Governo promete trabalhar para retirar Cabo Verde da lista de países sujeitos a caução dos EUA na obtenção de vistos (c/áudio)

Inicio | Cooperação
Governo promete trabalhar para retirar Cabo Verde da lista de países sujeitos a caução dos EUA na obtenção de vistos (c/áudio)
08/01/26 - 03:06 pm

Cidade da Praia, 08 Jan (Inforpress) – A secretária de Estado das Comunidades prometeu hoje que o Governo vai trabalhar junto da comunidade, para que Cabo Verde saia da lista de países sujeitos a caução dos EUA na obtenção de vistos de turismo e negócios.

“Enquanto secretária de Estado das Comunidades, gostaria apenas de dizer que são medidas que são tomadas e os Estados são soberanos para tomarem essas medidas”, afirmou Vanusa Barbosa ao ser questionado pela Inforpress sobre este assunto.

Entretanto reconheceu que Cabo Verde tem que trabalhar para sair dessa lista, tendo afiançado que isto é o que o Governo pretende fazer junto da comunidade de forma pedagógica.

“Falar com a comunidade cabo-verdiana residente, no sentido de tentar, na medida do possível, não infringir aquilo que são as leis e as regras que o país impõe. Para que nós, o quanto antes, possamos sair dessa lista que, obviamente, não traz benefícios para aquilo que é a mobilidade entre Cabo Verde e Estados Unidos”, explicou.

A governante avançou que durante a sua visita aos Estados Unidos prevista para 14 a 19 deste mês no âmbito das celebrações do 13 e 20 de Janeiro, com a diáspora, vai aproveitar a ocasião para dialogar com emigrantes cabo-verdianos neste sentido.

“Certamente falaremos, como eu disse, sempre numa perspectiva pedagógica, de mostrar a necessidade de nós cumprirmos, de nós respeitarmos e trabalharmos para que possamos sair dessa lista”, afirmou.

Vanusa Barbosa lembrou que sempre há avaliações periódicas e, conforme aquilo que é o cumprimento das regras, os países vão sendo reavaliados e retirados, ou então introduzidos nessas listas.

Reiterou o compromisso do Governo em manter a forte mobilidade entre Cabo Verde e os Estados Unidos, tanto de cabo-verdianos que viajam de férias ou negócios, como da diáspora que visita o país.

ET/ZS

Inforpress/Fim

Partilhar