Ver Noticias

Paris’2024: Team Cabo Verde já arrancou estágio na Cidade da Praia para Jogos Olímpicos

Autárquicas´2024/Santa Catarina: Candidato do MpD quer fazer a diferença na governação municipal

Frei William Monteiro é o primeiro Capuchinho natural de São Vicente ordenado a padre

Maio: Período de nidificação das tartarugas arranca com registos de apanha apesar da prática ser ilegal

Boa Vista: Ministros Fernando Elísio Freire e Carlos Santos assinalam o arranque das actividades do Fundo MAIS

Autárquicas´2024/Santa Catarina: Candidato do MpD quer fazer a diferença na governação municipal

Assomada, 06 Jul (Inforpress) – O candidato do MpD à Câmara Municipal de Santa Catarina disse hoje que quer fazer a diferença a nível do poder local e, para isso, comprometeu-se em governar para as pessoas e aproximá-lo de quem dele beneficia.

“Caso vencermos as eleições queremos fazer a diferença em termos da governação municipal, com enfoque na proximidade com munícipes, com serviço público próximo das pessoas, disponibilidade para trabalhar para a população e dar mais oportunidade às classes mais desfavorecidas e a juventude”, disse Jacinto Horta aos jornalistas, em Assomada, à margem do encontro alargado do sistema MpD de Santa Catarina (Santiago).

Prometeu ainda, caso sua lista for vencedora, continuar a trabalhar para promover o desenvolvimento de Santa Catarina com foco na criação de emprego e de rendimento, e ainda dar seguimento ao projecto autárquico, iniciado em 2016, do ex-autarca José Alves Fernandes, falecido a 24 de Dezembro de 2020, que integrou.

É que, segundo ele, o referido projecto, que considerou “ambicioso” que não se implementa em um, dois ou três mandatos teve resultados e transformou Santa Catarina.

Daí, a razão que o leva a dar seguimento ao mesmo, não obstante ter um projecto autárquico próprio para as eleições autárquicas deste ano, que quer contar com envolvimento de toda família do sistema do Movimento para a Democracia (MpD – poder) para poder consolidar a almejada “grande vitória”.

“Temos um projecto autárquico que vai reflectir aquilo que é a real situação de Santa Catarina, porque conhecemos o município bem, sabemos o que devemos e deve ser feito para que o concelho continue a crescer. Portanto, o nosso objectivo é trabalhar para elevar Santa Catarina para um patamar que todos queremos”, reforçou o professor de carreira.

A lista não está fechada, mas foi hoje anunciado no referido encontro que Jacinto Horta, vai fazer a dupla com a actual deputada Isa Miranda, que vai encabeçar a lista para a Assembleia Municipal de Santa Catarina.

A lista é aberta à sociedade civil e a todos os filhos de Santa Catarina que tem amor a este concelho que tem o sector primário como principal actividade económica, segundo o político de 47 anos, que deixou o pelouro da Economia Local na edilidade santa-catarinense, com o argumento de que vai dedicar exclusivamente à candidatura.

Questionado sobre o porquê de ter aceitado este desafio, visto que fazia parte da equipa camarária liderada desde 2020 por Jassira Monteiro, após a morte de José Alves Fernandes, respondeu nesses termos: “Aceitei com sentido de responsabilidade e também de pertença ao partido que faço parte, ou seja, para servir o partido e Santa Catarina. Respondi de bom grado àquilo que foi o chamamento do partido, dos militantes e dos munícipes de Santa Catarina”.

Em Santa Catarina também já é conhecida a candidatura do professor universitário Aquilino Varela, que vai encabeçar a lista do movimento independente “Iniciativa Cidadã”, do actual deputado nacional Armindo Freitas, para o Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV – oposição), do jurista Félix Cardoso, também como independente, estes dois últimos concorrem pela segunda vez.

E ainda da engenheira agrónoma Adalgisa da Veiga Monteiro, que vai liderar a lista da União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID – oposição).

FM/JMV

Inforpress/Fim

Ler mais

Porto Novo/Alto Mira: Agricultores desejam construção de entreposto agrícola para poderem conquistar mercado

Porto Novo, 05 Jul (Inforpress) – Os agricultores do vale de Alto Mira, no concelho do Porto Novo, em Santo Antão, apontaram hoje a instalação de um entreposto agrícola nessa localidade como um dos principais desejos da classe.

À semelhança dos vales da Ribeira da Cruz e do Tarrafal de Monte Trigo, que já dispõem de entreposto agrícola, os agricultores de Alto Mira querem também um entreposto agrícola para esse vale, uma infra-estrutura que acrescenta valor aos produtos, permitindo a conquista do mercado.

O representante dos agricultores, Idarlino Fortes disse à Inforpress que os lavadores locais têm estado, há já algum tempo, a pedir a instalação de um entreposto agrícola em Alto Mira para o tratamento, embalagem e comercialização dos excedentes.

Explicou que, devido às pragas, designadamente, à praga dos milpés, os agricultores em Alto Mira têm enfrentado muitas dificuldades para colocarem os seus produtos no mercado, razão pela qual a instalação de um entreposto agrícola valorizaria os produtos e facilitaria o acesso dos excedentes ao mercado.

Para já, tem-se falado na criação de uma cooperativa agrícola em Alto Mira, segundo a mesma fonte.

Porto Novo já dispõe de dois entrepostos agrícolas, localizados na Ribeira da Cruz e no Tarrafal de Monte Trigo, podendo contar, dentro de pouco tempo, com um novo centro de expurgo que está a ser construído nas instalações portuárias.

As obras do novo centro de expurgo começaram em Novembro de 2023 e têm um prazo de execução de nove meses.

JM/HF

Inforpress/Fim   

Ler mais
Metereologia

Vídeos

Frei William Monteiro é o primeiro Capuchinho natural de São Vicente ordenado a padre

Mindelo, 06 Jul (Inforpress) – O frei William Manuel Monteiro vai ser o primeiro Capuchinho natural de São Vicente a aceder a ordenação sacerdotal, numa cerimónia que acontece no domingo, 07, na Escola Salesiana de Artes e Ofícios do Mindelo.

O jovem de 30 anos de idade, conforme informações do superior dos Capuchinhos, frei Gilson Frede, entrou para o aspirantado, na Ordem dos Frades Menores Capuchinhos de Cabo Verde, em São Vicente, e durante todo este tempo fez um percurso de formação que passou pela cidade da Praia, ilha Brava e depois Itália.

Neste país estrangeiro, foi o 04 de Novembro de 2023 ordenado a diácono, em Milão, e se formou em Teologia, em Veneza, em Maio deste ano.

Toda uma bagagem que o permitirá, de acordo  com as palavras à Inforpress do frei Gilson Frede, ser um “símbolo de esperança nestes tempos complexos e conturbados”.

“Esperança e que ele seja uma luz, um testemunho do serviço de Jesus Cristo no meio dos homens e das mulheres do nosso tempo, que precisam de um sinal, de uma luz e de um ponto de referência”, sublinhou a mesma fonte, almejando que a juventude do candidato a padre signifique “gratidão, entrega” e se converta em “dedicação e serviço”.

A celebração eucarística e o rito da ordenação serão presididos pelo bispo da Diocese do Mindelo, Dom Ildo Fortes, e contarão com a participação de “numerosos padres” nacionais e vindos do estrangeiro.

LN/JMV

Inforpress/Fim

Ler mais

SCM vai inovar-se com a criação do gabinete jurídico, portal software e implementação do conselho consultivo

Cidade da Praia, 06 Jul. (Inforpress) - A Sociedade Cabo-verdiana de Música (SCM) vai, ainda no decurso deste ano, inovar-se com a criação do seu gabinete jurídico, com o lançamento de um portal do sistema de software e implementação do seu conselho consultivo.

O gabinete jurídico, segundo a direcção da SCM, vai apoiar os sócios na resolução de eventuais conflitos relacionados com às suas obras, quer a nível interno como nas relações com o exterior, o portal vai permitir aos associados usufruírem de todas as informações necessárias sobre os seus trabalhos, sendo que o conselho consultivo é referenciado como fundamental para apoiar a direcção nas suas actividades.

Estas decisões saídas da Assembleia-geral ordinária referente ao ano de 2024, que decorre em formato híbrido e presencial na sua seda, cidade da Praia, foram reveladas em conferência de imprensa pelo presidente da mesa da Assembleia-geral, Homero Fonseca e presidente da direcção da SCM, Daniel “Nhelas” Spencer.

Fonseca recordou que a SCM vem fazendo a sua assembleia-geral com regularidade e que na maior parte das vezes tem a função de ajudar a direcção na operacionalização do funcionamento da sociedade que, atestou, “funciona bem, com a qualidade do trabalho reconhecido por todos os associados”.

Os associados já aprovaram por unanimidade os documentos submetidos até ao momento, designadamente a acta da última assembleia-geral, realizada em Outubro para empossamentos dos órgãos eleitos nessa altura, o relatório de gestão e contas referente a 2023, bem como o Relatório Anual sobre Transparência de 2023.

Instado pela imprensa, Daniel Spencer disse que a SCM está em discussão com o Governo para a retoma da transferência da taxa de compensações, indispensável para funcionamento da sociedade, e que actualmente se encontra suspenso, pelo que vai ser abordado na assembleia-geral ainda esta tarde.

“Tudo leva a crer que proximamente esta suspensão da transparência chegue ao fim. A transferência da cópia privada vai ser feita, de acordo com a lei”, disse Daniel Spencer, que admite alguma dificuldade da SCM no seu funcionamento, desde que a taxa de compensação foi suspensa.   

A assembleia-geral prossegue, estando prevista para o período da tarde a discussão e aprovação do Programa de Actividades e Orçamento para 2024, discussão e tomada de decisões sobre assuntos relevantes

SR/JMV

Inforpress/Fim

Ler mais

Subscreva na nossa Newsletter

Receba as notícias mais recentes diretamente na sua caixa de entrada. Assine nossa newsletter e mantenha-se informado!"

: 0 / 280

Paris’2024: Team Cabo Verde já arrancou estágio na Cidade da Praia para Jogos Olímpicos

Cidade da Praia, 06 Jul. (Inforpress) - O pré-estágio de preparação do Team Cabo Verde para Jogos Olímpicos Paris’2024 arrancou hoje na Cidade da Praia com cinco dos sete atletas qualificados, bem como treinadores, staff médico, responsáveis de media e os delegados do COC.

Segundo informações avançadas pelo Comité Olímpico Cabo-verdiano (COC), o primeiro dia foi de informações gerais sobre os jogos e a logística, sendo que no final do dia os atletas fizeram a sessão de fotos com os equipamentos oficiais.

O atleta Samuel Freire, que realiza treino de altitude no Quénia e Jayla Pina, nadadora, não vieram ao país, uma vez que vão fazer estágio no estrangeiro.

De resto os pugilistas Nancy Moreira e David Pina, o esgrimista Victor Alvares, a judoca Djamila Correia e Silva e o nadador José Tati já se encontram na capital cabo-verdiana para este estágio, sendo que de 11 a 23 de Julho realizarão a segunda fase já em Parthenay-Gatine (França), município que funciona como a casa da delegação cabo-verdiana aos Jogos Olímpicos de Paris 2024.

Deste município, o “Team Cabo Verde” vai directamente a Paris a 23 do corrente para se concentrar nos Jogos Olímpicos de Paris que se realizam de 26 de Julho a 11 de Agosto, onde está assegurada a participação de 10.500 atletas, em representação de 206 Comités Olímpicos Nacionais a competirem em 28 desportos olímpicos.

A comitiva cabo-verdiana tem como Chefe de Missão, Léo Moreau.

SR/JMV

Inforpress/Fim

Ler mais

Porto Novo: Loja Social tem dado um grande contributo na solução dos problemas de muitas pessoas – Autarquia  

Porto Novo, 06 Jul (Inforpress) – A edilidade porto-novense destacou hoje o “grande contributo” da loja social do município do Porto Novo, em Santo Antão, na resolução dos “problemas pontuais” de muitas famílias vulneráveis.

Através de uma nota, a câmara do Porto Novo informou que a loja social acabou de receber mais um donativo em géneros alimentícios e outros produtos, desta feita dos profissionais do Centro de Saúde de Fonte de Inês, em São Vicente, que reforça a capacidade deste espaço social no apoio às famílias pobres no concelho.

“Agradecemos por mais este gesto nobre desses profissionais pois, a cada vez que a loja social é contemplada com um donativo, as famílias que mais necessitam vêm também um problema solucionado”, notou a autarquia, realçando que esta loja tem dado “um grande contributo na solução de problemas pontuais de muitas pessoas”.

Através da loja social, mais de uma centena de famílias necessitadas recebem, periodicamente, uma cesta básica.

Um dos grandes desafios da Câmara Municipal do Porto Novo, segundo a mesma fonte, é a mobilização de parcerias “para dar resposta às necessidades” deste concelho, onde mais de metade da população enfrenta o problema da pobreza.

JM/JMV

Inforpress/Fim 

Ler mais

Fogo: Projecto Vitó promove campanha na praia de Fonte Bila para retirar resíduos deixados pelos festejos dos santos populares

São Filipe, 05 Jul (Inforpress) – A Associação Projecto Vitó, uma organização não-governamental (ONG) ambiental, promove sábado, 06 de Julho, uma campanha de limpeza da praia de Fonte Bila para retirar resíduos deixados pelos festejos dos santos populares.

Esta segunda campanha de limpeza dessa praia balnear e de desova de tartarugas marinhas, no espaço de menos de dois meses, visa recolher os resíduos sólidos deixados durante as festividades do São João e São Pedro em que vários grupos de bandeiras deslocam-se àquela praia na antevéspera arrastando centenas de pessoas.

Como é tradição as pessoas pernoitam na praia e acendem fogueiras utilizando pneus velhos que são deixados depois juntamente com vários outros tipos de lixos como copos descartáveis, garrafas e latas.

A Associação Projecto Vitó, na qualidade de ONG ambiental cujo principal objectivo é a protecção dos recursos naturais e biodiversidade nas ilhas do Fogo e da Brava e na Reserva Integral dos Ilhéus do Rombo, destaca na sua página que o seu desejo é “revitalizar o belo cenário natural que é a praia de Fonte Bila que tem sofrido o impacto dos resíduos deixados durante as festividades dos santos populares”.

A campanha que inicia por volta das 6:00 de sábado, 06 de Julho, está alinhada com o projecto Destino Fogo, nomeadamente “kamin di aventura” (caminho da aventura), co-financiado pela União Europeia e coordenado pela ONG Cospe, que visa promover o turismo sustentável em áreas protegidas, gerando renda e crescimento socioeconómico para as comunidades locais.

O vereador da Câmara Municipal de São Filipe, responsável pelo pelouro do ambiente e saneamento do meio, João José Canuto, reconhece que a situação deixada após as festividades dos santos populares é "crítica", avançado que a câmara municipal, no futuro, vai tentar junto das lideranças das bandeiras encontrar formas da limpeza da praia pelos próprios festivaleiros.

“Supostamente deviam deixar a praia limpa, mas é difícil” admite João José Canuto, sublinhando que o pessoal da câmara municipal vai estar envolvida na campanha e que, dependendo da quantidade de lixo recolhido, a câmara vai disponibilizar viaturas para o seu transporte para o aterro controlado.

JR/HF

Inforpress/Fim

Ler mais

Novo PM britânico anuncia abandono da política de deportação para o Ruanda

Londres, 06 Jul (Inforpress) - O primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, disse hoje que vai abandonar a controversa política conservadora de deportação de requerentes de asilo para o Ruanda, considerando que a medida nunca teve resultados, apesar do dinheiro investido.

"O projeto do Ruanda estava morto e enterrado antes de começar", disse o novo primeiro-ministro em conferência de imprensa, após a primeira reunião do seu Governo, acrescentando: "Nunca funcionou como um fator de dissuasão. Quase o contrário".

A medida foi um dos primeiros atos de Starmer no cargo, embora fosse amplamente esperada. Durante a campanha eleitoral, o líder trabalhista tinha dito que iria abandonar o plano que custou centenas de milhões de dólares, mas que nunca chegou a ser implementado.

Starmer fez o anúncio depois de realizar a sua primeira reunião do gabinete no número 10 de Downing Street, na sequência da vitória clara do Partido Trabalhista, que derrubou 14 anos de Governo conservador.

O plano para o Ruanda foi uma das medidas do ex-primeiro-ministro conservador Rishi Sunak para tentar impedir que os imigrantes tentassem entrar no Reino Unido através do Canal da Mancha.

Contudo, o plano foi confrontado com questões de direitos humanos e nunca conseguiu deportar uma única pessoa, apesar de terem sido desembolsadas centenas de milhões de libras num pacto com a nação da África Oriental.

No entanto, o cancelamento da política de deportação para o Ruanda já mereceu críticas de Suella Braverman, uma conservadora da linha dura do partido e possível candidata a substituir Rishi Sunak como líder do partido.

"Anos de trabalho árduo, atos do Parlamento, milhões de libras gastas num esquema que, se tivesse sido implementado corretamente, teria funcionado", disse hoje, continuando: "Há grandes problemas no horizonte que, receio, serão causados por Keir Starmer".

Sobre a primeira reunião do seu Governo, depois de ter sido investido no cargo na sexta-feira pelo Rei Carlos III, Starmer admitiu ter "muito trabalho pela frente".

Entre uma série de problemas que enfrentam, estão a dinamização de uma economia lenta, a correção de um sistema de saúde falido e o restabelecimento da confiança no Governo.

O primeiro-ministro terá uma agenda preenchida após a campanha de seis semanas que atravessou as quatro nações do Reino Unido. Keir Starmer irá a Washington na próxima semana para uma reunião da NATO e será o anfitrião da cimeira da Comunidade Política Europeia a 18 de julho, um dia depois da abertura do parlamento e do discurso do Rei, que estabelece a agenda do novo Governo.

Starmer já destacou vários dos grandes temas, tais como a correção do Serviço Nacional de Saúde e a segurança das fronteiras britânicas, uma referência a um problema global mais vasto em toda a Europa e nos Estados Unidos de absorção do afluxo de migrantes que fogem da guerra e da pobreza, bem como da seca, ondas de calor e inundações atribuídas às alterações climáticas.

Inforpress/Lusa/Fim

Ler mais

Galeria de imagens