Portugal: "Oração dos Danados" de Mário Loff marca estreia da editora cabo-verdiana Provacultura

Inicio | Cultura
Portugal: "Oração dos Danados" de Mário Loff marca estreia da editora cabo-verdiana Provacultura
10/01/26 - 08:31 pm

Lisboa, 10 Jan (Inforpress) – A editora cabo-verdiana Provacultura estreou-se hoje no mercado editorial com o lançamento do livro de contos “Oração dos Danados”, do seu fundador e escritor tarrafalense Mário Loff, numa sessão conduzida por Ana Zorrinho.

Em declarações à Inforpress, à margem do lançamento do livro, que decorreu no Centro Cultural de Cabo Verde (CCCV), em Lisboa (Portugal), Mário Loff explicou que a obra é uma coletânea de nove contos que dá voz às pessoas que nasceram sem voz e sem saber o que é Estado.

“São pessoas que labutam todos os dias, que nunca deixaram de acreditar sem saber que aquilo é uma forma de luta e de descrever a sua própria história. São pessoas que nasceram sem saber o que é Estado, nasceram com voz, mas não sabem usá-la”, acrescentou o poeta, dramaturgo e mediador literário cabo-verdiano.

De entre os contos, destacou “Na boca da ilha”, que retrata a chegada dos ex-presos políticos ao ex-Campo de Concentração do Tarrafal de Santiago, e o impacto da presença “do homem estranho” na mentalidade dos cabo-verdianos e tarrafalenses, num contexto de seca e abandono colonial.

“O livro não é para mostrar a dor e para julgar, mas sim para contar dramaticamente e ficcionalmente o que passou e perspectivas para o futuro (…)”, explicou, acrescentando que o título não se refere ao conceito religioso de “danado”, mas à forma como “a vida trama e dana” certos destinos.

A Provacultura, com 15 anos de experiência na promoção cultural, e que inicia em 2026 uma nova fase com a edição de livros, segundo a mesma fonte, prevê publicar ainda este ano três novas obras, incluindo autores consagrados e novos talentos.

“Oração dos Danados” terá apresentações também em Cabo Verde e noutros países, e Mário Loff adiantou que já recebeu convites para publicar novas obras no Brasil e em Espanha.

FM/JMV

Inforpress/Fim

Partilhar