Portugal: Integração dos cabo-verdianos no Algarve é enaltecido no 30º Encontro dos Cabo-verdianos e Seus Amigos

02/05/24 09:30

Lisboa, 02 Mai (Inforpress) – A boa integração dos cabo-verdianos e seus descendentes no Algarve, particularmente na cidade de Loulé, foi enaltecida pelos presentes durante o 30º Encontro dos Cabo-verdianos e Seus Amigos, que aconteceu esta quarta-feira, 01 de Maio.

No encontro que acontece anualmente na cidade de Loulé, organizado pelos cabo-verdianos da Associação Esperança e Paz, reúne pessoas de Cabo Verde naquela região do Algarve e arredores, mas também de outras nacionalidades, como portugueses e dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP).

Em declarações à Inforpress, Evandro de Carvalho, residente em Quarteira e que chegou ao Algarve há largos anos para trabalhar, acabando por ficar e construir família, destacou a importância do encontro como um momento de união entre cabo-verdianos e outros povos

“É um momento em que participamos na missa, mas acima de tudo é um momento de convívio para pormos a conversa em dia, partilhar os nossos sentimentos”, enfatizou.

Por sua vez, Arlete Nascimento, natural de São Tomé e Príncipe e membro destacado da comunidade cabo-verdiana, expressou sua admiração pela festa e sua atmosfera acolhedora.

“É uma festa muito positiva e acho que os outros povos deveriam copiar. (...) O povo cabo-verdiano e africano, no geral, são acolhedores e alegres, por isso, onde estiver um africano, há sempre alegria, simplicidade e diversão”, considerou.

A integração bem-sucedida da comunidade cabo-verdiana em Loulé também é destacada por Filomena Semedo, natural de São Lourenço dos Órgãos, que chegou à região em 1980 e agora tem 59 anos e faz parte da Associação Esperança e Paz.

“A comunidade cabo-verdiana é sempre bem-recebida, porque temos uma grande influência e nós mesmos tentamos estar atentos a outros que chegam (…). Aos que estão a chegar agora, digo para serem humildes e ter vontade de trabalhar, porque nós que chegamos primeiro, já abrimos as portas”, sustentou.

O Encontro de Cabo-verdianos e Seus Amigos é um momento de reunião e convívio entre os migrantes e residentes em Loulé e outras cidades de Algarve, que inicia sempre com uma missa no Santuário da Nossa Senhora da Piedade, seguido de um almoço convívio, no Salão de Festas de Loulé, onde não falta a gastronomia cabo-verdiana, como a cachupa ou os doces caseiros.

Desde 1994, a comunidade cabo-verdiana, uma das mais numerosas e dinâmicas do município de Loulé, realiza esta festa denominada de Encontro dos Cabo-verdianos e Seus Amigos, em estreita colaboração com a Igreja Católica e com o apoio da Câmara Municipal de Loulé.

DR/ZS

Inforpress/Fim

Notícias Recentes


16/05/24 23:37
17/05/24 02:27
16/05/24 21:46
16/05/24 21:36
16/05/24 21:07