Porto Novo/Ribeira dos Bodes: ANAS admite que redução do caudal do furo tem a ver com falta de chuva

Inicio | Ambiente
Porto Novo/Ribeira dos Bodes: ANAS admite que redução do caudal do furo tem a ver com falta de chuva
10/01/26 - 03:05 pm

Porto Novo, 10 Jan (Inforpress) – A redução drástica do caudal do furo no perímetro agrícola de Recantinho, na Ribeira dos Bodes, Porto Novo, está relacionada com a falta de chuva que não permite a recarga deste sistema de produção de água.

Quem o admite é a delegada da Agência Nacional de Águas e Saneamento (ANAS) em Santo Antão, Paulina Fortes, numa reacção à preocupação dos 25 agricultores deste perímetro agrícola em relação à situação do furo, inaugurado em 2015.

Os lavradores receiam que a actividade agrícola venha a desaparecer nessa zona, informando que, nos últimos anos, a actividade agrícola no perímetro agrícola de Recantinho reduziu à metade

O porta-voz dos agricultores, Henrique da Luz, informou que na origem desta situação está a redução drástica do caudal do furo em Recantinho, exortando o Ministério da Agricultura e Ambiente a visitar a Ribeira dos Bodes para discutir com os agricultores a situação deste sector neste vale.

Ribeira dos Bodes dispõe de três furos localizados nas zonas de Poio, Recantinho e João Bento, que fornecem água para o consumo humano e para a agricultura, actividade que ocupa cerca de 80 agricultores.

JM/JMV

Inforpress/Fim

Partilhar