Comité Olímpico celebra 36.º aniversário com evento público e destaca a participação de Cabo Verde na Argélia 2025

Inicio | Desporto
Comité Olímpico celebra 36.º aniversário com evento público e destaca a participação de Cabo Verde na Argélia 2025
17/07/25 - 08:19 pm

Cidade da Praia, 17 Jul (Inforpress)- O Comité Olímpico Cabo-verdiano (COC) assinalou hoje, na Cidade da Praia, o seu 36.º aniversário com um  evento aberto ao público, composto por actividades lúdicas, visando também destacar a participação nacional nos Jogos Escolares Africanos 2025, na Argélia.

Sob o espírito do olimpismo e da promoção dos seus valores fundamentais, a presidente do COC, Filomena Fortes, fez um balanço positivo do percurso da instituição, reconhecendo o esforço dos seus fundadores.

“Não podemos deixar de parabenizar quem teve a felicidade de pôr o Comité Olímpico em pé”, declarou, Filomena Fortes, para quem “são 36 anos de progresso, obviamente com alguns desafios”.

Entre os desafios ainda em curso, destacou a construção da futura sede do COC, na Cidade da Praia, e sublinhou o seu carácter inovador.

“É um edifício cem por cento (100%) sustentável (…), a sustentabilidade ambiental é a nossa bandeira”, afirmou.

Avançou ainda que parte do evento foi dedicada a sensibilizar o público para os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e para o papel do desporto como ferramenta de transformação social.

A dirigente olímpica reiterou o compromisso da instituição com a juventude cabo-verdiana.

“Queremos utilizar o desporto como forma de inclusão social e fazer com que as nossas crianças e jovens sejam mais felizes”, disse.

Filomena Fortes frisou ainda que os valores olímpicos, amizade, respeito e excelência devem ser vividos por todos, de Santo Antão à Brava.

O evento incluiu ainda demonstrações desportivas, dança, actividades de e-sports, bancas sobre educação ambiental e sessões informativas sobre “safeguarding”, dirigidas sobretudo ao público infanto-juvenil.

A tarde comemorativa contou igualmente com apresentação da primeira participação de Cabo Verde nos Jogos Escolares Africanos, a decorrer de 26 de Julho a 5 de Agosto, na Argélia.

Apesar das limitações orçamentais, Filomena Fortes garantiu que o país estará representado.

“É a delegação mais pequena que já levámos, mas fizemos todos os esforços para que a bandeira de Cabo Verde pudesse estar presente”, revelou.

No mesmo contexto, foi realizada a entrega de certificados às primeiras organizações a inscreverem-se e a serem aceites na rede Comunidade 365, uma rede de organizações e clubes que promovem o desporto comunitário.

Segundo Orlando Mascarenhas, presidente da Academia Olímpica, esta plataforma “apoia todos os que, através do desporto, procuram desenvolver as comunidades e apoiar jovens”, que constitui como “uma ferramenta de transformação social”.

O Comité Olímpico Cabo-verdiano foi oficialmente fundado a 17 de Julho de 1989, por despacho do então ministro da Informação, Cultura e Desporto, David Hopffer Almada, com o propósito de assegurar a participação de Cabo Verde nos Jogos Olímpicos.

KF/LC/JMV

Inforpress/Fim

Partilhar