Ver Noticias

Autárquicas´2024: Candidato do PAICV quer “quebrar o ciclo” de 27 anos de gestão do MpD em São Miguel

Porto Novo: Mercado de peixe dado pelos munícipes como “investimento perdido”

Tarrafal: “Pela via da cultura nós podemos recuperar o que já perdemos e ter um futuro melhor” – Mário Lúcio

Porto Novo acolhe formação na modalidade de voleibol de praia e de salão ministrada por técnico brasileiro

Ciclismo/Ribeira Grande: Ruben Júnior vence corrida das festas de Santa Cruz

Autárquicas´2024: Candidato do PAICV quer “quebrar o ciclo” de 27 anos de gestão do MpD em São Miguel

Calheta, São Miguel, 02 Mai (Inforpress) – O candidato do PAICV à Câmara Municipal de São Miguel, Sílvio Tavares, fixou hoje como objectivo conquistar este município santiaguense nas autárquicas deste ano para “quebrar o ciclo” de 27 anos de gestão local do MpD.

“Urge mudança em São Miguel (…). Há necessidade de uma nova visão e participação dos cidadãos, porque são quase 27 anos de governação do Movimento para a Democracia (MpD, poder)”, afirmou à Inforpress Sílvio Tavares, empresário e activista social.

Segundo o cabeça-de-lista do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV, oposição) à presidência do município de São Miguel, ele enquanto empresário, cidadão e activista social, quer ver o concelho “numa outra perspectiva, com uma visão mais alargada e com participação dos cidadãos”.

Sílvio Tavares indicou que uma das prioridades da candidatura que lidera vai passar pelo desenvolvimento económico do concelho.

Acrescentou ainda que quer conquistar a câmara de São Miguel para desenhar políticas que vão ao encontro das necessidades dos micaelenses.

Relativamente ao programa eleitoral, informou que vai ser elaborado após auscultarem a população, realçando que quer que o mesmo seja um programa de São Miguel para servir São Miguel e os seus munícipes.

“Queremos implementar uma nova dinâmica, criar um projecto que vão ao encontro das necessidades das pessoas. A ideia da nossa candidatura é servir os munícipes, porque não temos estado a ser servido como é devido. A ideia é pôr o interesse colectivo acima do interesse particular e/ou de alguns grupos”, insistiu Tavares.

Na ocasião, anunciou que Edna Suzete, professora de profissão e activista social, é a escolha do partido para a encabeçar a lista para a Assembleia Municipal (AM) de São Miguel.

A candidata, segundo Sílvio Tavares, dá garantia em todas as dimensões, sobretudo sobre qual é o papel do presidente da AM.

Em São Miguel o actual presidente da câmara, Herménio Fernandes, vai concorrer por mais um mandato na lista do MpD.

FM/CP

Inforpress/Fim

Ler mais

Porto Novo: Mercado de peixe dado pelos munícipes como “investimento perdido”

Porto Novo, 02 Mai (Inforpress) - O mercado de peixe da cidade do Porto Novo, em Santo Antão, que custou 21 mil contos, continua de portas fechadas dois anos após a inauguração e é já dado pelos porto-novenses como “um investimento perdido”.

O mercado de peixe, reivindicado insistentemente ao longos dos anos pelos operadores de pesca, designadamente pelas peixeiras, foi inaugurado em Setembro de 2022 e, passados 19 meses, o espaço continua de portas fechadas, já que as vendedeiras do pescado têm recusado ocupá-lo apesar dos apelos das autoridades.

A Inforpress abordou alguns munícipes sobre a situação do mercado e todos consideram que se está perante “um investimento perdido”, uma vez que não acreditam que as peixeiras vão ocupar espaço, a menos que sejam obrigadas pelas autoridades municipais.

“É evidente que o mercado de peixe, considerada pela câmara municipal como uma das maiores infra-estruturas económicas deste município, é um investimento perdido. Dois anos depois da sua inauguração, continua às moscas, porque as peixeiras não querem saber do mercado”, avançou um dos munícipes.

Conforme constatou a Inforpress, as vendedeiras insistem em vender o pescado nas ruas.

Algumas alegando “má localização” desta infra-estrutura que representou um investimento de 21 mil contos co-financiado pela cooperação luxemburguesa e pelo Ministério do Mar e outras apontam a necessidade do mercado ser melhor sinalizado para levar os consumidores a frequentar espaço.

Um argumento que a Câmara Municipal do Porto Novo considerou “incompreensível”, segundo o vereador que responde pelo desenvolvimento económico, Valter Silva, que lembrou, recentemente, que o mercado de peixe é uma infra-estrutura reivindicada pelas próprias peixeiras.

Segundo a edilidade, trata-se de mercado moderno, bem equipado e que dá “toda dignidade às peixeiras” que, mesmo assim, preferem continuar a exercer a sua atividade nas ruas.

As autoridades locais acreditam que os consumidores podem ajudar a persuadir as peixeiras a ocuparem o mercado, basta prescindir de comprar o pescado nas ruas.

A Associação dos Pescadores do Porto Novo tem estado a apelar às peixeiras a ocuparem o mercado, dotado de 28 bancas e de equipamentos de frio, conferindo maior dignidade à sua atividade profissional e assegurando um produto seguro aos consumidores.

JM/CP

Inforpress/Fim

Ler mais
Metereologia

VÍDEOS

Ribeira Grande: Alunos da Escola Secundária Suzete Delgado manifestam-se “contra o sistema de ensino”

Ribeira Grande, 02 Mai (Inforpress) - Mais de duas centenas de alunos da Escola Secundária Suzete Delgado, Ribeira Grande, Santo Antão, manifestaram-se hoje pelas principais artérias da cidade “contra o sistema de ensino”.

“Aprendizagem sim, saturação não, “Alunos na rua, ministro a culpa é sua”, “Amadeu Cruz, mas quem carrega a cruz somo nós, “Nós somos alunos não cobaias do Ministério da Educação, “55 avaliações por trimestre, isto é desumano, “Não as provas finais, stop, “Onde está o professor de espanhol, “Onde está o programa de TIC”, foram algumas palavras de ordem proferidas durante a manifestação.

Em declarações à imprensa, Yara Miranda, uma das organizadoras da manifestação, explicou que o Ministério da Educação tem estado a cometer “muitas injustiças” e tem “saturado” os alunos com “muitas matérias e avaliações”.

Conforme sublinhou a mesma fonte, os alunos não estão a aprender, no entanto estão constantemente a serem avaliados.

“Esta iniciativa visa mostrar ao Ministério da Educação que não estamos satisfeitos. Já os acostumamos a estarmos calados e aceitar tudo, mas não seremos mais cobaias do sistema”, concretizou.

Yara Miranda acentuou que não tem programa das disciplinas TIC, Literatura e Filosofia e ainda o Ministério da Educação quer que os estudantes façam uma prova que vale 30 por cento (%), o que, na sua opinião, pode reprová-los independentemente dos esforços feitos durante o ano lectivo.

Ao Ministério da Educação, Yara Miranda apelou a que, pelo menos, diminui a percentagem da prova e que das três avaliações deveriam ter simplesmente duas, como haviam estipulado no primeiro trimestre.

“Não somo cobaias porque tudo é experimentado na nossa geração e nem os professores estão a saber lidar com este sistema que tudo chega em cima da hora”, finalizou Yara Miranda, uma das organizadoras da manifestação.

LFS/AA

Inforpress/Fim

Ler mais

Oitava edição do festival CV Color em seis ilhas e novos talentos na música cabo-verdiana - organização

Mindelo, 02 Mai (Inforpress) – A 8ª edição do festival CV Color vai acontecer em seis ilhas do País entre os meses de Junho e Agosto e promete trazer mais inovação, valorização e descoberta de talentos da música cabo-verdiana.

De acordo com informações da organização, a DEventos, a ideia é levar esta celebração “cheia de cores, energia e muita música” às várias ilhas do arquipélago, para celebrar o evento, cuja génese e conceito foram inspirados no tradicional festival indiano Holi.

O Festival CV Color, que marca o final da estação seca e início do verão, tem conseguido, desde 2015, conquistar, segundo a mesma fonte, “um espaço único na agenda cultural nacional e um público fiel”.

Sendo assim, o périplo começa pela ilha de Santo Antão, que a 15 de Junho recebe a primeira actividade, no concelho do Paul. De seguida é a vez da Cidade da Praia (Santiago), e Santa Maria, na ilha do Sal, onde o festival decorre no mesmo dia 13 de Julho. Também em Julho, a ilha de São Vicente tem a sua edição de CV Color marcada para o dia 27 deste mês. Para o mês de Agosto, a programação contempla Tarrafal, São Nicolau, e Sal-Rei, Boa Vista, no mesmo dia 03 do referido mês.

E em todas estas paragens, a empresa organizadora, a DEventos promete trazer mais inovação, valorização e descoberta de talentos da música cabo-verdiana e ainda reforçar as parcerias locais, sem esquecer a aposta nas práticas de responsabilidade social e ambiental.

LN/ZS

Inforpress/Fim

Ler mais

Subscreva na nossa Newsletter

Receba as notícias mais recentes diretamente na sua caixa de entrada. Assine nossa newsletter e mantenha-se informado!"

: 0 / 280

Porto Novo acolhe formação na modalidade de voleibol de praia e de salão ministrada por técnico brasileiro

Porto Novo, 02 Mai (Inforpress) – O município do Porto Novo recebe a partir de sexta-feira, 03, e durante três dias, uma acção de “capacitação de excelência” em voleibol de praia e de salão para clubes, treinadores, atletas e professores de Educação Física.

A formação é promovida pela Federação Cabo-verdiana de Voleibol e vai ser ministrada pelo técnico de elite da Federação Internacional de Voleibol (FIVB) Márcio Araújo, de nacionalidade brasileira, que se encontra em Cabo Verde no âmbito de uma missão que visa dinamizar este desporto no país.

A vinda deste técnico brasileiro a Cabo Verde insere-se no âmbito de um protocolo de cooperação existente entre a Federação Cabo-verdiana de Voleibol e FIVB.

O especialista e antigo internacional brasileiro, medalha de prata nos jogos Olímpicos de Pequim de 2008, chegou a Cabo Verde em Fevereiro e a missão é de um ano.

JM/AA

Inforpress/Fim

Ler mais

São Filipe: Areia colocada para as cavalhadas recolhidas cerca de três horas após o término da actividade

São Filipe, 02 Mai (Inforpress) – A areia que habitualmente é colocada no Largo de Alto de São Pedro para as cavalhadas foi recolhida cerca de três horas depois do término das cavalhadas, com a passagem da bandeira.

À semelhança do ano passado, dezenas de pessoas procederam à recolha de várias toneladas de areia colocadas no largo, numa extensão de aproximadamente 200 metros de comprimento, para venda ou para ser utilizada na própria construção.

A escassez de inertes para construção civil está na base da atitude das pessoas, já que noutros tempos a areia colocada no referido espaço permanecia por semanas até que a câmara, entidade responsável pela sua colocação, mandasse fazer a recolha e limpeza do largo.

Neste momento está autorizada a apanha de areia na praia de Fonte Bila pelas autoridades marítimas, mas de forma limitada, daí que as pessoas aproveitaram o material colocado em Alto São Pedro para fazer negócios.

Na madrugada de hoje caiu o pano sobre a edição 2024 das festas do Dia do Município e da Bandeira de São Filipe, por volta das 04:00, mas ao amanhecer a equipa de saneamento, que foi reforçada durante o período festivo, estava em plena faina a remover toneladas de resíduos sólidos urbanos, sobretudo copos descartáveis, garrafas de plásticos e outros tipos de lixo.

A equipa atacou em primeiro lugar as imediações da Praça do Presídio, palco principal das actividades culturais, Casa das Bandeiras, onde foi servido o almoço de 01 de Maio, e o Largo de Alto São Pedro, palco das cavalhadas e passagem das pessoas que se deslocaram para o Presídio.

JR/AA

Inforpress/Fim

Ler mais

Polícia Judiciária vai aumentar espaço físico para armazenamento de bens confiscados e apreendidos

Cidade da Praia, 02 Mai (Inforpress) - A Polícia Judiciária (PJ) vai aumentar o seu espaço físico de armazenamento de bens confiscados e apreendidos após a assinatura de um Auto de Afectação com o Ministério das Finanças para a disponibilização de terreno e prédio urbano.

O acto, rubricado entre o director nacional da PJ, Manuel António da Lomba, e o director-geral da Direcção do Património e de Contratação Pública, Francisco Moreira, segundo anuncia PJ na sua página na rede social Facebook, centra-se na manifestação do seu interesse junto da Direção-Geral do Património e de Contratação Pública (DGPC) em encontrar um espaço físico para o armazenamento dos motociclos, veículos automóveis e outros bens móveis confiscados e aprendidos no âmbito dos processos penais.

A PJ justifica ainda o acordo entre as duas instituições com o estado de lotação da sua sede, na Achada Grande, devido ao aumento de apreensões.

“Esta realidade faz com que os bens móveis apreendidos pela PJ, ficam confiscados pelo tribunal e sujeitos a deterioração ou depreciação e sendo a obrigação do Estado garantir a integridade física dos motociclos, veículos automóveis e outros bens móveis confiscados, enquanto decorre a tramitação do processo penal”, lê-se nos objectivo do Auto de Afectação rubricado entre as partes.

PC/AA

Inforpress/Fim

Ler mais

Recorde de 700 migrantes ilegais chegam ao Reino Unido num só dia

Londres, 02 Mai (Inforpress) - Mais de 700 migrantes chegaram ao Reino Unido na quarta-feira após atravessarem o Canal da Mancha em pequenas embarcações, um recorde neste ano, quando o Governo britânico quer acabar com estas travessias.

De acordo com os dados do Ministério do Interior publicados na quinta-feira, 711 migrantes em 14 embarcações atravessaram o braço de mar que separa a Grã-Bretanha da Europa continental na véspera.

O anterior recorde de 2024, a 14 de Abril, registou 534 pessoas a fazer a perigosa travessia num dia.

Isto sem contar com 66 migrantes, incluindo mulheres e crianças, que foram resgatados na quarta-feira ao largo de Dieppe, em França, quando o seu barco estava em dificuldades. Segundo as autoridades francesas, os migrantes foram levados de volta para Dieppe.

A poucos meses das eleições legislativas, o governo conservador do Reino Unido considera prioritário pôr termo à travessia do Canal da Mancha pelos imigrantes.

Uma lei controversa, aprovada a 23 de Abril, visa a deportação de milhares de imigrantes para o Ruanda até ao final do ano. Os seus pedidos de asilo seriam analisados no Ruanda, sem opção de regresso ao Reino Unido, independentemente do resultado.

Para preparar as deportações, que deverão começar dentro de 9 a 11 semanas, foram efectuadas esta semana várias operações em todo o país para deter um número indeterminado de imigrantes ilegais.

O Ministério do Interior publicou fotografias que mostram homens a serem algemados e escoltados em carrinhas de rede metálica.

O Governo insiste que a lei terá um efeito dissuasor.

As travessias do Canal da Mancha bateram um recorde histórico nos primeiros quatro meses de 2024, com mais de 8.000 migrantes a chegarem às costas inglesas, a maioria proveniente do Afeganistão, Irão e Turquia.

Inforpress/Lusa

Fim

Ler mais

Galeria de imagens