Lisboa, 07 Jul (Inforpress) – A jovem santa-catarinense Carina Horta, de 33 anos, criou há sensivelmente quatro anos o clube de leitura denominado “o meu fascínio por livros” com o objectivo de incentivar e aprimorar o hábito da leitura.
“O clube de leitura faz parte de uma comunidade maior que é ‘o meu fascínio por livro’, que tem como objectivo abarcar os leitores e de uma forma mais específica ajudar os leitores a criarem o hábito da leitura”, explicou à Inforpress a jovem cabo-verdiana, residente em Portugal desde 2020.
O projecto, segundo a mesma fonte, pretende ainda partilhar conhecimentos e ideias sobre livros, estreitar laços entre pessoas e educar as pessoas através da leitura.
Na ocasião, mostrou-se orgulhosa do caminho feito de 2022 a esta parte, tendo em conta que, a seu ver, o projecto que quer “descomplicar a leitura” tem conseguido alcançar os seus objectivos que são ajudar as pessoas a terem e a aprimorar o hábito pela leitura.
O projecto, cujos encontros semanais aos sábados (18:00 de Cabo Verde) ocorrem online via Google Meets, e com grupo de apoio nas redes sociais propõe a leitura de um livro, sobretudo de desenvolvimento pessoal, por mês e debate posterior, em que os membros partilham as estratégias relacionadas à leitura.
A este propósito, a mentora do clube de leitura fez saber que apesar de as sessões e as discussões serem via plataformas de debates online, para se tornar membro do clube a mesma faz uma entrevista presencial para conhecer o “interesse” dos futuros integrantes pelos livros.
O clube conta, actualmente, com sete inscritos activos e engajados que lêem livros em paralelo, mas, a intenção é ter maior número de pessoas, sobretudo as que têm clareza e que sabem o porque de estar ali [no clube de leitura], segundo a jovem licenciada em Enfermagem e que trabalha num lar de idosos.
Durante a entrevista à Inforpress, a jovem de Santa Catarina (Santiago) avançou que no futuro pretende lançar um livro sobre desenvolvimento pessoal, cujo projecto já começou a “dar os primeiros passos”.
FM/JMV
Inforpress/Fim
Partilhar