Ilha do Sal: Colégio Letrinhas lança campanha “Nha nome” para sensibilizar comunidade para questão do respeito ao nome

25-04-2024 20:44

Espargos, 25 Abril (Inforpress) – O Colégio Letrinhas, na ilha do Sal, vai lançar na segunda-feira uma campanha denominada “nha nome” (o meu nome), para sensibilizar a comunidade salense para a questão do respeito pelo nome do outro.

A iniciativa, que surge depois de uma visita do Alto Comissariado para a Imigração ao colégio, pretende levar os alunos às artérias das cidades do Sal, devidamente identificados, para mostrar aos outros o que é o respeito e como respeitar o outro através do nome, um direito consagrado pelos direitos humanos.

Conforme Sílvia Sousa, directora do colégio, esta é uma necessidade sentida há muito tempo pelo facto de muitos imigrantes serem chamados pelo nome do país de origem ou pelo nome das tribos, por não darem a conhecer os seus nomes.

“A acompanha ‘nha nome’ surge depois de uma visita organizada pelo Alto Comissariado pela Imigração aqui na ilha do Sal, de algo que temos sentido ao longo do tempo e da sensibilização que temos feito aos nossos alunos, mas que gostaríamos que fossem agora a sensibilizar a comunidade para esta questão”, explicou a directora.

“Muitas vezes temos a situação de imigrantes, por exemplo os chineses ou os africanos da costa de África e nós mesmos os Portugueses somos tratados por “tugas”, o africano por “mandjaco” e os chineses por “China”, e aquilo que consideramos é que existe uma responsabilidade de parte a parte para essa mudança de comportamento”, continuou.

Sílvia Sousa esclareceu que essa iniciativa visa “vencer nos alunos essa abordagem, mas vencer nestas pessoas também para que possam dar a conhecer também o seu nome para que possam ser tratados pelos seus próprios nomes".

“À partida o que vamos fazer é sair à rua identificados e dar a essas pessoas um crachá para que possam registar os seus nomes e possamos dizer o nosso nome, saber o seu nome e tratarmos pelo nome entre nós”, sublinhou.

A campanha vai ser apresentada à comunidade salense na próxima segunda-feira para lembrar a todos “a se respeitarem através do nome” que é um direito de personalidade por excelência, consagrado pelos direitos humanos.

NA/HF

Inforpress/Fim 

Notícias Recentes


05-05-2024 10:53
05-05-2024 10:46
05-05-2024 10:39
05-05-2024 10:30
04-05-2024 21:51