
Porto Novo, 10 Jan (Inforpress) – A Juventude em Marcha estará, entre os meses de Março e Junho, em digressão à Europa, enquadrada nas celebrações dos 42 anos de criação desta companhia teatral da ilha de Santo Antão.
A informação foi avançada hoje à Inforpress pelo líder da Juventude em Marcha, Jorge Martins, numa altura em que esta companhia teatral, fundada em Março de 1984, já prepara a tour por vários países europeus para espectáculos junto das comunidades emigradas.
No país, a Juventude em Marcha tem estado, desde o mês de Dezembro, a cumprir uma agenda de espectáculos, que abarcou as ilhas de São Vicente e Santo Antão (Porto Novo e Ribeira Grande), deslocando, dentro de dias, a Santiago para dois espectáculos beneficentes.
O Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas, através de uma nota, referiu-se ao apoio concedido a esta companhia teatral na produção da peça "Problemas de Família II", com vista à promoção e valorização do teatro nacional.
Este ministério realça o facto de a Juventude em Marcha, com mais de 40 anos de dedicação às artes cénicas, distinguir-se “pela sua visão criativa e dinâmica, pelo compromisso com a cultura e as tradições locais, e pela capacidade de reunir talento, emoção e humor”.
A companhia teatral santantonense estará nos dias 23 e 24 de Janeiro no Auditório Nacional, na Cidade da Praia, com a peça Problemas de Família II, no âmbito das comemorações do décimo aniversário da associação desportiva Relâmpago.
Os recursos arrecadados serão revertidos a favor de acções de cariz social.
Jorge Martins explicou que a Juventude em Marcha, além dos objectivos de preservar, promover e divulgar, através do teatro, a cultura cabo-verdiana, tem igualmente sob a sua responsabilidade a vertente social.
JM/JMV
Inforpress/Fim
Partilhar