Higienização das Mãos: Coordenadora nacional realça importância da adesão à “boa prática” na prevenção de infecções

05/05/24 10:30

Cidade da Praia, 05 Mai (Inforpress) - A coordenadora nacional da Segurança do Doente e dos Trabalhadores de Saúde, Edite Silva, realçou hoje a importância dos profissionais de saúde na prestação dos cuidados e da adesão da população a esta “boa prática” na prevenção de infecções.

Em declarações à Inforpress a propósito do Dia Mundial da Higienização das Mãos, que hoje se assinala, a responsável sublinhou que o principal objectivo da celebração da data é elevar a relevância do acto, através da promoção de prevenção e controlo de infecções, reforçando o apelo à higienização correcta das mãos.

"A importância para Cabo Verde é sensibilizar os profissionais de saúde e também a população geral relativamente à adesão dessa boa pratica, que vamos é prevenir as infecções, quer no contexto da prestação dos cuidados, assim como também na população, por exemplo, junto das escolas nas cantinas", disse.

Segundo a coordenadora, antes da pandemia e desde há muito tempo esta pratica já era elevada no país de forma mais acentuada e específica nos hospitais, com a sensibilização para o acto de higienização das mãos, principalmente junto dos profissionais de saúde.

"Já com a pandemia isso tornou-se muito mais relevante a nível mundial e em Cabo Verde, uma vez que houve a necessidade de reforçar a formação, de implementar estratégias, nomeadamente fixando cartazes chamando atenção aos profissionais de saúde.

"Nas escolas também houve essa dinâmica de como preparar, assim como, de como fazer uma lavagem correcta das mãos para reduzir e mesmo evitar as infecções relacionadas com práticas inadequadas", assegurou.

Nos hospitais Edite Silva reconheceu que essa adesão foi muito mais eficaz com a pandemia, porque houve reforço de sensibilização, além de aposta na formação, procura de estratégia, e luta para demonstrar a necessidade de haver postos de higienização para uma correcta lavagem das mãos, de entre outras estratégias.

"E a OMS preconiza para este ano a promoção de formação com base na higienização das mãos e isso vai contribuir para que os profissionais de saúde aumentem seus conhecimentos, e claro, com isso vai haver também melhor adesão", perspectivou.

A comemoração do Dia Mundial da Higienização das Mãos tem como finalidade mobilizar e reforçar a adesão à prática destacando sua importância para o combate e prevenção de vírus, estimulando principalmente a conscientização das novas gerações.

ET/ZS

Inforpress/Fim

Notícias Recentes


18/05/24 17:48
18/05/24 17:07
18/05/24 16:40
18/05/24 14:49
18/05/24 14:09