Atletismo/Santo Antão: Jornada de captação de novos talentos cria uma base sólida na modalidade - coordenador

Inicio | Desporto
Atletismo/Santo Antão: Jornada de captação de novos talentos cria uma base sólida na modalidade - coordenador
10/01/26 - 02:36 pm

Ribeira Grande, 10 Jan (Inforpress) – O coordenador da Escola de Atletismo Jal-Domus Nostra, Eliseu Fortes, disse que  a jornada de captação de talentos realizada hoje na Ribeira Grande (Santo Antão) serve para criar uma base sólida na modalidade.

Em declarações à comunicação social, Eliseu Fortes sublinhou que se trata da segunda edição do “caça de talentos”, realizada pela primeira vez em 2020, altura em que se conseguiu captar muitos talentos, superando as expectativas. 

Segundo a mesma fonte, o objectivo é criar uma base sólida na modalidade que também é conhecida por um outro projeto de capatura de talentos, denominado “São Silvestrinha”, realizado anualmente, no final do mês de Dezembro.

“Desde o início do projecto temos caçado vários atletas, alguns já são promessas bem vincados no panorama nacional. O objetivo tem sempre sido alcançado”, sustentou.

Eliseu Fortes assegurou que o projeto da Jal-Domus Nostra recebe vários talentos de diferentes locais de Santo Antão e este ano foi realizado em ligação com as escolas da Ribeira Grande, mas vai ser continuado nos outros dois municípios da ilha.

 

 

 

Também acrescentou que “um outro objetivo é ter atletas, alunos, que possam ser representantes nos jogos escolares regionais e nacionais, com uma base sólida”. 

Apesar desta segunda edição não ter tido a mesma afluência de candidatos da primeira edição, Eliseu Fortes disse que os potenciais talentos vão começar logo a treinar na escola Jal-Domus Nostra, sendo que normalmente a partir do início dos treinos “mais ou menos dois ou três meses já é possível ter meninos que podem afirmar e serem inseridos no panorama regional e depois nacional”.

As crianças em idade escolar, na faixa etária dos nascidos entre 2010,11 e 2012, são os alvos preferenciais do evento que este ano teve uma parceria com os responsáveis do sistema educativo de ensino com a envolvência de alguns professores de educação física no terreno.

Os testes de seleção decorreram na pista improvisada da calçada da avenida do Luxemburgo e no alcatrão da estrada de acesso ao Vale da Ribeira da Torre, espaço principal para a realização da actividade, visto que normalmente é o local de treino dos atletas da região que não têm uma pista para a prática da modalidade.

Santo Antão tem-se afirmado no panorama do atletismo nacional graças ao resultado do trabalho da Escola de Atletismo JAL-Domus Nostra, que ano após ano os seus atletas têm conquistado vários troféus.

EL/JMV

Inforpress/Fim

Partilhar