Cidade da Praia, 08 Mai (Inforpress) - O norte-americano Robert Francis Prevost, 69 anos, foi esta tarde eleito o novo Papa e passa a dotar o nome Leão XIV, tornado-se no sucessor de Francisco, e 267º descendente de Pedro, o fundador da Igreja Católica Apostólica Romana.
Nascido em Chicago, o novo Papa foi anunciado ao mundo na Praça de São Pedro, por volta das 16:15 (Cabo Verde) onde milhares de fiéis brindaram com a sua aparição.
Robert Prevost, cujo nome e país foi revelado ao mundo, esta tarde, foi escolhido na quarta votação do segundo dia do Conclave.
Segundo a CNN Brasil, Prevost é conhecido como "pastor de duas pátrias" devido à sua actuação missionária no Peru durante os anos 80.
Essa experiência lhe conferiu fluência em espanhol e um profundo entendimento da Igreja na América Latina, fazendo dele um potencial representante das Américas como um todo.
Actualmente, Prevost ocupa o cargo de prefeito do Dicastério para os Bispos, uma posição estratégica que lhe permitiu conhecer profundamente a estrutura da Igreja e participar activamente na nomeação de bispos ao redor do mundo.
Segundo a mesma fonte, apesar de sua experiência e alinhamento com as ideias do papa Francisco, a candidatura de Prevost enfrenta desafios.
"A tradição da Igreja de evitar papas americanos, devido ao peso político que isso poderia representar, é um factor a ser considerado. Além disso, sua participação em investigações de casos de abuso na Igreja gerou algumas críticas internas sobre sua condução desses processos", lê-se.
No entanto, analistas apontam que Prevost representa uma vertente mais progressista da Igreja americana, mais alinhada com os movimentos carismáticos e sensível a questões como imigração e justiça social.
Sua formação na ordem dos agostinianos também é vista como um ponto positivo, trazendo uma dimensão contemplativa e missionária à sua candidatura.
SR/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar