Fogo: Workshop debate oportunidades na banca e nos seguros no contexto actual

26-04-2024 16:26

São Filipe, 26 Abr (Inforpress) – “As oportunidades na banca e nos seguros no contexto macroeconómico actual” é o tema de um workshop empresarial, em São Filipe, destinado aos operadores económicos da ilha promovido pela CVTelecom e Câmara de Comércio de Sotavento.

“Este workshop é para dar respostas à ambição que a população da ilha tem”, disse o presidente do conselho de administração da CVTelecom, João Domingos Correia, na abertura do evento, enaltecendo a contribuição dos foguenses para o desenvolvimento de Cabo Verde.

Nos últimos anos, explicou, a CVTelecom tem reforçado a parceria com a câmara de São Filipe e é no quadro do reforço desta parceria que a CVTelecom entendeu abrilhantar as festividades com a realização deste workshop.

A CVTelecom enquanto empresa de telecomunicações tem a responsabilidade de manter a ilha sem problemas de ligação interna e com Cabo Verde e com resto do mundo porque, explicou, “hoje os negócios fazem-se através de comunicação, a saúde e a educação são tratados com a comunicação e temos um papel central no processo de desenvolvimento do país nesta nova era”.

A vice-presidente da Câmara do Comércio de Sotavento, Luísa Lopes, disse que as festas de São Filipe são momentos únicos, mas advertiu que São Filipe e a ilha merecem ser contemplados com eventos do género fora do período das festas em que tudo é concentrado.

Segundo a responsável, workshop e eventos do tipo devem acontecer em outros períodos para permitir que os operadores possam aproveitá-los para alavancar a economia da ilha e Câmara de Comércio tem trabalhado para ter uma agenda para a ilha do Fogo como acontece com outras ilhas.

“Fogo está a perder a sua competitividade em relação às outras ilhas. Temos várias potencialidades a serem exploradas”, afirmou Luísa Lopes.

O encerramento do workshop esteve à cargo do presidente da câmara de São Filipe, Nuías Silva, que destacou que esta iniciativa foi importante por estar relacionada com o sector empresarial para um diálogo, capacitação e informação do tecido empresarial, explicitando que o sucesso e futuro de desenvolvimento da ilha e do município depende em grande medida das empresas.

“Não há países que se desenvolvam sem um forte tecido empresarial, formado, informado e com capacidade de materializar seus projectos”, disse o edil, observando que o sector empresarial constitui um verdadeiro motor do desenvolvimento, razão porque de entre as instituições que o município cuida, as empresas são “especiais”.

Por isso defendeu a existência de um diálogo franco com as empresas, mas, sobretudo, o empoderamento das mesmas.

Nuías Silva congratulou-se com a iniciativa da CVTelecom que anualmente tem premiado o município de São Filipe, por altura do dia do município e da bandeira de São Filipe, com oradores “de grande nível” em matérias pertinentes.

JR/CP

Inforpress/Fim

Notícias Recentes


08-05-2024 17:52
08-05-2024 17:40
08-05-2024 17:19
08-05-2024 17:12
08-05-2024 16:57