Ver Noticias

Cabo Verde e Portugal preparam a próxima cimeira bilateral prevista para Outono – governante português

Desabamento de autoestrada no sul da China causa pelos menos 48 mortos

Antestreia do filme Pirinha acontece no dia 11 de Maio na Praia

Pelo menos 188 mortos no Quénia desde Março devido às cheias

Portugal: Integração dos cabo-verdianos no Algarve é enaltecido no 30º Encontro dos Cabo-verdianos e Seus Amigos

Santo Antão: PAICV entrega na procuradoria denúncias de práticas de corrupção na câmara do Porto Novo

Porto Novo, 01 Mai (Inforpress) – A presidente da Comissão Política Regional do PAICV em Santo Antão entrega esta quinta-feira à procuradoria da Comarca Judicial do Porto Novo a denúncia de "práticas de crimes" na Câmara Municipal do Porto Novo.

De acordo com Elisa Pinheiro, o PAICV vai entregar documentos que denunciam supostas práticas de crimes na Câmara Municipal do Porto Novo, praticados pela vereadora Maísa Pinto e vai ainda apresentar “novas provas sobre outros actos de corrupção praticados pelo próprio presidente da câmara municipal”.

No dia 12 de Abril, a presidente da Comissão Política Regional do PAICV em Santo Antão denunciou à imprensa o que considera um “esquema de corrupção” na Câmara Municipal do Porto Novo, envolvendo a vereadora Maísa Pinto e outras autarcas.

A líder do PAICV informou que o PAICV está na posse de “provas” que implicam a vereadora Maísa Pinto, e “outros dirigentes” da câmara do Porto Novo, “especialmente o presidente” Aníbal Fonseca, num “esquema de corrupção” na autarquia.

JM/JMV
Inforpress/Fim 

Ler mais

1.º de Maio: PR exorta parceiros sociais a estabelecerem um pacto visando o crescimento e emprego no país

Cidade da Praia, 01 Mai (Inforpress) - O Presidente da República (PR), José Maria Neves, exortou hoje os parceiros sociais a estabelecerem um pacto através de um “diálogo produtivo” visando o crescimento, o emprego e melhorar os índices de desenvolvimento do país.

Só com mais produtividade, mais competitividade e mais crescimento poderemos gerar mais empregos, aumentar os salários e garantir mais rendimentos aos trabalhadores cabo-verdianos”, considerou, destacando a importância da disponibilidade de todos para esse “diálogo construtivo” no sentido de se construir os “consensos necessários”.

José Maria Neves falava a prepósito do Dia do Trabalhador, assinalado a 1 de Maio, em saudação a “todas as trabalhadoras e todos os trabalhadores” cabo-verdianos, residentes nas ilhas e na diáspora.

Ciente das dificuldades das empresas, particularmente após a pandemia da covid-19, onde, conforme calculou, houve mais despedimentos, mais desemprego, perda de rendimentos, trazendo mais dificuldades para os trabalhadores cabo-verdianos e para as suas respectivas famílias, o mais alto magistrado da Nação reiterou que vale a pena, em sede do diálogo social, todos os parceiros encontrarem soluções no sentido de responder às reivindicações dos diferentes grupos profissionais.

“Aquelas que são justas, dos diferentes grupos profissionais, designadamente, os professores, médicos, enfermeiros, e outras categorias profissionais”, enumerou, insistindo que vale a pena trabalhar para a construção de um Cabo Verde melhor, mais moderno, mais próspero, mais justo e mais inclusivo, sobretudo com muito mais oportunidades para todos os trabalhadores cabo-verdianos”, enfatizou.

SC/JMV
Inforpress/Fim

Ler mais
Metereologia

VÍDEOS

Universidade de Santiago promove jornadas académicas sobre saúde, ambiente e tecnologias

Cidade da Praia, 01 Mai (Inforpress) – A Universidade de Santiago promove nos dias 02 e 03 de Maio as jornadas académicas do Departamento de Ciências da Saúde, Ambiente e Tecnologias, intitulado "Equilibrando mentes, conectando corpos".

De acordo com a nota de imprensa o evento será realizado nos campus da referida universidade da Praia, focado no tema "Equilibrando mentes, conectando corpos" prometendo ser uma ocasião inovadora e ilustrativa.

As jornadas, conforme a nota, incluem uma programação diversificada com palestras, workshops, e painéis de discussão, destacando-se temas como o uso de novas tecnologias, estratégias de saúde pública e a interação entre homem e natureza.

A mesma fonte explica ainda que o evento visa integrar diversas perspetivas profissionais e académicas, reunindo profissionais da saúde, ambientalistas, especialistas em tecnologia e membros da comunidade académica para compartilhar conhecimentos, experiências e melhores práticas.

“As jornadas académicas do Departamento de Ciências da Saúde, Ambiente e Tecnologias serão uma excelente oportunidade para explorar como a educação e a inovação podem moldar o futuro em várias disciplinas e contribuir para o bem-estar da sociedade”, lê-se na nota.

A Universidade de Santiago começou a funcionar em Assomada a 24 de Novembro de 2008, com um total de 46 funcionários e 337 estudantes, não apenas de Cabo Verde, mas também de São Tomé e Príncipe e Guiné-Bissau.

Através do ensino, pesquisa e extensão, e dentro dos referenciais de excelência, a Universidade de Santiago tem por missão produzir, socializar e aplicar conhecimento nos diversos campos do saber, visando contribuir para a melhoria da qualidade de vida, para o desenvolvimento sustentável, a justiça social e o exercício pleno da cidadania.

Pretende afirmar-se como instituição inovadora, de referência nacional e marcada pela excelência. Tendo sua agenda própria, a US estará firmemente ancorada na realidade sociocultural local/nacional, de modo a garantir instrumentos e competências para uma adequada inserção socioprofissional, para a cidadania.
 
CM/JMV
Inforpress/Fim.

Ler mais

Antestreia do filme Pirinha acontece no dia 11 de Maio na Praia

Cidade da Praia, 02 Mai (Inforpress) - A antestreia do filme Pirinha, escrito e realizado por Natasha Craveiro, acontece no dia 11 de Maio de 2024, no salão nobre da Assembleia Nacional, pelas 20:00.

A informação avançada pela produtora Korikaxoru Films aponta que esta antestreia ocorre no âmbito do programa de comemoração do mês da Europa pela União Europeia em Cabo Verde.

Segundo a mesma fonte, Pirinha traz como pano de fundo a paisagem da ilha de Santiago, falado em crioulo e embalado pela música cabo-verdiana. A equipa é toda ela cabo-verdiana e todas as fases de produção tiveram lugar em Cabo Verde.

“Pirinha é a viagem de uma jovem mulher às masmorras do seu subconsciente para se encontrar e se libertar de traumas de infância”, lê-se no comunicado de imprensa.

A pré-estreia do Pirinha tem o apoio da União Europeia em Cabo Verde, da Agência Espanhola de Cooperação Internacional e da Organização das Nações Unidas no arquipélago.

O filme tem como realizadoras Natasha Craveiro e Luciény Kaabral, e como produtoras Emilia Wojciechowska e Paola Rodrigues. Os directores de fotografia são Arilson Almeida e Vicência Delgado. O som e a música são de Oliver Oliveira e Rosy Timas. Na edição, Reginaldo Cruz, Mayra Almeida e Rony Fernandes.

TC/ZS

Inforpress/Fim

Ler mais

Subscreva na nossa Newsletter

Receba as notícias mais recentes diretamente na sua caixa de entrada. Assine nossa newsletter e mantenha-se informado!"

: 0 / 280

São Filipe: Centenas de pessoas defraudadas com o nível das cavalhadas regressaram mais cedo às suas localidades

São Filipe, 01 Mai (Inforpress) - Centenas de pessoas dos diversos pontos da ilha que se deslocaram à cidade de São Filipe para assistirem às cavalhadas regressaram defraudadas com a qualidade e o nível de participação de cavalos.

Contrariamente aos anos anteriores a edição de cavalhadas, último ponto antes da passagem da bandeira do festeiro actual para o do próximo ano, iniciou apenas com um cavalo disponibilizado pelo criador de S. Jorge, Sebastião Brandão.

Depois de iniciada a actividade e como forma de minimizar a situação para tentar dar mais brilho a uma das actividades mais importante da bandeira,  um proprietário de cavalo, a pedido de algumas entidades, mandou buscar um dos seus cavalos na sua cocheira mesmo sabendo da existência de riscos, mas não chegou a tempo de participar.

O vereador do Desporto da câmara de São Filipe, João José Canuto, disse que “não há cavalos” para participar nas cavalhadas de Alto São Pedro.

Apesar de reconhecer que se trata de um “momento emocionante” os proprietários dos cavalos que participaram da prova de hipismo não liberaram os seus cavalos para as cavalhadas por questões de segurança quer dos cavalos que, além de velozes, agitam com facilidade e da própria assistência, evitando assim que provoque queda dos jóqueis ou atropelar as pessoas.

Para os proprietários a solução passa pelo incentivo aos criadores para terem cavalos de terra que são mais lentos e podem ser usados para manter a tradição, o que passaria para realização de corrida só para os cavalos de terra como noutros tempos.

O presidente da Casa das Bandeiras, Henrique Pires, de forma frontal reconhece que neste momento não há cavalhadas, mas apenas um cavalo a acompanhar a bandeira à igreja e na procissão, afirmando que isso não é considerado cavalhadas.

“É um problema que temos de resolver e agradecemos a câmara que manifestou a disponibilidade para ajudar a Casa das Bandeiras, através do patrocínio da aquisição de três cavalos a resolver este problema”, disse Henrique Pires, prometendo que na edição 2025 irá recomeçar o retorno de cavalhadas como manda a tradição.

Este lembrou que no passado as cavalhadas ou corridas de grinaldas eram bonitas porque as pessoas que montavam os cavalos amavam a festa e custeavam a confecção dos trajes e das grinaldas e quando as apanhavam davam às namoradas ou às esposas.

“Esta tradição acabou e neste momento está tornando-se num negócio, mas queremos voltar à moda antiga e vamos comprar três cavalos com patrocínio da câmara e já começamos a dialogar com um dos donos de cavalos para disponibilizar espaços na sua cocheira para colocação dos cavalos”, disse Henrique Pires, acrescentando que na Cidade da Praia vai encontrar meios de mobilizar recursos para tratar os cavalos.

“A partir de 2025 começaremos a mudar um pouco o problema das cavalhadas”, garantiu.

Várias pessoas presentes no Alto São Pedro deixaram transparecer o seu descontentamento com o nível das cavalhadas e pediram à organização o cumprimento e respeito pela tradição.

Os do interior da ilha começaram a deixar a cidade antes das 18 horas já que aquela que deveria ser “cavalhada” terminou pouco tempo depois devido a participação do único cavalo, o que está a acontecer pela primeira vez em mais de 30 anos.

JR/JMV
Inforpress/Fim

Ler mais

São Filipe: Areia colocada para as cavalhadas recolhidas cerca de três horas após o término da actividade

São Filipe, 02 Mai (Inforpress) – A areia que habitualmente é colocada no Largo de Alto de São Pedro para as cavalhadas foi recolhida cerca de três horas depois do término das cavalhadas, com a passagem da bandeira.

À semelhança do ano passado, dezenas de pessoas procederam à recolha de várias toneladas de areia colocadas no largo, numa extensão de aproximadamente 200 metros de comprimento, para venda ou para ser utilizada na própria construção.

A escassez de inertes para construção civil está na base da atitude das pessoas, já que noutros tempos a areia colocada no referido espaço permanecia por semanas até que a câmara, entidade responsável pela sua colocação, mandasse fazer a recolha e limpeza do largo.

Neste momento está autorizada a apanha de areia na praia de Fonte Bila pelas autoridades marítimas, mas de forma limitada, daí que as pessoas aproveitaram o material colocado em Alto São Pedro para fazer negócios.

Na madrugada de hoje caiu o pano sobre a edição 2024 das festas do Dia do Município e da Bandeira de São Filipe, por volta das 04:00, mas ao amanhecer a equipa de saneamento, que foi reforçada durante o período festivo, estava em plena faina a remover toneladas de resíduos sólidos urbanos, sobretudo copos descartáveis, garrafas de plásticos e outros tipos de lixo.

A equipa atacou em primeiro lugar as imediações da Praça do Presídio, palco principal das actividades culturais, Casa das Bandeiras, onde foi servido o almoço de 01 de Maio, e o Largo de Alto São Pedro, palco das cavalhadas e passagem das pessoas que se deslocaram para o Presídio.

JR/AA

Inforpress/Fim

Ler mais

Cabo Verde e Portugal preparam a próxima cimeira bilateral prevista para Outono – governante português

Cidade da Praia, 02 Mai (Inforpress) – Os chefes da diplomacia cabo-verdiana e portuguesa estiveram hoje reunidos na cidade da Praia, onde passaram em revista a cooperação bilateral entre os dois países e os trabalhos preparativos da próxima cimeira bilateral, que irá acontecer no Outono.

O encontro reuniu o ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Integração Regional, Rui Figueiredo Soares, e o seu homólogo português, Paulo Rangel, que está em Cabo Verde no âmbito da visita de Estado de três dias que o Presidente da República de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, efectua ao país.

“Tivemos a oportunidade de fazer uma breve revisão das nossas excelentes relações, passar em revista aquilo que tem sido executado nos últimos anos e sobretudo continuar, perspectivar e aprofundar as nossas relações muito especiais com Portugal”, precisou Rui Figueiredo.

Por seu turno, o governante português, Paulo Rangel, que começou por agradecer ao seu homólogo pelo acolhimento dado a esta visita de Estado, considerou que a relação entre Portugal e Cabo Verde são “excelentes”, e com uma agenda “ambiciosa” onde o grau de execução é “assinalável”.

“Naturalmente tratamos da preparação da cimeira bilateral digamos, demos aqui um pontapé de saída para os trabalhos preparatórios desta cimeira que terá lugar no Outono”, apontou.

Marcelo Rebelo de Sousa, iniciou na terça-feira, 30 de Abril, uma visita de estado a Cabo Verde para participar nas comemorações dos 50 anos da libertação dos presos do Campo de Concentração do Tarrafal, símbolo da violência da ditadura colonial portuguesa.

AV/ZS

Inforpress/Fim

Ler mais

Desabamento de autoestrada no sul da China causa pelos menos 48 mortos

Beijing, 02 Mai (Inforpress) - Pelo menos 48 pessoas morreram na sequência do desabamento de uma autoestrada na província de Guangdong, sul da China, cuja operação de resgate está a ser dirigida pelo Presidente Xi Jinping, segundo um novo balanço divulgado hoje pela Xinhua.

O deslizamento de terra ocorreu, por volta das 02:10 de quarta-feira, 01 de Maio, no trecho Chayang da autoestrada Meizhou-Dabu na cidade de Meizhou, Província de Guangdong.

Segundo a agência de notícias estatal chinesa, o presidente Xi Jinping já deu instruções “importantes” sobre o trabalho de resgate, instruindo que todos os esforços sejam realizados para o resgate no local, tratamento dos feridos e para lidar adequadamente com as consequências.

“Devem ser feitos esforços para reparar as estradas danificadas e restaurar a ordem de trânsito o mais rapidamente possível”, disse Xi, acrescentando que todas as regiões e departamentos devem manter a consciência de pensar nas piores situações possíveis e consolidar as responsabilidades de trabalho.

Devem igualmente reforçar o monitoramento e o alerta precoce, melhorar os planos de emergência, investigar e lidar prontamente com riscos potenciais em áreas e sectores “importantes” e garantir a segurança da vida e da propriedade da população.

A província de Guangdong, que faz fronteira com Macau e Hong Kong, tem sido afetada por fortes chuvas, inundações e queda de granizo, nos últimos dias.

Imagens publicadas nas redes sociais e captadas pela imprensa local mostravam fumo e chamas a sair da vala onde vários carros caíram. O solo por baixo da autoestrada parece ter cedido, juntamente com o troço que desabou.

O Ministério da Gestão de Emergências, o Ministério do Transporte e outros departamentos enviaram grupos de trabalho ao local para ajudar nos trabalhos de resgate.

Inforpress/Xinhua

Fim

Ler mais

Galeria de imagens