Cidade da Praia, 08 Mai (Inforpress) - O Instituto Nacional de Previdência Social modernizou os serviços com aplicação móvel para promover um serviço público mais eficiente e adequado às demandas, cujo lançamento ocorreu hoje, em acto testemunhado pelo ministro da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social.
O lançamento oficial da aplicação móvel do Instituto Nacional de Previdência Social, denominada INPS Mobile, considerado um “importante passo” na modernização dos serviços prestados pela instituição, adequados às demandas do dia a dia, aconteceu no âmbito das celebrações do Dia Mundial da Segurança Social, assinalado a 08 de Maio.
O ministro da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social, Fernando Elísio Freire, parabenizou todos aqueles que colaboram para que Cabo Verde tenha hoje uma protecção social “robusta, sustentável e credível".
Segundo o governante, esta modernização que o INPS está a fazer através do INPS Mobile vai permitir maior proximidade e eficiência dos serviços prestados, permitindo “efectivamente” uma instituição ao lado daqueles que contribuem, e estar sempre informados.
“É uma evolução extraordinária. O momento é de reafirmar aquilo que se tem feito nos últimos anos”, manifestou, referindo, nomeadamente, à questão da licença de maternidade que foi aumentada, a criação do subsídio para o início do ano escolar, entre outras beneficências.
“Reafirmarmos que iremos continuar o trabalho intenso que estamos a fazer no sentido de alargar a protecção social a toda população cabo-verdiana. Nos últimos seis anos saímos de cerca de 45 por cento (%) de cobertura para valores superiores a 60% da cobertura de trabalhadores da população cabo-verdiana com acesso à protecção social obrigatória”, comentou, considerando que isto é “fruto do esforço que todos estão a fazer”.
O ministro apontou, por outro lado, que a nível do sistema não contributivo, está-se também a fazer um “grande esforço” para o aumento do valor da pensão social mínima, do número de beneficiários, e a criação do rendimento social de inclusão ajustado ou alinhado com a inclusão produtiva.
Por seu lado, o presidente do INPS, Mário Fernandes considerou que assinalar o Dia Mundial da Segurança Social é, acima de tudo, uma oportunidade para reflectir sobre o presente e o futuro da proteção social, reforçando o compromisso com uma segurança social universal, solidária e inclusiva.
“Trata-se de um momento de reafirmação dos princípios que sustentam este sistema”, frisou, sublinhando que esta aplicação móvel representa um “importante passo” na modernização dos serviços prestados pelo INPS, permitindo aos cidadãos acederem de forma rápida, simples e segura a diversos serviços da Segurança Social, directamente a partir dos seus dispositivos móveis.
Ciente dos desafios, sobretudo no que diz respeito à qualidade do atendimento, conforme disse, Mário Fernandes sublinhou que este aplicativo vai ter um “impacto grande” na qualidade de atendimento, uma vez que vai evitar as pessoas se deslocarem “desnecessariamente” ao INPS, diminuindo ao mesmo tempo as filas de espera.
“Esta é, sem dúvida, uma resposta concreta às necessidades reais dos cidadãos, que nos inspira a continuar a construir uma segurança social cada vez mais humana, ágil e centrada nas pessoas”, enfatizou.
SC/CP
Inforpress/Fim
Partilhar