CRE apela à adesão massiva ao recenseamento eleitoral dos cabo-verdianos em Portugal

Inicio | Sociedade
CRE apela à adesão massiva ao recenseamento eleitoral dos cabo-verdianos em Portugal
10/01/26 - 08:26 pm

Lisboa, 10 Jan (Inforpress) – O presidente da Comissão de Recenseamento Eleitoral de Cabo Verde em Portugal (CRE-PT), Rito Correia, apelou hoje à adesão massiva dos cidadãos cabo-verdianos residentes em Portugal ao processo de recenseamento eleitoral em curso em vários pontos do país.

Rito Correia falava em declarações à Inforpress após visitar os postos de recenseamento eleitoral instalados em Agualva-Cacém e Amadora-Alfornelos, que vão funcionar entre hoje e domingo, das 10:30 às 22:00.

“Apelamos a todos os cidadãos cabo-verdianos residentes, actualmente, em Portugal, com idade igual ou superior a 18 anos, para se recensearem para que possam exercer o seu direito de voto nas eleições legislativas e presidenciais previstas para este ano”, apelou o responsável.

O recenseamento eleitoral, segundo ele, vai decorrer até ao último dia legal, que ainda não se sabe, tendo em conta que ainda não foram marcadas as datas para as eleições legislativas e presidenciais deste ano.

O processo deste fim-de-semana, nestas duas localidades com forte presença de cabo-verdianos, conta com 23 agentes contratados por um período de cinco meses, que vão prestar informações, fazer novas inscrições, transferências e actualização de recenseamento de cidadãos cabo-verdianos.

Sobre o primeiro dia, que arrancou às 10:30 e termina às 22:00, Rito Correia fez um balanço positivo das acções que resultaram em 50 novas inscrições, além de transferências e actualizações.

A CRE-PT, que conta com mais de 4.000 eleitores, espera recensear até ao último dia legal “maior número” de cidadãos cabo-verdianos residentes em Portugal e na diáspora.

Por outro lado, avançou que além dos agentes que vão continuar no terreno nos “pontos estratégicos”, a partir desta segunda-feira, 12, a CRE-PT passa a ter Agência de Recenseamento Eleitoral permanente e a funcionar todos os dias de semana e fim-de-semana na Associação Cabo-verdiana de Lisboa (ACL), na Associação Cultural Moinho da Juventude, na Associação Luso Cabo-verdiano de Sintra e na Associação Cabo-verdiana do Seixal.

Informou ainda que o recenseamento eleitoral continua a ser realizada na Secção Consular da Embaixada de Cabo Verde, em Lisboa, de segunda-feira a sexta-feira, das 09:00 às 17:00.

Para reforçar o atendimento, a mesma fonte informou que já abriram candidaturas para recrutamento de mais seis agentes de recenseamento eleitoral, que termina este domingo, 11, com foco nas cidades de Bragança, Porto e Coimbra, onde há forte presença de estudantes cabo-verdianos.

FM/JMV

Inforpress/Fim

Partilhar