
Cidade da Praia, 09 Jan (Inforpress) – O presidente da Associação Nacional dos Municípios Cabo-verdianos (ANMCV), Fábio Vieira, apontou hoje, na Praia, a falta de previsibilidade no acesso a recursos financeiros como o principal desafio dos municípios.
“O principal desafio dos municípios cabo-verdianos tem a ver com a falta de previsibilidade no acesso a recursos financeiros para o financiamento do desenvolvimento local”, citou.
Por isso, Fábio Vieira, que falava aos jornalistas no final da audiência de apresentação dos cumprimentos de ano novo ao Presidente da República José Maria Neves, defendeu um maior quadro de transferência de verbas para garantir a implementação das agendas de governação local sem sobressaltos.
Segundo aquele responsável, as expectativas e os problemas concentram-se nos municípios, o que torna essencial assegurar financiamento estável para o desenvolvimento local.
No encontro com o Presidente da República, aquele responsável disse ter aproveitado o início do ano para apresentar cumprimentos de Ano Novo e manifestar disponibilidade para continuar a trabalhar em colaboração e em estreita sintonia com a Presidência da República.
Esta colaboração, acrescentou, visa o aprofundamento da democracia e a criação de um quadro favorável ao desenvolvimento harmonioso e integrado de todo o território nacional.
Questionado sobre o diálogo entre os municípios e o Governo, afirmou que tem sido saudável desde que assumiu a presidência do Conselho Directivo da ANMCV, sublinhando a aposta num diálogo franco, assente nos valores e princípios que devem nortear as relações institucionais em Cabo Verde.
Referiu ainda que a associação tem mantido conversações com o Executivo sobre causas fundamentais para o reforço do poder local e o aprofundamento do processo de descentralização.
“A Associação Nacional dos Municípios de Cabo Verde é a casa comum de todos os municípios, é o pilar estratégico para que haja o desenvolvimento local em Cabo Verde, mencionou acrescentando que, além do Governo, a associação mantém relações cordiais com os parceiros de desenvolvimento na procura de soluções e financiamento para projectos municipais.
Para este ano, elencou como prioridades o fortalecimento institucional da ANMCV e a formação, apontando défices de especialização nos municípios, sobretudo nas áreas do planeamento estratégico e das finanças locais.
Nesse sentido, indicou que está em preparação um plano nacional de formação destinado às lideranças e aos colaboradores das autarquias, com vista a promover um desenvolvimento local integrado em Cabo Verde.
TC/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar