Ver Noticias

Música: Cantora cabo-verdiana Verónica Lii lança "Mi Só" um alerta contra os perigos da depressão

Presidente do Supremo Tribunal de Justiça de Portugal inicia domingo visita de seis dias a Cabo Verde

Tó di Marta empresta o seu nome ao Conselho Local da Cruz Vermelha no Paiol  

São Vicente: 1.ª edição do Mindel Reggae Fest com uma selecção dos mais variados estilos da música reggae

Papa pede “reparação” pelos abusos cometidos inclusive pela Igreja

Óbito: PAICV lamenta perda do combatente da liberdade da pátria Jaime Schofield  

Cidade da Praia, 04 Mai (Inforpress) – O PAICV manifestou hoje em comunicado à imprensa a sua consternação pelo desaparecimento físico do combatente da liberdade da pátria Jaime Schofield, falecido, no dia 02, na cidade da Praia.

O Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV, oposição), realçou na sua comunicação que Jaime Schofield foi “um grande combatente da liberdade da pátria” e um “incansável lutador” pelas causas da liberdade, dignidade e melhoria das condições de vida dos cabo-verdianos.

“Jaime Schofield é um daqueles filhos da Terra que cedo soube interpretar o sentido da história e deu o melhor de si, a sua juventude, para um Cabo Verde livre e independente. Sentiu, na sua própria pele, os horrores da longa noite colonial e teve que enfrentar as temíveis masmorras do campo de concentração do Tarrafal”, lê-se na nota de imprensa.

Nesta “hora de dor”, o PAICV regista “com tristeza a partida de mais um camarada” que escreveu com o seu suor e sacrifício “uma das páginas mais belas” da história recente e enaltece, com orgulho, a contribuição que, enquanto combatente, deu para que hoje os cabo-verdianos vivam num país “livre das amarras” de qualquer tipo.

O PAICV “lamenta profundamente” a perda para a família, para a Associação dos Combatentes da Liberdade da Pátria e para Cabo Verde, que ficou “mais pobre” com o desaparecimento desta “ilustre personalidade”.

A família enlutada, aos amigos e a estrutura do partido na ilha do Sal, o PAICV manifesta, por esta via, o seu “profundo pesar e sentidas condolências” pela partida do “grande patriota, amigo e camarada”, Jaime Schofield.

PC/AA

Inforpress/Fim

 

Ler mais

Ministro do Mar pede a empresas e instituições que ajudem na formação a baixo custo para jovens chefes de família

Mindelo, 03 Mai (Inforpress) - O ministro do Mar pediu hoje, no Mindelo, a empresas, bancos e outras instituições que ajudem a dar formação de baixo custo para jovens chefes de família porque o Estado não tem condições de continuar a oferecer essas formações.

Abraão Vicente fez este apelo após presidir o acto de entrega de certificados a 55 formandos da área marítima, dos quais 28 motoristas e 27 marinheiros, após cinco meses de formação na Escola do Mar (EMar).

“Nós estamos à procura, no mercado, de mais financiamento, mais instituições que financiam não eventos ligados ao mar, não conferências ligadas ao mar, mas que financiam sobretudo a continuação da formação dos jovens que irão fazer a diferença no mercado do trabalho. Infelizmente, o Estado não pode continuar e não tem condições de oferecer essas formações sempre com essa taxa de financiamento”, pediu.

Segundo o ministro, para essas formações, o custo das propinas para cada aluno é de cerca de 130 mil escudos e o Governo financiou quase 100 mil escudos cada um.

Para o governante, isto significa que se o Governo colocar todas as verbas disponíveis no mercado, para o sector do mar, para financiar a formação, terá   praticamente o triplo do número de formados.

Abraão Vicente também apelou aos jovens recém-formados que estejam abertos a sair de São Vicente e a trabalhar em qualquer das ilhas ou a fazer carreiras internacionais.

“Nem sempre a primeira saída ao profissional é uma licenciatura ou um mestrado ou um doutoramento. Muitos jovens precisam apenas ter acesso a uma formação com colocação no mercado de trabalho. E eu creio que este deve ser o foco também de todo o sistema de educação”, considerou o ministro lembrando que "só no ano passado, o Governo, através do Ministério do Mar, assinou sete acordos de parceria e de reciprocidade, permitindo a colocação de jovens formados na área do mar.

CD/CP

Inforpress/Fim

Ler mais
Metereologia

VÍDEOS

Tó di Marta empresta o seu nome ao Conselho Local da Cruz Vermelha no Paiol  

Cidade da Praia, 04 Mai (Inforpress) - O Conselho Local da Cruz Vermelha da Praia, situado no Paiol, foi baptizado hoje com o nome de António Eusébio Semedo, em homenagem póstuma ao voluntário ao também conhecido como Tó di Marta, falecido há um ano.

Em cerimónia que marcou as celebrações alusivas o Dia Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho, que se assinala a 08 de Maio, este ano sob o lema “Mantendo a humanidade”, o presidente da Cruz Vermelha de Cabo Verde considerou tratar-se de um dia dedicado especialmente a todos aqueles que abraçaram as causas humanitárias, que defendem a vida e protegem a humanidade.

Atributos que, para Arlindo Carvalho, foram preservados pelo homenageado, considerando que foi uma figura que deu todo o seu contributo ao voluntariado, “num mundo que atravessa momentos críticos”, caracterizados por crises, conflitos armados e incidências constantes das alterações climáticas, na vida das pessoas, no tecido empresarial e, sobretudo a nível da subsistência.

A Cruz Vermelha de Cabo Verde, segundo avançou Carvalho, realizou esta homenagem juntando à família de um daqueles que foi “referência em acção humana e social”, no quadro de um vasto programa que vai de Santo Antão a ilha Brava, tendo como centro de atenções o lema em “manter viva a humanidade”

“O Tó que era um homem que teve como riqueza a sua bondade conseguiu também, à imagem do fundador da Cruz Vermelha, Jean Henri Dunant, transpor e escolher essa riqueza tocando e emocionando as pessoas”, explicou, sublinhando que o homenageado partiu, mas deixou um legado “muito importante”.

Para além de reflexões, as celebrações da Cruz Vermelha do 08 de Maio projectam acções no domínio social, económico e da protecção das pessoas, amparando aqueles que precisam, mas sobretudo “espalhando sorrisos e defendendo a bondade”.

A Cruz Vermelha, que no próximo ano vai completar 50 anos, segundo o seu líder já demonstrou que no país “também existem pessoas que abraçam as causas, capazes de darem o mais importante, o coração humano para a vida das pessoas”.

Em representação do homenageado, Deisy Cabral, mais conhecida por Vá di Marta, disse que esta homenagem representa um “grande sentimento” para todos os familiares, alegando que Tó di Marta, que no final do liceu começou a dar sinais de distúrbios mentais, foi “merecedor” desta homenagem para minimizar a “triste forma como foi morto brutalmente”.

“Esta homenagem é para muitos e muitos mais Tó, discriminados neste país por causa dos seus problemas mentais. A sociedade cabo-verdiana precisa mentalizar-se a estas causas. A Cruz Vermelha acaba por mostrar que todos somos iguais na sociedade”, referiu Deisy Cabral.

SR/AA

Inforpress/Fim

Ler mais

Música: Cantora cabo-verdiana Verónica Lii lança "Mi Só" um alerta contra os perigos da depressão

Cidade da Praia, 04 Mai (Inforpress) – A cantora e compositora cabo-verdiana residente em Cannes (França) Verónica Lii lançou o seu mais recente single intitulado "Mi Só", uma música que alerta para os perigos da depressão.

Em nota, a assessoria de imprensa da cantora explicou que a música aborda de forma intensa e emocional a temática da depressão, explorando as nuances emocionais e psicológicas desse estado mental e com poderosos testemunhos de pessoas comuns que, de forma directa ou indirecta, tiveram de enfrentar a doença.

"’Mi Só’ é um grito de consciencialização e apoio àqueles e àquelas que lutam diariamente contra a depressão", avança a mesma fonte que acrescenta que tanto na música como no videoclipe, com realização de Wilsoldiers, Verónica Lii mergulha na solidão que esta doença pode infringir, com destaque para a falta de apoio e compreensão das pessoas mais próximas da vítima.

Para a cantora, é preciso falar cada vez mais sobre esta doença, uma vez que, afirmou, muitos não sabem sequer que a têm ou desvalorizam o que estão a passar enquanto outros acham que têm de a enfrentar sozinhos e fecham-se de tal forma até ser demasiado tarde.

“Temos de criar redes de apoio, conhecer as várias possibilidades de terapia (...) Há sempre uma solução", aconselha a artista.

Segundo contou Verónica Lii, esta música sensibiliza sobre a realidade da depressão e oferece uma mensagem de esperança e encorajamento, mas, acima de tudo, de incentivo para procurar ajuda, mostrando que o combate não precisa ser solitário.

“Mi Só” já se encontra disponível em todas as plataformas de ‘streaming’ a partir de hoje, e a cantora convida todos a ouvir e partilhar esta mensagem de esperança e solidariedade.

Vera Patrícia Andrade Borges Semedo, nascida a 11 de Junho de 1990, é uma cantora e compositora de ascendência cabo-verdiana, conhecida artisticamente como Verónica Lii, a viver atualmente em Cannes.

Desde a infância, refere a nota, Verónica demonstrou fascínio pela música e pela arte, influenciada pelas origens do pai, na Assomada, ilha de Santiago, e da mãe em Picos, Cabo Verde.

A música é a sua essência, e o seu sonho de se tornar cantora foi inspirado por artistas como Dexter, Lura e António Variações, entre outros.

A artista fez várias colaborações com diversos artistas, como Estrela NLS, Willy Semedo e Odah Odah e já gravou vários singles, entre os quais, "Perder Juízo", "Escolha Errada", "Bem Melhor" e Apesar de Tudo".

ET/AA

Inforpress/Fim 

Ler mais

Subscreva na nossa Newsletter

Receba as notícias mais recentes diretamente na sua caixa de entrada. Assine nossa newsletter e mantenha-se informado!"

: 0 / 280

Futebol/Campeonato CV: Morabeza “confiante” e “bem preparada fisicamente” para enfrentar equipa da Varandinha - treinador

Nova Sintra,04 Mai (Inforpress) - O treinador da equipa do Morabeza disse hoje que a sua equipa está “confiante e bem preparada fisicamente” para disputar o jogo no domingo, 05, frente à congénere Varandinha do Tarrafal de Santiago, no Estádio Aquiles D´Oliveira, na Brava.

O jogo conta para a primeira jornada Grupo B do campeonato de Cabo Verde e, em declarações à Inforpress, o técnico Nêy Lokô salientou que preparou a equipa num ritmo “bastante acelerado”, tendo em conta que a competitividade na ilha é menor, pois o campeonato regional é disputado por apenas quatro equipas.

“Já estávamos a preparar a equipa para receber o Varandinha, na semana passada, no entanto por força maior houve um adiamento e com isso constrangimento e mudança de treino. Depois voltaram a anunciar que o jogo seria na sexta-feira passada, todavia foi novamente alterada para este domingo”, concretizou o técnico.

Neste sentido, mostrou-se satisfeito com esta nova data e salientou que no domingo toda a população bravense terá disponibilidade para apoiar a equipa no Estádio Aquiles D´Oliveira, em Nova Sintra.

Ney Lokô deu conta de algumas baixas na equipa, o que não lamenta, conforme disse, pois há sectores na equipa que podem compensar alguns jogadores que estarão ausentes.

“Portanto estamos a contar com uma Morabeza forte, que tinha feito um ótimo nacional no ano passado e esse ano queremos melhorar em alguns apectos, que antes falhamos”, sublinhou.

Conforme disse, este ano, a equipa tem que pensar diferente, tendo em conta que já mostrou no ano anterior, que tem competitividade e excelentes jogadores que praticaram um futebol “vistoso”, no nacional do na anterior.

Sublinhou, que não são candidatos ao título, mas também realçou que não podem ficar aquém das expectativas e por conseguinte ficar a lamentar perdas de pontos.

O jogo está agendado para as 16:00, no Estádio Aquiles D´Oliveira, e vai ser dirigido por um trio de arbitragem do Fogo, chefiado por Henrique de Pina, que terá como assistentes Miguel Barbosa e Paulo Cardoso.

De acordo com o calendário divulgado pela FCF, no outro jogo deste Grupo B Palmeira do Sal recebe, hoje, no Estádio Marcelo Leitão, o Barreirense do Maio.

Jogos da primeira jornada:

Grupo A

Sábado, 04, 16:00: Campo de São Lourenço (Fogo): Académica – Juventude;

Domingo, 05, 16:00: Estádio Marcelo Leitão (Sal): Académico – Rosariense;

Grupo B

Sábado, 04, 16:00 – Estádio Marcelo Leitão (Sal): Palmeira – Barreirense;

Domingo, 05, 16:00 – Estádio Aquiles de Oliveira (Brava): Morabeza – Varandinha;

Grupo C

Sábado, 04, 16:00: Estádio Orlando Rodrigues (São Nicolau): Ultramarina – Sanjoanenses

Estádio da Várzea (Praia): Boavista da Praia – Derby

Composição dos grupos:

Grupos Grupo A – Rosariense (Santo Antão Norte), Académico (Sal), Académica (Fogo) e Juventude (Boa Vista);

Grupo B – Palmeira (campeão em título), Morabeza (Brava), Varandinha (Santiago Norte) e Barreirense (Maio)

Grupo C – Sanjoanenses (Santo Antão Sul), Derby (São Vicente), Boavista (Santiago Sul) e Ultramarina (São Nicolau).

DM/AA

Inforpress

Ler mais

Cheias fazem 40 mortos e 68 desaparecidos no sul do Brasil

São Paulo, 04 Mai (Inforpress) – As chuvas torrenciais que afetam o sul do Brasil estão a provocar hoje alagamentos sem precedentes em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, tendo as autoridades locais bloqueado todos os acessos ao centro histórico da cidade.

Pedindo à população que vive na região que saia para locais seguros, a prefeitura de Porto Alegre comunicou que o centro de Saúde Santa Marta, localizado no centro histórico, fechou às 11:00 (15:00 em Lisboa) devido à cheia do Guaíba, tendo móveis e equipamentos de informática sido levados do piso térreo para os andares superiores do prédio.

Outras quatro unidades de saúde da região central da cidade também foram encerradas.

A Câmara Municipal da capital regional, de 1,3 milhões de habitantes, afirmou que pelo menos 32 ruas ficaram total ou parcialmente bloqueadas devido às enchentes, incluindo a importante avenida Mauá, junto à margem do rio Guaíba.

O volume de água é tão grande que a Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura do Rio Grande do Sul deu conta que a estação hidrometeorológica instalada no Cais Mauá, em Porto Alegre, apresentou problemas na leitura durante a madrugada de hoje.

Os técnicos do Departamento de Recursos Hídricos e Saneamento estão, juntamente com a Defesa Civil, a verificar o nível da água “in loco”.

Segundo os ‘media’ locais, o rio Guaíba, que passa por Porto Alegre, apresenta uma elevação de cerca de quatro metros e meio e aproxima-se do recorde histórico registado em 1941, quando a subida da água no rio chegou aos 4,76 metros.

Imagens do centro de Porto Alegre mostram uma cidade com comércio fechado, vários centímetros de água castanha nas ruas e com os poucos transeuntes usando botas de cano alto.

A Defensoria Pública do Rio Grande do Sul confirmou na manhã de hoje 31 mortes causadas pela chuva em todo estado, 74 pessoas desaparecidas e outras milhares que foram forçadas a deixar as suas casas, sendo que 7.165 permanecem em abrigos públicos e outras 17 mil em casas de parentes ou amigos.

O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, visitou quinta-feira a região afetada com vários de seus ministros e prometeu que não faltarão recursos para atender às necessidades básicas da população.

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, garantiu, durante o encontro com o Presidente, que o foco neste momento deve ser o resgate de pessoas, algumas das quais tiveram que subir para os telhados de suas casas para ficarem em segurança.

As tempestades no sul do Brasil têm destruído estradas, pontes, provocado desabamentos e alagamentos desde a passada terça-feira. A previsão é de que os temporais vão continuar no fim de semana.

O estado mais ao sul do Brasil tem sido bastante afetado pelas mudanças climáticas. Depois de sofrer problemas com uma forte seca devido ao fenómeno La Niña, no ano passado a região passou a ser afetada pelo El Niño e registou em menos de 12 meses quatro desastres climáticos causados por ciclones extratropicais e tempestades.

Em 2023, três eventos ocorreram em junho, setembro e novembro, causando 75 mortos.

O Rio Grande do Sul, com uma população de 11 milhões de pessoas, tem sido atingido repetidamente no último ano pelo fenómeno climático El Niño, que provoca fortes chuvas no sul do país e seca na região norte e nordeste do país.

Inforpress/Lusa

Fim

Ler mais

Presidente do Supremo Tribunal de Justiça de Portugal inicia domingo visita de seis dias a Cabo Verde

Cidade da Praia, 04 Mai (Inforpress) – O presidente do Supremo Tribunal de Justiça de Portugal estará de visita oficial a Cabo Verde de 05 a 11 deste mês para um vasto programa de trabalho e de contactos com instituições e entidades ligadas à Justiça.

A visita do juiz-conselheiro Henrique Araújo a convite do seu homólogo cabo-verdiano Benfeito Ramos, de acordo com uma nota de imprensa do Supremo Tribunal de Justiça, decorre sob o signo de aprofundamento das relações de cooperação entre as duas instituições judiciais, face aos desafios colocados à justiça no actual mundo global.

Por outro lado, antecede o Fórum dos presidentes dos Supremos Tribunais de Justiça dos Países e Territórios de Língua Portuguesa.

A visita oficial inicia-se na segunda-feira, 06, com um encontro entre as duas instituições, às 10:00, no Supremo Tribunal de Justiça, visando a discussão dos referidos temas.

Segue-se depois a assinatura de um protocolo de cooperação dando corpo a um quadro regulativo para uma cooperação “expedita e eficiente” entre as partes, com especial ênfase para as vertentes do diálogo interinstitucional e do intercâmbio de experiências e documentação, sobretudo nos domínios jurisprudencial e bibliográfico.

No mesmo dia, às 15:00, o presidente do Supremo Tribunal de Justiça de Portugal realiza uma visita ao presidente da Assembleia Nacional, e às 16:00, ao primeiro-ministro.

Na terça-feira, 07, a partir das 09:00, estará a visitar a ministra da Justiça, seguido do presidente do Tribunal Constitucional, do procurador-geral da República, além de estar programado um encontro com o seu homólogo cabo-verdiano.

Do programa da visita consta ainda a realização de encontros com a comunidade jurídica nacional, com particular realce para a realização de duas conferências sobre “Direitos fundamentais - uma perspectiva global” a serem proferidas pelo visitante, respectivamente nas cidades da Praia e do Mindelo.

ET/AA

Inforpress/Fim 

Ler mais

Papa pede “reparação” pelos abusos cometidos inclusive pela Igreja

Roma, 04 Mai (Inforpress) - O Papa Francisco defendeu hoje o acto da reparação, que "contribui para a reconciliação entre os homens”, especialmente diante dos “abusos contra a dignidade da pessoa, mesmo dentro do Povo de Deus”.

“Quantas lágrimas ainda rolam nas faces de Deus, enquanto o nosso mundo experimenta tantos abusos contra a dignidade da pessoa, mesmo no seio do Povo de Deus!”, disse durante a audiência no Vaticano aos participantes na conferência “Reparação pelo Irreparável”, por ocasião do 350º aniversário das aparições de Jesus a Santa Margarida Maria em Paray-le-Monial.

Francisco explicou que “a reparação contribui para a reconciliação dos homens entre si, mas também para a reconciliação com Deus, porque o mal cometido contra o próximo é também uma ofensa a Deus” e acrescentou que a mesma também “convida a esperar que todas as feridas possam ser curadas, mesmo que sejam profundas”.

Segundo o sumo pontífice, “a reparação total parece por vezes impossível, quando os bens ou os entes queridos se perderam definitivamente ou quando certas situações se tornaram irreversíveis. Mas a intenção de reparar e de o fazer concretamente é essencial para o processo de reconciliação e para o regresso da paz no coração”.

Numa altura em que em diversos países responsáveis da Igreja Católica são investigados, e nalguns casos julgados, por abusos sexuais, Francisco sublinhou depois que “a reparação, para ser cristã, para tocar o coração da pessoa ofendida e não ser um simples ato de justiça comutativa, pressupõe duas atitudes exigentes: reconhecer a própria culpa e pedir perdão”.

“Toda a reparação, humana ou espiritual, começa com o reconhecimento do próprio pecado”, e “deste reconhecimento honesto do mal causado ao irmão, e do sentimento profundo e sincero de que o amor foi ferido, nasce o desejo de reparar”, explicou.

Ao mesmo tempo que “pede perdão”, continua o Papa, “reabre o diálogo e exprime a vontade de restabelecer o laço da caridade fraterna”.

Noutra intervenção, numa segunda audiência, desta vez aos líderes internacionais do movimento ‘Équipes Notre-Dame’, o Papa denunciou que “a família cristã” está a atravessar “uma verdadeira tempestade cultural” nestes tempos de mudança e é "ameaçada e tentada em várias frentes".

Aos membros deste movimento, que trabalham para ajudar os matrimónios em dificuldade, o Papa afirmou que “preservar o matrimónio, de facto, significa preservar toda uma família, significa salvar todas as relações que se geram no matrimónio: o amor entre os cônjuges, entre pais e filhos, entre avós e netos, significa salvar aquele testemunho de um amor possível e para sempre, no qual os jovens têm dificuldade em acreditar”.

Por esta razão, Francisco observou ser urgente “ajudar os jovens a descobrir que o matrimónio cristão é uma vocação, um chamamento específico que Deus dirige a um homem e a uma mulher para que se realizem plenamente como geradores, tornando-se pai e mãe”.

O chefe da igreja católica convidou-os também a serem “ajudantes atentos aos necessitados, aos que estão sozinhos, aos que têm problemas familiares e não sabem com quem falar porque têm vergonha ou perderam a esperança”.

Inforpress/Lusa

Fim

Ler mais

Galeria de imagens