Ver Noticias

Paralímpico: Cabo Verde é um “exemplo mundial” de trabalho e de resultados - Andrews Parsons

Recorde de 700 migrantes ilegais chegam ao Reino Unido num só dia

São Vicente: Campeonato de xadrez em feminino com oito participantes de quatro concelhos

Polícia Judiciária vai aumentar espaço físico para armazenamento de bens confiscados e apreendidos

Óbito: Antigo preso político Jaime Schofield faleceu hoje na cidade Praia

Santo Antão: PAICV entrega na procuradoria denúncias de práticas de corrupção na câmara do Porto Novo

Porto Novo, 01 Mai (Inforpress) – A presidente da Comissão Política Regional do PAICV em Santo Antão entrega esta quinta-feira à procuradoria da Comarca Judicial do Porto Novo a denúncia de "práticas de crimes" na Câmara Municipal do Porto Novo.

De acordo com Elisa Pinheiro, o PAICV vai entregar documentos que denunciam supostas práticas de crimes na Câmara Municipal do Porto Novo, praticados pela vereadora Maísa Pinto e vai ainda apresentar “novas provas sobre outros actos de corrupção praticados pelo próprio presidente da câmara municipal”.

No dia 12 de Abril, a presidente da Comissão Política Regional do PAICV em Santo Antão denunciou à imprensa o que considera um “esquema de corrupção” na Câmara Municipal do Porto Novo, envolvendo a vereadora Maísa Pinto e outras autarcas.

A líder do PAICV informou que o PAICV está na posse de “provas” que implicam a vereadora Maísa Pinto, e “outros dirigentes” da câmara do Porto Novo, “especialmente o presidente” Aníbal Fonseca, num “esquema de corrupção” na autarquia.

JM/JMV
Inforpress/Fim 

Ler mais

São Vicente: Ministro do Mar inteira-se da situação do sector sob sua tutela

Mindelo, 02 Mai (Inforpress) – O ministro do Mar, Abraão Vicente, começa na sexta-feira, 03, uma visita de dois dias às várias instituições ligadas ao sector sob sua tutela para tomar pulso de alguns projectos em andamento e outros já concluídos.

O programa inicia-se pela Escola do Mar (EMar), onde o governante efectua uma visita de cortesia aos funcionários e reúne-se com o conselho de administração para inteirar-se do ponto de situação dos projectos da empresa.

De seguida, Abraão Vicente constata as obras de remodelação das salas que albergam os simuladores do Instituto Superior de Engenharias e Ciências do Mar (ISECMar), em Ribeira de Julião, que estão em processo de actualização para “melhor preparar” os marítimos para o mercado de trabalho.

A actualização dos simuladores conta com o financiamento do Banco Mundial e do Ministério do Mar, através do Fundo Autónomo de Desenvolvimento e Segurança dos Transportes Marítimos.

O ministro preside ainda à cerimónia de entrega de certificados do curso da EMar para formação de marinheiros e motoristas, que acontece no bloco B do ISECMar.

A visita de Abraão Vicente continua na segunda-feira, 06, a começar na Cabnave, para ver as obras de melhorias que a empresa tem implementado no quadro do reforço de investimentos do Governo.

Os estaleiros navais, conforme resolução publicada no Boletim Oficial da última quarta-feira, 24 de Abril, tiveram um aval do executivo para garantia de um empréstimo bancário no valor de 65 milhões de escudos junto do Banco Cabo-verdiano de Negócios (BCN), que financiará a remodelação e reestruturação do seu estabelecimento industrial.

Ainda na agenda da deslocação, o governante toma pulso de outros sectores marítimos, entre estes as obras de construção do Terminal de Cruzeiros do Mindelo, sob a alçada da Enapor, e cuja conclusão deve acontecer em finais do primeiro semestre deste ano, conforme asseverou o ministro do Mar, Abraão Vicente, durante uma visita à infra-estrutura em Dezembro de 2023.

A agenda de visitas termina na Onave, onde acompanhará in loco o resultado das obras de reabilitação feitas naquele estaleiro naval dedicado à pesca, financiado pelo Ministério do Mar, através do Fundo Autónomo das Pescas.

LN/ZS

Inforpress/Fim

Ler mais
Metereologia

VÍDEOS

Óbito: Antigo preso político Jaime Schofield faleceu hoje na cidade Praia

Cidade da Praia, 02 Mai (Inforpress) – Jaime Schofield, ex-preso político do Campo de Concentração do Tarrafal, faleceu hoje, na cidade da Praia, vítima de doença prolongada, disseram familiares à Inforpress.

O corpo, segundo a mesma fonte, vai ser velado em casa da filha, na Achada Santo António, e o funeral está marcado para as 16:00 de sexta-feira, 03.

Jaime Schofield nasceu em São Vicente a 27 de Maio de 1939.

A morte do pai leva-o a interromper os estudos liceais, para trabalhar como professor primário.

A partir de 1965/66 regressa aos estudos para concluir o liceu e, com outros amigos e colegas, nos finais de 1966, organiza uma célula do PAIGC em Santo Antão, a fim de preparar a guerrilha a partir da ilha.

Menos de um ano depois, em 8 de Outubro de 1967, foi preso pela PIDE, tendo cumprido pena na Cadeia Civil da Praia (Santiago) e depois enviado para o Campo de Concentração Tarrafal, no início de 1970.

“O grupo (eu, o Lineu Miranda, o Carlos Tavares e o Luís Fonseca) chega acompanhado pela PIDE. Fomos recebidos pelos polícias portugueses que faziam a guarda do Campo de Concentração e somos internados.(…) Os muros do Campo da Morte Lenta pareceram-me um verdadeiro e imenso túmulo. Pensei que terminaria ali os meus dias. (…) O Campo impressionou-me pela dimensão e estrutura tumular. Para mais, a receção da PIDE, a entrada na caserna, a brutalidade das pessoas, a obediência canina, o meu pensamento era só: ‘daqui não saio’”, relatou no livro ‘Tarrafal-Chão Bom, Memórias e Verdade’, de José Vicente Lopes.

Quando saiu do Tarrafal, em Fevereiro de 1973, Jaime Schofield quis recuperar a sua profissão de professor, o que lhe foi negado, “por causa do contacto com os alunos”, e foi-lhe dado um cargo nos Serviços de Educação, com a categoria de professor primário, mas com subsídio de chefia.

PC/AA

Inforpress/Fim

Ler mais

Antestreia do filme Pirinha acontece no dia 11 de Maio na Praia

Cidade da Praia, 02 Mai (Inforpress) - A antestreia do filme Pirinha, escrito e realizado por Natasha Craveiro, acontece no dia 11 de Maio de 2024, no salão nobre da Assembleia Nacional, pelas 20:00.

A informação avançada pela produtora Korikaxoru Films aponta que esta antestreia ocorre no âmbito do programa de comemoração do mês da Europa pela União Europeia em Cabo Verde.

Segundo a mesma fonte, Pirinha traz como pano de fundo a paisagem da ilha de Santiago, falado em crioulo e embalado pela música cabo-verdiana. A equipa é toda ela cabo-verdiana e todas as fases de produção tiveram lugar em Cabo Verde.

“Pirinha é a viagem de uma jovem mulher às masmorras do seu subconsciente para se encontrar e se libertar de traumas de infância”, lê-se no comunicado de imprensa.

A pré-estreia do Pirinha tem o apoio da União Europeia em Cabo Verde, da Agência Espanhola de Cooperação Internacional e da Organização das Nações Unidas no arquipélago.

O filme tem como realizadoras Natasha Craveiro e Luciény Kaabral, e como produtoras Emilia Wojciechowska e Paola Rodrigues. Os directores de fotografia são Arilson Almeida e Vicência Delgado. O som e a música são de Oliver Oliveira e Rosy Timas. Na edição, Reginaldo Cruz, Mayra Almeida e Rony Fernandes.

TC/ZS

Inforpress/Fim

Ler mais

Subscreva na nossa Newsletter

Receba as notícias mais recentes diretamente na sua caixa de entrada. Assine nossa newsletter e mantenha-se informado!"

: 0 / 280

São Vicente: Campeonato de xadrez em feminino com oito participantes de quatro concelhos

Mindelo, 02 Mai (Inforpress) – O terceiro campeonato de xadrez em feminino arranca hoje, no Mindelo, com a participação de oito xadrezistas de quatro concelhos do País, informou a Federação Cabo-verdiana de Xadrez (FCX).

Conforme a mesma fonte, as partidas devem iniciar-se às 20:30 e prolongam-se até domingo, 05, nas instalações do Grémio Desportivo Amarante, em São Vicente

A ilha com maior representação é a do Sal e participa do torneio com três xadrezistas, entre elas Célia Rodriguez Guevara, campeã nacional de 2023, apurada automaticamente para poder defender o título que detém.

As outras duas, Divânia Spínola e Akiane Moreno, participam sob escolha de associação regional.

A cidade da Praia é o segundo concelho com mais atletas e estará representado por Jacira Almeida e Deise Pereira.

Santo Antão, São Nicolau e São Vicente têm uma xadrezista, cada, Mirian Oliveira, Samara Gomes, e Érika Pérez, respectivamente, que, conforme o regulamento da prova, também foram indicadas pelas respectivas associações regionais

O III Campeonato Nacional Feminino será arbitrado, de acordo com a FCX, pelo árbitro Internacional Francisco Carapinha, que fará a sua primeira arbitragem como IA da categoria C, título que detém desde o início da semana.

“Ou seja, este Campeonato Nacional irá ser arbitrado pelo árbitro, actualmente, mais categorizado dos PALOP [Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa]”, assegurou a mesma fonte.

LN/AA

Inforpress/Fim

Ler mais

São Filipe: Areia colocada para as cavalhadas recolhidas cerca de três horas após o término da actividade

São Filipe, 02 Mai (Inforpress) – A areia que habitualmente é colocada no Largo de Alto de São Pedro para as cavalhadas foi recolhida cerca de três horas depois do término das cavalhadas, com a passagem da bandeira.

À semelhança do ano passado, dezenas de pessoas procederam à recolha de várias toneladas de areia colocadas no largo, numa extensão de aproximadamente 200 metros de comprimento, para venda ou para ser utilizada na própria construção.

A escassez de inertes para construção civil está na base da atitude das pessoas, já que noutros tempos a areia colocada no referido espaço permanecia por semanas até que a câmara, entidade responsável pela sua colocação, mandasse fazer a recolha e limpeza do largo.

Neste momento está autorizada a apanha de areia na praia de Fonte Bila pelas autoridades marítimas, mas de forma limitada, daí que as pessoas aproveitaram o material colocado em Alto São Pedro para fazer negócios.

Na madrugada de hoje caiu o pano sobre a edição 2024 das festas do Dia do Município e da Bandeira de São Filipe, por volta das 04:00, mas ao amanhecer a equipa de saneamento, que foi reforçada durante o período festivo, estava em plena faina a remover toneladas de resíduos sólidos urbanos, sobretudo copos descartáveis, garrafas de plásticos e outros tipos de lixo.

A equipa atacou em primeiro lugar as imediações da Praça do Presídio, palco principal das actividades culturais, Casa das Bandeiras, onde foi servido o almoço de 01 de Maio, e o Largo de Alto São Pedro, palco das cavalhadas e passagem das pessoas que se deslocaram para o Presídio.

JR/AA

Inforpress/Fim

Ler mais

Polícia Judiciária vai aumentar espaço físico para armazenamento de bens confiscados e apreendidos

Cidade da Praia, 02 Mai (Inforpress) - A Polícia Judiciária (PJ) vai aumentar o seu espaço físico de armazenamento de bens confiscados e apreendidos após a assinatura de um Auto de Afectação com o Ministério das Finanças para a disponibilização de terreno e prédio urbano.

O acto, rubricado entre o director nacional da PJ, Manuel António da Lomba, e o director-geral da Direcção do Património e de Contratação Pública, Francisco Moreira, segundo anuncia PJ na sua página na rede social Facebook, centra-se na manifestação do seu interesse junto da Direção-Geral do Património e de Contratação Pública (DGPC) em encontrar um espaço físico para o armazenamento dos motociclos, veículos automóveis e outros bens móveis confiscados e aprendidos no âmbito dos processos penais.

A PJ justifica ainda o acordo entre as duas instituições com o estado de lotação da sua sede, na Achada Grande, devido ao aumento de apreensões.

“Esta realidade faz com que os bens móveis apreendidos pela PJ, ficam confiscados pelo tribunal e sujeitos a deterioração ou depreciação e sendo a obrigação do Estado garantir a integridade física dos motociclos, veículos automóveis e outros bens móveis confiscados, enquanto decorre a tramitação do processo penal”, lê-se nos objectivo do Auto de Afectação rubricado entre as partes.

PC/AA

Inforpress/Fim

Ler mais

Recorde de 700 migrantes ilegais chegam ao Reino Unido num só dia

Londres, 02 Mai (Inforpress) - Mais de 700 migrantes chegaram ao Reino Unido na quarta-feira após atravessarem o Canal da Mancha em pequenas embarcações, um recorde neste ano, quando o Governo britânico quer acabar com estas travessias.

De acordo com os dados do Ministério do Interior publicados na quinta-feira, 711 migrantes em 14 embarcações atravessaram o braço de mar que separa a Grã-Bretanha da Europa continental na véspera.

O anterior recorde de 2024, a 14 de Abril, registou 534 pessoas a fazer a perigosa travessia num dia.

Isto sem contar com 66 migrantes, incluindo mulheres e crianças, que foram resgatados na quarta-feira ao largo de Dieppe, em França, quando o seu barco estava em dificuldades. Segundo as autoridades francesas, os migrantes foram levados de volta para Dieppe.

A poucos meses das eleições legislativas, o governo conservador do Reino Unido considera prioritário pôr termo à travessia do Canal da Mancha pelos imigrantes.

Uma lei controversa, aprovada a 23 de Abril, visa a deportação de milhares de imigrantes para o Ruanda até ao final do ano. Os seus pedidos de asilo seriam analisados no Ruanda, sem opção de regresso ao Reino Unido, independentemente do resultado.

Para preparar as deportações, que deverão começar dentro de 9 a 11 semanas, foram efectuadas esta semana várias operações em todo o país para deter um número indeterminado de imigrantes ilegais.

O Ministério do Interior publicou fotografias que mostram homens a serem algemados e escoltados em carrinhas de rede metálica.

O Governo insiste que a lei terá um efeito dissuasor.

As travessias do Canal da Mancha bateram um recorde histórico nos primeiros quatro meses de 2024, com mais de 8.000 migrantes a chegarem às costas inglesas, a maioria proveniente do Afeganistão, Irão e Turquia.

Inforpress/Lusa

Fim

Ler mais

Galeria de imagens