Ver Noticias

Sessões plenárias do mês de Maio arrancam terça-feira com debate com o ministro do Turismo e Transportes

Ribeira Grande: Jogos Escolares do Ensino Básico 2024 arrancam com cinco agrupamentos

Hamas diz que morreram 35.386 pessoas desde início da guerra

Ilha do Sal: Profissionais de telecomunicações aeronáutica da ASA homenageiam colega a caminho da reforma após 44 anos de serviço

São Filipe: Município passa a dispor a partir de hoje dos primeiros carregadores de veículos eléctricos

Sessões plenárias do mês de Maio arrancam terça-feira com debate com o ministro do Turismo e Transportes

Cidade da Praia, 18 Mai (Inforpress) – As sessões plenárias da Assembleia Nacional para este mês (primeira e segunda) arrancam na terça-feira, 21, seguindo-se nos dias 22, 23 e 24, isso por não realização da primeira devido ao falecimento do deputado nacional da ilha do Maio.
 
De acordo com a nota explicativa da Assembleia Nacional o primeiro dia de sessão, 21, fica reservado à primeira sessão ordinária do mês de Maio com debate com o ministro do Turismo e Transportes, Carlos Santos, e a aprovação das propostas de lei que aprova o Estatuto dos Municípios e o Código do Imposto sobre a Propriedade dos Imóveis.
 
Conforme comunicado da Assembleia Nacional, o debate com o ministro do Turismo e Transportes, que marca a primeira sessão do mês, foi proposto pelo Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) e abrange toda a área tutelada por Carlos Santos.
 
Os três dias seguintes, 22, 23 e 24, segundo a mesma fonte, cumpre-se a agenda da segunda sessão ordinária do mês com momento de debate com o primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, aprovação das propostas de lei que estabelece a primeira alteração à lei orgânica do Conselho Superior da Magistratura, aprovada em 14 de Fevereiro de 2011.
 
O debate com o primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, de acordo com a nota de imprensa, vai ter como tema “Crescimento Económico e Emprego”.
 
A sessão será igualmente marcada com discussão na generalidade da proposta de lei que procede à segunda alteração à lei orgânica do Ministério Público aprovada a 14 de Fevereiro de 2011 e com primeira alteração a 13 de Dezembro de 2017; e discussão de lei que aprova o Código do Imposto sobre a Transmissão dos Imóveis.
 
PC/JMV
Inforpress/Fim

Ler mais

São Nicolau: Dia Nacional das Peixeiras assinalado com leque de actividades no município do Tarrafal

Ribeira Brava, 17 Mai (Inforpress) – A Câmara Municipal do Tarrafal realizou hoje um leque de actividades para assinalar o Dia Nacional da Peixeira institucionalizado em Março deste ano.

Segundo a vereadora do sector das pescas, Doris dos Santos, sendo este ano a primeira vez que a data é comemorada a autarquia realizou um conjunto de actividades de forma a homenagear todas as peixeiras do concelho.

“Sabemos que Tarrafal é um município voltado para o mar e o sector das pescas tem um papel importante no seu desenvolvimento e tudo isso tem acontecido também graças ao trabalho árduo das peixeiras” , frisou.

Conforme avançou ainda , é um dia “mais do que merecido” , tendo o conta o papel das peixeiras na sociedade cabo-verdiana.

Por sua vez, as peixeiras enalteceram o facto de estarem a comemorar pela primeira vez o seu dia, uma data que consideram “merecido” e agradeceram a edilidade por ter homenageada as mesmas.

O Governo de Cabo Verde instituiu o dia 17 de Maio como Dia Nacional das Peixeiras, em reconhecimento pela promoção "da cadeia de valor da pesca e segurança alimentar do país".

Ao mesmo tempo, homenageia "todo o sacrifício" que lhes é exigido, ao serem, em muitos casos, "chefes de famílias monoparentais, responsáveis por criar e educar os filhos".

A data segue o exemplo do que já acontece "com o pescador nacional, que é celebrado num dia próprio", a 05 de Fevereiro.

Segundo o Censo da Pesca, em 2021, o país conta com cerca de 1.881 vendedores de pescado.

WM/JMV

Inforpress/fim

Ler mais
Metereologia

VÍDEOS

Ilha do Sal: Profissionais de telecomunicações aeronáutica da ASA homenageiam colega a caminho da reforma após 44 anos de serviço

Espargos, 18 Mai (Inforpress)- Os Profissionais da área de telecomunicações aeronáutica da ASA homenagearam esta sexta feira, Dia Mundial das Telecomunicações, o colega João Ramos, que chegou agora à idade da reforma, após 44 anos de serviço prestado nesta casa.

Conforme o colega engenheiro Rui Jesus, que esteve à frente da organização desta homenagem, a data escolhida coincide com o Dia Mundial das Telecomunicações, este ano sob o lema, inovação digital para o desenvolvimento sustentável.

A mesma fonte salientou que foram 44 anos dedicados à empresa, e em particular ao Serviço CNS, “com muito profissionalismo, empenho e entrega”, tendo o homenageado contribuído “significativamente” para todo o sucesso alcançado até agora pela empresa.

Destacou o colaborador “incansável, disponível para qualquer momento que fosse necessário”, pelo que considerou necessário e justa esta homenagem.

“Seja no horário normal de trabalho, à noite, aos fins de semanas ou feriados, sempre que tem sido necessária a sua colaboração, a sua resposta tem sido sempre positiva”, frisou o colega Rui Jesus.

O momento, conforme o mesmo, é de convívio e partilha com os ex -colegas na reforma e colegas de outras instituições para lembrar as ações que demonstram o seu comprometimento do homenageado para com a empresa.

João Ramos, que vai para reforma já no final deste mês, agradeceu o gesto de “amizade” demonstrado pelos colegas e diz que vai estar sempre disponível para apoiar naquilo que for necessário.

“É com um sentimento bastante grande que agradeço os meus colegas que durante todos estes anos estivemos a trabalhar juntos, com aprendizagem mútua, mas é momento de ir descansar com a família”, exteriorizou.

João Ramos destacou os ganhos e avanços que esta área das telecomunicações aeronáutica tem vindo a alcançar desde que iniciou carreira, sendo na altura “difícil garantir a comunicação”, contrariamente ao que se nota nos dias de hoje.

Lembrou que mesmo estando na reforma, “sendo um amante das telecomunicações”, espera em algum momento poder continuar a contribuir para o desenvolvimento deste sector e de da casa que lhe acolheu durante 44 anos, a ASA.

A referida homenagem fez parte das actividades que os profissionais de telecomunicações aeronáutica da ASA organizaram para comemorar o Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade de Informação, comemorado a 17 de Maio.

No mesmo dia, foi também analisado “o papel das telecomunicações aeronáuticas no desenvolvimento da ASA e da aviação civil em Cabo Verde”.

NA/JMV
Inforpress/Fim

Ler mais

IPC destaca “esforço contínuo” para garantir acessibilidade nos museus em Cabo Verde

Cidade da Praia, 18 Mai (Inforpress) - A directora dos museus do Instituto do Património Cultural (IPC), Aleida Aguiar, garantiu hoje, na Praia, que estão sendo empreendidos esforços para concretização do projecto “Museus acessíveis”, que visa garantir o acesso à cultura às pessoas com deficiências.

A responsável, que falava à Inforpress no âmbito do Dia Internacional dos Museus, assinalado a 18 de Maio, lembrou que o projecto “Museus acessíveis”, lançado em 2022, tendo o ex-campo de concentração do Tarrafal e o Museu Etnográfico da Praia como espaços pioneiros, é um projecto “muito ambicioso” e será implementado em todos os museus sob a tutela do IPC.

Segundo Aleida Aguiar, embora haja um esforço contínuo para melhorar a acessibilidade física nos museus, especialmente com rampas de acesso e instalações adequadas, o aspecto da acessibilidade de conteúdo ainda precisa ser aprimorado.

“Neste momento não avançamos muito em termos de conteúdos, da acessibilidade de conteúdos. Temos estado a trabalhar a parte da acessibilidade física, começamos com o Museu de Campo de Concentração do Tarrafal e tem sido um processo contínuo”, vincou.

“A parte dos conteúdos, é algo que ainda estamos a trabalhar e queremos alargar, não só trabalhar internamente, mas trabalhar com instituições relacionadas com a questão temática e fazer um trabalho mais estrutural, mais concreto, sobretudo em termos de conteúdo. O que podemos dizer que é mais fácil trabalhar em termos de acessibilidade física e isso já implementamos, sobretudo no campo de concentração”, acrescentou.

Por outro lado, a directora dos museus do IPC apontou que no contexto museológico nacional um dos desafios mais prementes reside na falta de recursos humanos e financeiros, tendo destacado a carência de técnicos dedicados em cada museu, com muitas instituições operando com um número baixo de funcionários.

“O ideal seria, por exemplo, um museu ter um técnico para a animação cultural, para as actividades educativas, um técnico responsável pela parte das exposições, um técnico por exemplo, para um guia e por aí adiante. E, de momento, podemos dizer que em nenhum dos 11 museus da tutela, tem um número ideal de técnicos aplicados para as funções”, frisou.

Outro ponto crucial, no entender da directora dos museus do IPC é a preservação e conservação dos museus, especialmente no que diz respeito aos edifícios históricos em que muitos estão localizados.

Nesta linha, Aleida Aguiar ressaltou a importância da reabilitação desses espaços, não apenas para preservar seu valor histórico, mas também para torná-los mais atractivos para o público e alinhados com as expectativas turísticas modernas.

Projectos como a reabilitação do Museu Norberto Tavares, em Santa Catarina, e do Museu Municipal de São Filipe, na Ilha do Fogo, estão em andamento, financiados pelo Governo através de programas específicos de turismo.

A directora dos museus do IPC afirmou que o desafio de aumentar o número de visitantes, sobretudo dos nacionais, persiste ainda, pelo que estão a trabalhar para envolver escolas, comunidades locais e desenvolver actividades culturais atraentes para atrair um público mais amplo.

O Dia Internacional dos Museus, criado pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM, na sigla em inglês) e comemorado anualmente no dia 18 de Maio, serve como uma plataforma global para promover o papel dos museus no intercâmbio e desenvolvimento cultural.

O tema deste ano será “Museus para a Educação e a Investigação” que pretende realçar a importância dos museus como instituições educativas dinâmicas que promovem a aprendizagem, a descoberta e a compreensão cultural.

TC/CP

Inforpress/Fim

Ler mais

Subscreva na nossa Newsletter

Receba as notícias mais recentes diretamente na sua caixa de entrada. Assine nossa newsletter e mantenha-se informado!"

: 0 / 280

Ribeira Grande: Jogos Escolares do Ensino Básico 2024 arrancam com cinco agrupamentos

Ribeira Grande, 18 Mai (Inforpress) – Os Jogos Escolares do Ensino Básico 2024 arrancaram esta sexta-feira no pavilhão David Fortes, na Ribeira Grande, Santo Antão, com a participação de cinco agrupamentos escolares do concelho, sob o lema “Juntos pelo Desporto Escolar”.

Na cerimónia de abertura, a delegada do Ministério da Educação, Elisabete Delgado, explicou que o objectivo do evento é a “confraternização, convivência e intercâmbio,” através da prática desportiva.

Elisabete Delgado sublinhou que o facto da Delegação que representa ter conquistado mais medalhas de ouro, a nível nacional, na mais recente edição dos jogos escolares realizados na ilha do Sal, é um incentivo para as crianças e professores.

“Queremos mostrar que podemos fazer, que podemos ir o mais longe possível e que, no futuro, cada um possa escolher a sua modalidade para praticar”, reforçou.

Para o primeiro dia de prova foram realizados dois jogos, sendo um em andebol, em que o agrupamento 1 (Escola Roberto Duarte Silva) defrontou e venceu o agrupamento 5, de Manta Velha, por 6-2, enquanto que, em futsal, o agrupamento 3 (Ponta do Sol) venceu o agrupamento 1 (Escola Roberto Duarte Silva) por 3-1.

A “festa do desporto escolar” reúne 266 estudantes/atletas dos cinco agrupamentos escolares do concelho, nas modalidades de futsal, andebol, basquetebol, ténis, ciclismo, atletismo e voleibol feminino e masculino.

EL/HF/JMV
Inforpress/Fim
 

Ler mais

Governo diz estar a trabalhar na implementação de mais dessalinizadores para Praia

Cidade da Praia, 17 Mai (Inforpress) – O ministro da Agricultura e Ambiente disse hoje que o Governo está a trabalhar na implementação de um projecto de instalação de mais dessalinizadores para o aumento da disponibilidade de água na cidade da Praia.

Gilberto Silva, que falava à Inforpress no âmbito da sua visita à primeira estação de dessalinização de água em Praia Baixo, São Domingos, ressaltou que o aumento e disponibilidade de água na cidade da Praia não passa “exclusivamente pela mais produção”, mas sim por uma maior eficiência das redes e gestão da distribuição.

“Há várias obras no município da Praia para montagem de novas tubagem e redes, no sentido de tornarmos a rede mais eficiente e com menores perdas”, realçou, sublinhando, por outro lado, que “não vale termos mais água e perdermos mais nas redes, já que algumas delas se encontram numa situação que não aguenta pressão”.

Por causa das perdas, afirmou estar-se a trabalhar em novas redes e na manutenção profunda dos equipamentos de dessalinização.

Quanto à nova estação, informou que já está a ser negociado o contracto da empreitada para o início das obras.

Para além dos trabalhos referidos, o ministro Gilberto Silva avançou que o Governo está também a trabalhar para o aumento da disponibilização da água no concelho da Praia, com ligações das famílias à rede de água.

Esclareceu ainda que água 24 sobre 24 na cidade da Praia vai levar o seu tempo, uma vez que o salto qualitativo não pode ser dado de “dia para noite”.

“Primeiro vamos trabalhar nas redes e havemos de lá chegar algum dia. Vamos desenvolver todos os dias novos projectos e melhorias na rede até chegarmos a este nível”, concluiu.

PC/JMV
Inforpress/Fim
 

Ler mais

São Filipe: Município passa a dispor a partir de hoje dos primeiros carregadores de veículos eléctricos

São Filipe, 18 Mai (Inforpress) - O município de São Filipe e a ilha do Fogo passam a dispor, a partir de hoje, dos primeiros carregadores de veículos eléctricos.

A câmara de São Filipe, no quadro da cooperação descentralizada com o município português de Palmela, recebe na tarde de hoje, 18 de Maio, os primeiros carregadores de veículos eléctricos, um acto que contará com a presença do presidente da câmara de Palmela, Álvaro Amaro.

Os carregadores foram oferecidos no ano passado, data da última visita de uma delegação do município de Palmela à ilha do Fogo e vai ser concretizado hoje com a entrega de três carregadores de carros eléctricos para São Filipe.

Os dois municípios têm uma longa tradição de geminação e estão prestes a celebrar 25 anos de cooperação descentralizada e além dos carregadores de veículos eléctricos o município de Palmela enviou um conjunto de materiais escolares para apoiar alunos do município de São Filipe.

As áreas da educação, eficiência energética, ambiente, recolha de resíduos sólidos, iluminação eficiente e formação/capacitação das pessoas tem merecido maior atenção no quadro desta geminação.

Na questão de iluminação eficiente o município de Palmela disponibilizou a São Filipe mais de duas centenas de candeeiros leds que permitiu a edilidade melhorar a iluminação pública nas principais artérias e ruas da cidade e arredores.

Em 2023 foi assinado um protocolo entre os municípios de Palmela e São Filipe e uma empresa daquele município português que se dedica às artes, nomeadamente a pintura e olearia em azulejo visando a realização de uma acção de formação para capacitar jovens, mulheres para que possam ter uma aprendizagem e autoemprego que lhes permitam ter algum rendimento para a sua sobrevivência na área do artesanato e pintura.
Para a formação, São Filipe recebeu os equipamentos e materiais necessários num investimento de cinco mil euros que chegaram à ilha desde o ano transato.

JR/JMV
Inforpress/Fim

Ler mais

Hamas diz que morreram 35.386 pessoas desde início da guerra

Jerusalém, 18 Mai  (Inforpress) – O Ministério da Saúde do Hamas actualizou hoje, para 35.386 pessoas, o número de mortos na Faixa de Gaza desde o início da guerra entre Israel e o movimento islâmico palestino.

Em comunicado, o Ministério da Saúde de Gaza, organismo dependente do Hamas, refere que em 24 horas morreram 83 pessoas, isto numa noite de “intensos bombardeamentos” em Jabalia, no norte do enclave, e de se terem registado novos movimentos de tropas em Rafah, no sul.

Em mais de sete meses de guerra, registaram-se 79.366 feridos, refere o mesmo organismo, citado quer pela agência AFP, quer pela EFE.
“Israel cometeu massacres contra famílias na Faixa de Gaza, causando 83 mortos e 105 feridos durante as últimas 24 horas”, lê-se no comunicado que dá conta de uma contagem nos hospitais do enclave.

O número total de feridos atingiu hoje 79.366 desde 07 de outubro, após 225 dias de combates.

Mais de 1,7 milhões de habitantes de Gaza – a maioria da população – foram deslocados e mais de um milhão passam fome.

O porta-voz da Defesa Civil na Faixa de Gaza, independente do Hamas, disse hoje que a destruição em Jabalia é “massiva”, depois de mais de 300 casas terem sido “completamente destruídas”.

Na sexta-feira, a chegada de ajuda humanitária começou através do cais flutuante, ancorado na costa de Gaza, numa altura em que, segundo a Agência dos EUA para o Desenvolvimento Internacional (USAID), o número de veículos com alimentos e combustível que entram em Gaza caiu para níveis "perigosamente baixos" nas últimas duas semanas.

Após o encerramento da passagem sul de Rafah, apenas cerca de 100 camiões entram no enclave por dia, em comparação com os 600 que seriam necessários para resolver a situação de fome.

Inforpress/Lusa/Fim
 

Ler mais

Galeria de imagens