Assomada: Artista santa-catarinense usa fósforos e palitos de churrasco para criar réplicas de prédios (c/áudio)

Inicio | Cultura
Assomada: Artista santa-catarinense usa fósforos e palitos de churrasco para criar réplicas de prédios (c/áudio)
07/05/25 - 02:27 pm

Assomada, 07 Mai (Inforpress) – A artista santa-catarinense Nélida Gonçalves, mais conhecida por Nelly, cria há cinco anos réplicas de prédios da cidade de Assomada, no município de Santa Catarina (Santiago) usando fósforos e palitos de churrasco.

Em entrevista à Inforpress, a jovem de 28 anos, natural de Gil Bispo, um dos bairros da cidade de Assomada, contou que aprendeu a arte de reciclagem em 2020, com um artesão local, cuja parceria mantém até os dias de hoje.

“Uso fósforos, palitos de churrasco e madeira para criar a minha arte. Normalmente compro estes materiais, porque se esperar para obtê-las através de doações das pessoas, sobretudo donas de casa, nunca vou conseguir terminar os meus trabalhos”, disse a artista, que tem em exposição as suas obras na Rua Pedonal de Assomada, no âmbito de uma feira local.

Entretanto, informou que sempre que possível reutiliza fósforos e palitos de churrasco lançados no lixo.

Conforme explicou, a aposta em miniaturas de edifícios da cidade de Assomada, com destaque para os públicos, como Centro Cultural Norberto Tavares e Câmara Municipal de Santa Catarina, devem-se ao facto de querer fazer algo diferente e desafiar a si mesma.

Nelly, que criou a empresa “Nélida Arte”, tem usado fósforos queimados para feitura ainda de guarda-joias, porta-retratos, abajur, miniaturas de mobílias, e ainda tem dado “nova vida” aos garrafões com uso de cordas.

Na ocasião, disse que, recentemente, após uma formação, tem executado camas e cabeceiras, e outros mobiliários, que se encontram em exposição e em rifa a 1500 escudos cada nome.

Nesse sentido, convidou as pessoas para visitarem a stand na Rua Pedonal de Assomada até 10 de Maio, para que possam jogar rifa e ganhar uma cama com duas cabeceiras da “Nélida Arte”.

Ciente de que tem que dar a sua contribuição para o meio ambiente saudáveis, comprometeu-se em continuar a transformar lixo em arte, através da reciclagem.

No futuro, a jovem artista ambiciona mostrar o seu trabalho além-fronteira e abrir um espaço próprio para colocar as suas obras em exposição e venda permanente.

Nelly, que é amante do atletismo, tem participado nas feiras a nível da ilha de Santiago realizado no âmbito das festas do santo padroeiro e do município.

FM/AA

Inforpress/Fim

Partilhar