Casimiro de Pina anuncia candidatura presidencial e alerta para “subversão constitucional” em Cabo Verde

Inicio | Política
Casimiro de Pina anuncia candidatura presidencial e alerta para “subversão constitucional” em Cabo Verde
09/01/26 - 07:59 pm

Cidade da Praia, 09 Jan (Inforpress) – O jurista Casimiro de Pina anunciou formalmente hoje a sua candidatura à presidência da República de Cabo Verde, defendendo que a democracia cabo-verdiana enfrenta actualmente “uma clara subversão constitucional” por parte do actual Presidente, José Maria Neves.

“Temos uma espécie de ataque por dentro. O Presidente da República, o actual inquilino do Palácio do Platô, subverte diariamente a Constituição da República e ataca comprovadamente a Constituição por dentro”, afirmou Casimiro de Pina, durante a apresentação da sua candidatura, na cidade da Praia.

O candidato justificou a sua decisão como uma forma de “defender a democracia, a sua base constitucional e a liberdade”, lembrando o seu percurso enquanto crítico da governação de Neves.

 “Casimiro de Pina nunca virou as costas à Constituição da República. Fui praticamente a única voz, de 2021 a esta parte, a denunciar as atrocidades que eram cometidas quase diariamente contra a Constituição da República”, declarou.

 

 

Sobre a diferença em relação à sua candidatura de 2021, o jurista disse que a ideia central permanece a mesma.

 “É com esta legitimidade, e com esta força de alma, que me apresento agora em 2026, como uma grande alternativa para o reforço do Estado de Direito em Cabo Verde e para o reforço da cultura constitucional em Cabo Verde”, vincou.

Casimiro de Pina acrescentou que, ao contrário de outras figuras políticas que permaneceram em silêncio, pretende manter a luta cívica e constitucional.

“Nunca me calei. Sempre fiz este combate. É por isso que agora tenho toda a legitimidade para me apresentar novamente como candidato e para reforçar e manter as bases da República e da democracia constitucional, sustentou.

Questionado sobre o início antecipado da candidatura, o jurista explicou que o calendário é compatível com práticas de democracias mais evoluídas, por isso considera que é necessária preparação, para uma eleição que “exige reflexão, experiência e dedicação.”

Por fim, Casimiro de Pina indicou que pretende conquistar o apoio de todos os cidadãos que valorizam o Estado de Direito Democrático.

TC/JMV

Inforpress/Fim

Partilhar