Porto Novo: Dirigente desportivo defende criação de cidade desportiva na zona do Estádio Municipal

07-07-2024 13:44

Porto Novo, 07 Jul (Inforpress) – O dirigente desportivo Teodoro Graça defendeu hoje a criação de uma cidade desportiva na região do Porto Novo, na ilha de Santo Antão, a localizar-se na zona onde se situa o Estádio Municipal. 

Teodoro Graça, dirigente da Associação Académica do Porto Novo, disse que se está a perder “a oportunidade de construir, gradualmente, uma futura cidade desportiva” no município do Porto Novo, mais exactamente na zona onde foi construído o Estádio Municipal.

Isso, a propósito da decisão da câmara municipal de demolir o recinto “5 de Julho” para nesse local erguer o polidesportivo coberto, infra-estrutura que, a seu ver, deveria ser construída na zona onde já foi construído o Estádio Municipal, com vista à criação da tão desejada cidade desportiva.

Segundo este dirigente desportivo “ainda vão a tempo” de a câmara municipal mudar a localização e construir o polidesportivo coberto nas proximidades do Estádio Municipal do Porto Novo, tendo mostrado contra a demolição do recinto “5 de Julho”, o primeiro espaço desportivo construído no município do Porto Novo.

Em vez de demolir este recinto, Teodoro Graça, que é também promotor cultural, é de opinião de que se devia “recuperar e modernizar” esta infra-estrutura desportiva, que também recebe eventos culturais, “tendo em conta as novas dinâmicas culturais, desportivas e recreativas” no município.

Isso, no seu entender, “seria a melhor opção” já que o recinto em causa “foi sempre cultural e desportivo”, alertando para a necessidade de se evitar que se cometa “o mesmo erro em relação” ao edifício dos Paços do Concelho, “que podia perfeitamente ser construído em outros terrenos onde podia nascer uma área nova da cidade, com um plano moderno”.

O edifício dos Paços do Concelho foi construído no sítio onde localizavam os edifícios do antigo posto administrativo e da primeira escola básica edificada no concelho.

A Câmara Municipal do Porto Novo optou por demolir os dois patrimónios municipais para construir o actual edifício camarário, mesmo perante a insatisfação de muitos munícipes, que defenderam a preservação dos dois imóveis.

Os agentes desportivos porto-novenses têm manifestado contra a demolição do recinto “5 de Julho”, que periodicamente recebe eventos culturais e desportivos, aconselhando a edilidade a construir o pavilhão desportivo em outra zona.

A autarquia já explicou que o polidesportivo será um espaço multiusos para receber eventos desportivos e culturais. 

JM/HF

Inforpress/Fim

Notícias Recentes


05-10-2024 20:37
05-10-2024 20:27
05-10-2024 20:17
05-10-2024 19:53
05-10-2024 16:37