo Verde que está rodeado pelo oceano.

“Estamos aqui para prestigiar esta acção e dar a força para que continuem com esse tipo de sensibilização”, declarou, observando que há uma abertura com a CNU no sentido de trabalhar esta temática junto dos actores culturais, para que se passe mais mensagem de sensibilização.

O ministro reiterou o compromisso do seu ministério em continuar a colaborar para uma maior preservação da orla costeira e marítima.

DG/JMV

Inforpress/Fim

Partilhar