São Salvador do Mundo lança projeto de construção de casas de banho para beneficiar 36 famílias

Inicio | Ambiente
São Salvador do Mundo lança projeto de construção de casas de banho para beneficiar 36 famílias
09/01/26 - 06:24 pm

São Salvador do Mundo, 09 Dez (Inforpress) – A Câmara Municipal de São Salvador do Mundo lançou hoje o projecto “Construção de Casas de Banho”, para melhorar as condições de saneamento básico e reforçar a dignidade de 36 famílias em situação de maior vulnerabilidade social.

Segundo o presidente da Câmara Municipal, Ângelo Vaz, a iniciativa, que contempla famílias enquadradas nos cadastros sociais 1 e 2 , representa mais um passo no compromisso do município em melhorar a qualidade de vida da população.

“Este projecto atribui mais dignidade às pessoas de São Salvador do Mundo. O nosso objectivo sempre foi melhorar a qualidade de vida das pessoas dentro das suas casas”, afirmou.

Ângelo Vaz explicou que, após avanços significativos no acesso à água e à energia elétrica que caminha para a cobertura total no concelho, a autarquia decidiu apostar no reforço das condições sanitárias, sobretudo junto das famílias mais carenciadas, uma vez que, segundo o edil, há famílias que, por meios próprios, nao conseguem construir casas de banho.

O projecto, conforme avançou, prevê a construção de 36 casas de banho e representa um investimento global de cerca de 14 mil contos, financiado pelo Governo de Cabo Verde, através do Fundo do Ambiente.

Além do impacto social, o presidente da Câmara destacou os benefícios ambientais e de saúde pública. 

 

“Trata-se não só de uma questão de dignidade, mas também de saneamento. Há pessoas que ainda fazem as suas necessidades ao ar livre, em ribeiras ou na rua, o que é preocupante do ponto de vista ambiental e sanitário”, alertou.

Ângelo Vaz realçou ainda que o projecto irá contribuir para a criação de emprego local, uma vez que a execução das obras será assegurada por empresas do concelho, com prioridade para a mão de obra jovem. 

As obras deverão ter início imediato e um prazo de execução estimado em 60 dias.

DV/JMV

Inforpress/fim

Partilhar