Tarrafal, 07 Mai (Inforpress) – O Presidente da República destacou hoje a importância de fortalecer a parceria entre o Governo, Organizações não-Governamentais (ONG) e parceiros internacionais para avançar na conservação do ambiente e mitigar os efeitos das mudanças climáticas no arquipélago.
José Maria Neves falava no acto do encerramento do encontro anual da Rede TAOLA+ 2025, no município do Tarrafal, iniciada na passada segunda-feira, 05, e que reuniu representantes de 14 ONG de todas as ilhas de Cabo Verde, que discutiram temas relacionados com o desenvolvimento sustentável, sensibilização ambiental e acções concretas de preservação dos bens naturais.
Na ocasião, o chefe de Estado reiterou a necessidade do país em avançar na protecção do meio ambiente, enfatizando o papel fundamental das ONG e da sociedade civil nesse processo.
“Se houver uma forte parceria entre o Governo, os parceiros internacionais e as ONG, tenho certeza de que continuaremos a dar passos significativos na conservação do nosso ambiente e na luta contra as mudanças climáticas”, afirmou Neves.
O chefe do Estado reconheceu o esforço e a dedicação das organizações ambientais, voluntários e cidadãos que, com senso cívico e patriotismo, “contribuem diariamente para a preservação do património natural de Cabo Verde”.
Igualmente, ressaltou a relevância da sociedade civil na construção de uma cultura de sustentabilidade, destacando o trabalho de sensibilização, mobilização comunitária e educação ambiental realizado pelas ONG ao longo das últimas décadas.
Para José Maria Neves, a união de esforços é “essencial” para acelerar o desenvolvimento sustentável do país e garantir um futuro mais justo e equilibrado em harmonia com o meio ambiente.
José Maria Neves encerrou o seu discurso reforçando a necessidade de coragem, visão e senso de missão para plantar as sementes de um Cabo Verde mais sustentável, que respeite e viva em equilíbrio com o seu meio ambiente.
“Vamos juntos construir um país mais rico, justo e resiliente, onde a natureza seja uma aliada do desenvolvimento”, concluiu.
Por seu turno, a representante da TAOLA+, Janete Agues, agradeceu o engajamento de todos os participantes e sublinhou a relevância do alinhamento das acções das organizações para ampliar o impacto das iniciativas ambientais e fortalecer o compromisso de Cabo Verde com as metas internacionais de protecção ambiental.
“Este encontro reforça o papel de Cabo Verde na defesa do seu património natural e evidencia a maturidade e qualidade do trabalho desenvolvido por nossas organizações”, afirmou Agues.
A representante destacou ainda a importância de criar espaços de articulação e integração de acções, promovendo uma abordagem conjunta e duradoura na preservação ambiental.
Este encontro da Rede TAOLA+ 2025 representa, segundo a organização, um marco na mobilização social e na afirmação do compromisso de Cabo Verde com a protecção do meio ambiente, reforçando a importância de acções colaborativas para garantir um futuro sustentável para as próximas gerações.
MC/JMV
Inforpress/Fim
Partilhar