Santa Catarina: Cardeal vê a Casa Museu e Fundação como símbolo de valorização da educação e união familiar

04-10-2024 21:24

Assomada, 04 Out (Inforpress) – Dom Arlindo Furtado considerou hoje que a Casa Museu e Fundação que leva o seu nome, localizada em Figueira das Naus, no município de Santa Catarina de Santiago, é um símbolo da valorização da educação e da união familiar.

O cardeal fez estas declarações à imprensa, no acto da inauguração da Casa Museu e a apresentação pública da Fundação, e destacou a importância do novo espaço como promotor da educação e da formação, mas também a representatividade de um símbolo de união familiar.

O evento ocorreu como parte das comemorações do 75º aniversário de Dom Arlindo, que nasceu na localidade, e que segundo o homenageado, “a iniciativa é um reflexo dos valores familiares e uma forma de preservar a memória e os ideais da família, especialmente para os parentes que residem fora do país”.

“A criação da Casa Museu e da Fundação pode, no futuro, ser um elo que continue a unir a família e a comunidade”, sublinhou o cardeal.

Ao falar sobre seu futuro no papel de liderança da Diocese de Santiago, Dom Arlindo mencionou que já apresentou uma carta ao Papa expressando sua intenção de se desvincular das funções activas.

“Com 75 anos, é necessário dar lugar a novos líderes, com novas energias, para conduzir a Diocese rumo ao Ano Jubilar de 2033”, afirmou, mostrando abertura para continuar a colaborar com as paróquias, mesmo após a sua saída.

A Fundação pretende ser um espaço de debate e formação, enquanto a Casa Museu se destina a ser um ponto de visita e encontro para a comunidade e turistas.

A sobrinha do Cardeal e presidente da Fundação, Águeda Furtado, explicou que o projecto surgiu como um tributo ao seu tio, reunindo a família para perpetuar seu legado.

Segundo ela, a Casa Museu já conta com três salas temáticas que exploram a trajectória pessoal e eclesiástica do cardeal, além de destacar elementos culturais da região.

A iniciativa também visa desenvolver um projecto de "Aldeia Turística" para atrair visitantes e revitalizar a comunidade.

“Queremos que Figueira das Naus se torne um ponto de paragem e não apenas uma passagem para o Tarrafal”, destacou Águeda Furtado.

Auxília Borges, presidente da associação local, também expressou entusiasmo, considerando o projecto como uma oportunidade para impulsionar a autoestima e o desenvolvimento da comunidade.

“Este projecto é um exemplo de como a valorização das nossas raízes pode criar novas oportunidades para a localidade”, disse.

Com este empreendimento, a Fundação e a Casa Museu não só honram o legado do cardeal, como também representam um espaço de preservação cultural e de fortalecimento comunitário para as futuras gerações.

O evento contou com a presença do Presidente da República de Cabo Verde, José Maria Neves, do presidente da Assembleia Nacional, Austelino Correia, das ministras da Saúde e das Infra-estruturas, Ordenamento do Território e Habitação, Filomena Gonçalves e Eunice Silva, respectivamente, entre outras entidades.

MC/JMV

Inforpress/Fim

Notícias Recentes


04-10-2024 21:57
04-10-2024 21:47
04-10-2024 21:24
04-10-2024 20:38
04-10-2024 20:28