Porto Novo: Delegado do Ministério da Educação enaltece “papel social” da Escola Secundária Progresso na formação dos jovens

06-07-2024 15:03

Porto Novo, 06 Jul (Inforpress) – O delegado do Ministério da Educação no município do Porto Novo, em Santo Antão, Leonildo Oliveira, enalteceu sexta-feira à noite "o papel social” da Escola Secundária Progresso na formação dos jovens porto-novenses.

Leonildo Oliveira, que falava na cerimónia de imposição de fitas a cerca de três dezenas de finalistas do décimo segundo ano, ressaltou o facto de esta escola secundária privada, com sede na cidade do Porto Novo, praticar propinas sociais, facilitando o acesso dos jovens ao ensino secundário.

Trata-se de jovens que, por alguma circunstância ficaram fora do sistema de ensino público, têm encontrado na Escola Secundária Progresso uma via de concluir os estudos secundários e melhorar as suas condições de vida.

Em comparação com outras escolas secundárias privadas em Cabo Verde, a Escola Progresso pratica propinas sociais, contando com a “colaboração muito produtiva” do Ministério da Educação.

Em termos de organização, a Escola Secundária Progresso funciona “na mais perfeita legalidade”, disse este responsável, referindo-se a inspecções levadas a cabo pelo próprio Ministério da Educação, através das suas estruturas competentes.

“Estamos perante uma escola que funciona muito bem”, sublinhou o delegado do Ministério da Educação.

O presidente da câmara do Porto Novo disse, por sua vez, que a Escola Secundária Progresso “orgulha pelo seu percurso”, tratando-se de uma escola secundária privada que não se preocupa com lucros, sendo a sua maior preocupação a formação de jovens.

Segundo o edil, a autarquia que dirige tem sido uma parceira da Escola Secundária Progresso, existindo entre estas instituições um protocolo de colaboração, no âmbito do qual a câmara municipal tem contribuído para o funcionamento deste estabelecimento de ensino.

Aníbal Fonseca disse que a educação tem sido “uma grande aposta” da sua edilidade, que gere 19 dos 24 jardins infantis existentes no município do Porto Novo, incidindo ainda a sua actuação na reabilitação de infra-estruturas escolares, no transporte escolar e em apoios aos estudantes oriundas de famílias de fracos recursos.

A nível do transporte escolar e de apoios a estudantes universitários, a câmara municipal disponibiliza mensalmente cerca de 1.300 contos, segundo o autarca, que destaca ainda as parcerias com as escolas técnico-profissionais.

O director da Escola Secundária Progresso, Elísio Rocha, reconheceu que o sucesso desta escola se deve ao “empenho” dos seus parceiros e dos seus profissionais.

A Escola Progresso tem estado também a apostar na formação dos jovens a nível da dança, graças à parceria com o Ministério da Cultura e Indústrias Criativas, através do programa Bolsa de Acesso à Cultura.

JM/JMV

Inforpress/Fim

Notícias Recentes


05-10-2024 7:42
04-10-2024 21:57
04-10-2024 21:47
05-10-2024 1:31
04-10-2024 21:24