Assomada, 08 Mai (Inforpress) – O cantor Kino Cabral é cabeça-de-cartaz do festival 13 de Maio 2025, aprazado para este sábado, 10, junto à antiga EMPA, em Assomada, Santa Catarina, anunciou hoje o vereador da Cultura, Adilson Tavares.
O único dia do festival, previsto para terminar as 07:00, é destaque das festividades do Dia da Cidade de Assomada e da sua santa padroeira Nossa Senhora de Fátima, celebrado a 13 de Maio, e que este ano assinala os 24 anos da elevação à categoria de cidade.
Em declarações à Inforpress, Adilson Tavares disse que integram, ainda, o cartaz Leo Pereira, PCC, Jay Moreira, Beto Duarte, SOS Mucci, Luca Cabral, Black G, Ana Mileida e Milene Gomes, Lippe Monteiro, Lavvy Santos, Fidjus di Brianda, Patrick e Zidane.
“Este ano trouxemos um novo conceito de festival e com um cartaz, praticamente, 100 por cento (%) de artistas naturais de Santa Catarina, com excepção de um convidado especial SOS Mucci”, realçou Adilson Tavares.
Acrescentou ainda que o evento, organizado pela edilidade, conta com um cartaz diversificado em termos de géneros musicais, como batuco, funaná, o fenómeno cotchi pó, afro-funaná, hip hop krioulo, cabozouk e a geração de artistas já consagrados como cabeça-de-cartaz,
Segundo ele, a escolha de Kino Cabral para cabeça-de-cartaz deste primeiro festival da nova equipa camarária liderada por Armindo Freitas, foi uma forma encontrada para homenagear este artista, que a seu ver, é um dos grandes artistas de todos os tempos de Santa Catarina.
Ou seja, ajuntou que este “novo conceito” de festival em Santa Catarina tem como objectivo dar oportunidade aos artistas que são e vivem neste município santiaguense.
A título de exemplo, apontou o artista santa-cruzense Beto Duarte, que vive há muitos em Assomada, e sem presença nos festivais e do apresentador e humorista Olavo Cabral, que se estreia como apresentador ao lado de DJ 100 Juiz.
Segundo ele, a oportunidade dada ao Beto Duarte e a outros artistas, sobretudo Deejay (DJ) Wilson e W Song, que participam pela primeira vez no festival 13 de Maio, vai servir para os mesmos relançarem as suas carreiras musicais.
Na ocasião, o autarca esclareceu que o cartaz não é “machista” e presença de apenas duas vozes femininas se deve ao momento.
Adilson Tavares aproveitou ainda “tranquilizar” os cantores, MC e DJ que não participaram no Festival de 13 Maio 2025, que vão ter a oportunidade no próximo, referindo-se ao festival Nha Santa Catarina 2025, aprazado para Novembro.
O entrevistado da Inforpress, que adiantou que, de momento, o palco, iluminação e som já estão a ser montados e as provas de som começam esta sexta-feira, 09, e acredita que tudo vai decorrer dentro da normalidade e à hora marcada.
Sobre a segurança, avançou que vai ser assegurada por 30 efectivos da Polícia Nacional e segurança privada e que a circulação de bebidas em garrafas ou latas vai ser controlada dentro do recinto que, este ano, reservou um espaço próprio para “comes e bebes”.
Para assinalar as festividades do 13 de Maio, foi preparado um leque de actividades culturais e desportivas, que arrancaram desde meados de Abril, e terão o seu ponto alto dia 13 de Maio, com uma missa em honra a santa padroeira da cidade, Nossa Senhora de Fátima.
FM/HF
Inforpress/Fim