Relatório da ARME reforça papel estratégico das comunicações electrónicas na economia digital cabo-verdiana

Inicio | Economia
Relatório da ARME reforça papel estratégico das comunicações electrónicas na economia digital cabo-verdiana
03/02/26 - 03:10 pm

Cidade da Praia, 03 Fev (Inforpress) – O relatório dos indicadores do mercado das comunicações electrónicas, referente ao terceiro trimestre de 2025, hoje divulgado, confirma a consolidação da conectividade digital como pilar essencial dos serviços públicos, da economia e da governação no país.

Segundo nota divulgada pelo Governo, através do Ministério das Finanças e da Economia Digital, a Agência Reguladora Multissectorial da Economia (ARME) disponibilizou dados actualizados sobre a utilização, cobertura e consumo dos serviços de comunicações electrónicas no país.

De acordo com a ARME, os indicadores demonstram que o acesso à conectividade digital atingiu um patamar estrutural na sociedade cabo-verdiana.

No período em análise, a taxa de penetração do serviço de acesso à internet aproximou-se dos 98 por cento (%), reflectindo a sua consolidação como condição essencial para o funcionamento dos serviços públicos, da actividade económica, da educação, da comunicação e da relação com a diáspora.

No segmento das comunicações móveis, o mercado registou mais de 568 mil cartões SIM activos, com uma taxa de penetração superior a 100%, o que evidencia um elevado nível de cobertura e utilização dos serviços móveis, enquanto principal plataforma de acesso digital no território nacional.

O documento refere ainda que o terceiro trimestre de 2025 ficou marcado por um aumento significativo do tráfego associado à mobilidade internacional, em particular no serviço de “roaming”, num período coincidente com o reforço da actividade turística e o regresso temporário de emigrantes, confirmando a interdependência entre o sector das comunicações electrónicas e os principais motores económicos do país.

No mesmo período, o volume de tráfego de internet ultrapassou os 44 milhões de gigabytes, sinalizando a intensificação do consumo de dados e reforçando a necessidade de políticas públicas orientadas para o reforço das infra-estruturas digitais, da qualidade de serviço e da resiliência das redes.

A mesma fonte indica, igualmente, que o Governo de Cabo Verde, através do acompanhamento estratégico da evolução do sector, utiliza estes dados como base para a definição, monitorização e ajustamento das políticas públicas no domínio da transformação digital, da inclusão e da competitividade económica.

O relatório dos indicadores estatísticos do mercado das comunicações electrónicas – 3.º trimestre de 2025 encontra-se disponível para consulta pública no site da ARME.

KF/SR//HF

Inforpress/Fim

Partilhar