Ver Noticias

São Vicente: Campeonato de xadrez em feminino com oito participantes de quatro concelhos

Polícia Judiciária vai aumentar espaço físico para armazenamento de bens confiscados e apreendidos

Óbito: Antigo preso político Jaime Schofield faleceu hoje na cidade Praia

Comissão Técnica Interministerial para atribuição de nacionalidade aos descendentes desloca-se a Angola

São Vicente: Ministro do Mar inteira-se da situação do sector sob sua tutela

Santo Antão: PAICV entrega na procuradoria denúncias de práticas de corrupção na câmara do Porto Novo

Porto Novo, 01 Mai (Inforpress) – A presidente da Comissão Política Regional do PAICV em Santo Antão entrega esta quinta-feira à procuradoria da Comarca Judicial do Porto Novo a denúncia de "práticas de crimes" na Câmara Municipal do Porto Novo.

De acordo com Elisa Pinheiro, o PAICV vai entregar documentos que denunciam supostas práticas de crimes na Câmara Municipal do Porto Novo, praticados pela vereadora Maísa Pinto e vai ainda apresentar “novas provas sobre outros actos de corrupção praticados pelo próprio presidente da câmara municipal”.

No dia 12 de Abril, a presidente da Comissão Política Regional do PAICV em Santo Antão denunciou à imprensa o que considera um “esquema de corrupção” na Câmara Municipal do Porto Novo, envolvendo a vereadora Maísa Pinto e outras autarcas.

A líder do PAICV informou que o PAICV está na posse de “provas” que implicam a vereadora Maísa Pinto, e “outros dirigentes” da câmara do Porto Novo, “especialmente o presidente” Aníbal Fonseca, num “esquema de corrupção” na autarquia.

JM/JMV
Inforpress/Fim 

Ler mais

São Vicente: Ministro do Mar inteira-se da situação do sector sob sua tutela

Mindelo, 02 Mai (Inforpress) – O ministro do Mar, Abraão Vicente, começa na sexta-feira, 03, uma visita de dois dias às várias instituições ligadas ao sector sob sua tutela para tomar pulso de alguns projectos em andamento e outros já concluídos.

O programa inicia-se pela Escola do Mar (EMar), onde o governante efectua uma visita de cortesia aos funcionários e reúne-se com o conselho de administração para inteirar-se do ponto de situação dos projectos da empresa.

De seguida, Abraão Vicente constata as obras de remodelação das salas que albergam os simuladores do Instituto Superior de Engenharias e Ciências do Mar (ISECMar), em Ribeira de Julião, que estão em processo de actualização para “melhor preparar” os marítimos para o mercado de trabalho.

A actualização dos simuladores conta com o financiamento do Banco Mundial e do Ministério do Mar, através do Fundo Autónomo de Desenvolvimento e Segurança dos Transportes Marítimos.

O ministro preside ainda à cerimónia de entrega de certificados do curso da EMar para formação de marinheiros e motoristas, que acontece no bloco B do ISECMar.

A visita de Abraão Vicente continua na segunda-feira, 06, a começar na Cabnave, para ver as obras de melhorias que a empresa tem implementado no quadro do reforço de investimentos do Governo.

Os estaleiros navais, conforme resolução publicada no Boletim Oficial da última quarta-feira, 24 de Abril, tiveram um aval do executivo para garantia de um empréstimo bancário no valor de 65 milhões de escudos junto do Banco Cabo-verdiano de Negócios (BCN), que financiará a remodelação e reestruturação do seu estabelecimento industrial.

Ainda na agenda da deslocação, o governante toma pulso de outros sectores marítimos, entre estes as obras de construção do Terminal de Cruzeiros do Mindelo, sob a alçada da Enapor, e cuja conclusão deve acontecer em finais do primeiro semestre deste ano, conforme asseverou o ministro do Mar, Abraão Vicente, durante uma visita à infra-estrutura em Dezembro de 2023.

A agenda de visitas termina na Onave, onde acompanhará in loco o resultado das obras de reabilitação feitas naquele estaleiro naval dedicado à pesca, financiado pelo Ministério do Mar, através do Fundo Autónomo das Pescas.

LN/ZS

Inforpress/Fim

Ler mais
Metereologia

VÍDEOS

Óbito: Antigo preso político Jaime Schofield faleceu hoje na cidade Praia

Cidade da Praia, 02 Mai (Inforpress) – Jaime Schofield, ex-preso político do Campo de Concentração do Tarrafal, faleceu hoje, na cidade da Praia, vítima de doença prolongada, disseram familiares à Inforpress.

O corpo, segundo a mesma fonte, vai ser velado em casa da filha, na Achada Santo António, e o funeral está marcado para as 16:00 de sexta-feira, 03.

Jaime Schofield nasceu em São Vicente a 27 de Maio de 1939.

A morte do pai leva-o a interromper os estudos liceais, para trabalhar como professor primário.

A partir de 1965/66 regressa aos estudos para concluir o liceu e, com outros amigos e colegas, nos finais de 1966, organiza uma célula do PAIGC em Santo Antão, a fim de preparar a guerrilha a partir da ilha.

Menos de um ano depois, em 8 de Outubro de 1967, foi preso pela PIDE, tendo cumprido pena na Cadeia Civil da Praia (Santiago) e depois enviado para o Campo de Concentração Tarrafal, no início de 1970.

“O grupo (eu, o Lineu Miranda, o Carlos Tavares e o Luís Fonseca) chega acompanhado pela PIDE. Fomos recebidos pelos polícias portugueses que faziam a guarda do Campo de Concentração e somos internados.(…) Os muros do Campo da Morte Lenta pareceram-me um verdadeiro e imenso túmulo. Pensei que terminaria ali os meus dias. (…) O Campo impressionou-me pela dimensão e estrutura tumular. Para mais, a receção da PIDE, a entrada na caserna, a brutalidade das pessoas, a obediência canina, o meu pensamento era só: ‘daqui não saio’”, relatou no livro ‘Tarrafal-Chão Bom, Memórias e Verdade’, de José Vicente Lopes.

Quando saiu do Tarrafal, em Fevereiro de 1973, Jaime Schofield quis recuperar a sua profissão de professor, o que lhe foi negado, “por causa do contacto com os alunos”, e foi-lhe dado um cargo nos Serviços de Educação, com a categoria de professor primário, mas com subsídio de chefia.

PC/AA

Inforpress/Fim

Ler mais

Antestreia do filme Pirinha acontece no dia 11 de Maio na Praia

Cidade da Praia, 02 Mai (Inforpress) - A antestreia do filme Pirinha, escrito e realizado por Natasha Craveiro, acontece no dia 11 de Maio de 2024, no salão nobre da Assembleia Nacional, pelas 20:00.

A informação avançada pela produtora Korikaxoru Films aponta que esta antestreia ocorre no âmbito do programa de comemoração do mês da Europa pela União Europeia em Cabo Verde.

Segundo a mesma fonte, Pirinha traz como pano de fundo a paisagem da ilha de Santiago, falado em crioulo e embalado pela música cabo-verdiana. A equipa é toda ela cabo-verdiana e todas as fases de produção tiveram lugar em Cabo Verde.

“Pirinha é a viagem de uma jovem mulher às masmorras do seu subconsciente para se encontrar e se libertar de traumas de infância”, lê-se no comunicado de imprensa.

A pré-estreia do Pirinha tem o apoio da União Europeia em Cabo Verde, da Agência Espanhola de Cooperação Internacional e da Organização das Nações Unidas no arquipélago.

O filme tem como realizadoras Natasha Craveiro e Luciény Kaabral, e como produtoras Emilia Wojciechowska e Paola Rodrigues. Os directores de fotografia são Arilson Almeida e Vicência Delgado. O som e a música são de Oliver Oliveira e Rosy Timas. Na edição, Reginaldo Cruz, Mayra Almeida e Rony Fernandes.

TC/ZS

Inforpress/Fim

Ler mais

Subscreva na nossa Newsletter

Receba as notícias mais recentes diretamente na sua caixa de entrada. Assine nossa newsletter e mantenha-se informado!"

: 0 / 280

São Vicente: Campeonato de xadrez em feminino com oito participantes de quatro concelhos

Mindelo, 02 Mai (Inforpress) – O terceiro campeonato de xadrez em feminino arranca hoje, no Mindelo, com a participação de oito atletas xadrezistas de quatro concelhos do País, informou a Federação Cabo-verdiana de Xadrez (FCX).

Conforme a mesma fonte, as partidas devem iniciar-se às 20:30 e prolongam-se até domingo, 05, nas instalações do Grémio Desportivo Amarante, em São Vicente

A ilha com maior representação é a do Sal e participa do torneio com três xadrezistas, entre elas Célia Rodriguez Guevara, campeã nacional de 2023, apurada automaticamente para poder defender o título que detém.

As outras duas, Divânia Spínola e Akiane Moreno, participam sob escolha de associação regional.

A cidade da Praia é o segundo concelho com mais atletas e estará representado por Jacira Almeida e Deise Pereira.

Santo Antão, São Nicolau e São Vicente têm uma xadrezista, cada, Mirian Oliveira, Samara Gomes, e Érika Pérez, respectivamente, que, conforme o regulamento da prova, também foram indicadas pelas respectivas associações regionais

O III Campeonato Nacional Feminino será arbitrado, de acordo com a FCX, pelo árbitro Internacional Francisco Carapinha, que fará a sua primeira arbitragem como IA da categoria C, título que detém desde o início da semana.

“Ou seja, este Campeonato Nacional irá ser arbitrado pelo árbitro, actualmente, mais categorizado dos PALOP [Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa]”, assegurou a mesma fonte.

LN/AA

Inforpress/Fim

Ler mais

São Filipe: Areia colocada para as cavalhadas recolhidas cerca de três horas após o término da actividade

São Filipe, 02 Mai (Inforpress) – A areia que habitualmente é colocada no Largo de Alto de São Pedro para as cavalhadas foi recolhida cerca de três horas depois do término das cavalhadas, com a passagem da bandeira.

À semelhança do ano passado, dezenas de pessoas procederam à recolha de várias toneladas de areia colocadas no largo, numa extensão de aproximadamente 200 metros de comprimento, para venda ou para ser utilizada na própria construção.

A escassez de inertes para construção civil está na base da atitude das pessoas, já que noutros tempos a areia colocada no referido espaço permanecia por semanas até que a câmara, entidade responsável pela sua colocação, mandasse fazer a recolha e limpeza do largo.

Neste momento está autorizada a apanha de areia na praia de Fonte Bila pelas autoridades marítimas, mas de forma limitada, daí que as pessoas aproveitaram o material colocado em Alto São Pedro para fazer negócios.

Na madrugada de hoje caiu o pano sobre a edição 2024 das festas do Dia do Município e da Bandeira de São Filipe, por volta das 04:00, mas ao amanhecer a equipa de saneamento, que foi reforçada durante o período festivo, estava em plena faina a remover toneladas de resíduos sólidos urbanos, sobretudo copos descartáveis, garrafas de plásticos e outros tipos de lixo.

A equipa atacou em primeiro lugar as imediações da Praça do Presídio, palco principal das actividades culturais, Casa das Bandeiras, onde foi servido o almoço de 01 de Maio, e o Largo de Alto São Pedro, palco das cavalhadas e passagem das pessoas que se deslocaram para o Presídio.

JR/AA

Inforpress/Fim

Ler mais

Polícia Judiciária vai aumentar espaço físico para armazenamento de bens confiscados e apreendidos

Cidade da Praia, 02 Mai (Inforpress) - A Polícia Judiciária (PJ) vai aumentar o seu espaço físico de armazenamento de bens confiscados e apreendidos após a assinatura de um Auto de Afectação com o Ministério das Finanças para a disponibilização de terreno e prédio urbano.

O acto, rubricado entre o director nacional da PJ, Manuel António da Lomba, e o director-geral da Direcção do Património e de Contratação Pública, Francisco Moreira, segundo anuncia PJ na sua página na rede social Facebook, centra-se na manifestação do seu interesse junto da Direção-Geral do Património e de Contratação Pública (DGPC) em encontrar um espaço físico para o armazenamento dos motociclos, veículos automóveis e outros bens móveis confiscados e aprendidos no âmbito dos processos penais.

A PJ justifica ainda o acordo entre as duas instituições com o estado de lotação da sua sede, na Achada Grande, devido ao aumento de apreensões.

“Esta realidade faz com que os bens móveis apreendidos pela PJ, ficam confiscados pelo tribunal e sujeitos a deterioração ou depreciação e sendo a obrigação do Estado garantir a integridade física dos motociclos, veículos automóveis e outros bens móveis confiscados, enquanto decorre a tramitação do processo penal”, lê-se nos objectivo do Auto de Afectação rubricado entre as partes.

PC/AA

Inforpress/Fim

Ler mais

Desabamento de autoestrada no sul da China causa pelos menos 48 mortos

Beijing, 02 Mai (Inforpress) - Pelo menos 48 pessoas morreram na sequência do desabamento de uma autoestrada na província de Guangdong, sul da China, cuja operação de resgate está a ser dirigida pelo Presidente Xi Jinping, segundo um novo balanço divulgado hoje pela Xinhua.

O deslizamento de terra ocorreu, por volta das 02:10 de quarta-feira, 01 de Maio, no trecho Chayang da autoestrada Meizhou-Dabu na cidade de Meizhou, Província de Guangdong.

Segundo a agência de notícias estatal chinesa, o presidente Xi Jinping já deu instruções “importantes” sobre o trabalho de resgate, instruindo que todos os esforços sejam realizados para o resgate no local, tratamento dos feridos e para lidar adequadamente com as consequências.

“Devem ser feitos esforços para reparar as estradas danificadas e restaurar a ordem de trânsito o mais rapidamente possível”, disse Xi, acrescentando que todas as regiões e departamentos devem manter a consciência de pensar nas piores situações possíveis e consolidar as responsabilidades de trabalho.

Devem igualmente reforçar o monitoramento e o alerta precoce, melhorar os planos de emergência, investigar e lidar prontamente com riscos potenciais em áreas e sectores “importantes” e garantir a segurança da vida e da propriedade da população.

A província de Guangdong, que faz fronteira com Macau e Hong Kong, tem sido afetada por fortes chuvas, inundações e queda de granizo, nos últimos dias.

Imagens publicadas nas redes sociais e captadas pela imprensa local mostravam fumo e chamas a sair da vala onde vários carros caíram. O solo por baixo da autoestrada parece ter cedido, juntamente com o troço que desabou.

O Ministério da Gestão de Emergências, o Ministério do Transporte e outros departamentos enviaram grupos de trabalho ao local para ajudar nos trabalhos de resgate.

Inforpress/Xinhua

Fim

Ler mais

Galeria de imagens