Desporto


08-05-2024 23:50

Cidade da Praia, 08 Mai (Inforpress) – A equipa do ABC, campeã nacional em andebol seniores femininos, vai iniciar a defesa do título frente ao representante de Santiago Norte, conforme ditou o sorteio realizado hoje no pavilhão Vavá Duarte, na cidade da Praia.

O campeonato de Cabo Verde vai ser disputado por cinco equipas em representação de Santo Antão, São Vicente, Santiago Sul (duas) e Santiago Norte. 

Segundo a Federação Cabo-verdiana de Andebol, a prova vai ser disputada no sistema todos contra todos em uma volta, visando o apuramento das semifinalistas.

Nas meias-finais, a primeira classificada enfrentará a quarta classificada, enquanto a segunda classificada medirá forças com a terceira, explicita a comunicação federativa, dando conta de que os vencedores avançam para a grande final, enquanto as equipas derrotadas disputarão o terceiro e quarto lugares.

Já a quinta classificada na fase inicial será eliminada da competição marcada para 10 a 18 de Julho, no pavilhão Vavá Duarte. 

Em masculinos, a competição será realizada de 22 a 27 de Julho, na ilha do Sal.

OM/HF

Inforpress/Fim

08-05-2024 22:42

Cidade da Praia, 08 Mai (Inforpress) – Os Asa Stars iniciam a defesa do título de campeão nacional de andebol sénior masculino frente ao Vitória de Paul, de Santo Antão, conforme o sorteio realizado hoje, no pavilhão Vává Duarte, na Praia.

As duas formações integram o grupo B, juntamente com os campeões regionais da Boa Vista e do Sal.

Já o Grupo B ficou constituído pelos representantes de Santiago Sul, Fogo, São Vicente e Santiago Norte.

A região desportiva de Santiago Sul conta com dois representantes, uma vez que os Asa Stars, vão fazer a defesa do título, conquistado nas duas últimas temporadas.

De acordo com a calendarização, apuram-se para as meias-finais os dois primeiros classificados de cada grupo.

O campeonato masculino vai ser disputado de 22 a 27 de Julho, na ilha do Sal, organizado pela Associação Regional de Andebol local.

OM/HF

Inforpress/Fim 

07-05-2024 13:26

Cidade da Praia, 07 Mai (Inforpress) – Os atletas Milly Brito e Valter Araújo, considerados especialistas cabo-verdianos nas provas de trial, vão representar Cabo Verde na competição Transvulcania 2024, a ser disputada sábado, 11, nas ilhas Canárias.

Segundo apurou a Inforpress junto da Federação Cabo-verdiana de Atletismo (FCA), os dois atletas representantes da Emicela Team Cabo Verde já se encontram nas Ilhas Canárias para treinos de altitude para a “prestigiada prova”, esperançados em atacar o pódio.

Os dois atletas, ambos da ilha de São Nicolau, vão disputar a prova de trail na categoria de maratona.  ´

A Transvulcania 2024, que se realiza em Santa Cruz de La Palma, de acordo com a programação, vai ser disputada nas distâncias da ultramaratona, maratona e meia maratona e quilómetro vertical, e prevê-se a participação dos melhores especialistas da modalidade.

Transvulcania é um evento desportivo marcadamente competitivo a nível nacional e internacional e com a possibilidade de ampla participação em diferentes níveis de competição, esforço e motivação em que os concorrentes competem nas diferentes trilhas na Ilha de La Palma.

SR/AA

Inforpress/Fim

07-05-2024 12:20

Cidade da Praia, 07 Mai (Inforpress) – Dezanove militares das Forças Armadas, da 3.ª Região Militar, e cinco civis estão capacitados para árbitros e juiz de boxe e treinadores de judo e boxe, numa parceria entre o IDJ e a instituição castrense.

Esta formação, de acordo com o Instituto do Desporto e da Juventude (IDJ), insere-se no âmbito de preparação da XV Edição dos Jogos Militares Nacionais e a preparação dos atletas para competições internacionais e visa dar continuidade à promoção de modalidades desportivas e promover o desporto militar para a sua transformação num “pilar de desporto de rendimento” do Sistema Desportivo Nacional.

O curso, que decorreu de 03 de Abril a 04 de Maio, esteve a cargo do técnico do Instituto do Desporto e da Juventude (IDJ), Edmilson Fernandes, do major Rui Fortes e do sargento Adilson Gomes.

“Esta formação, além de proporcionar o aperfeiçoamento da capacidade física do militar, faz com que valores, como disciplina, determinação, coragem, espírito de corpo, camaradagem, autoconfiança e dedicação, tornem-se rotina na vida do militar”, refere a nota do IDJ.

O IDJ mostra-se comprometido “em continuar a apostar na formação dos agentes do desporto militar e desporto escolar”, enquanto “dois subsistemas do desporto nacional que merecem uma atenção especial e devem ser apostas prioritárias para consolidação do nosso sistema desportivo”.

A sessão culminou com o acto de entrega de certificados aos 24 participantes, sendo 19 integrantes das forças armadas e cinco civis, e vem na linha de uma primeira formação realizada na 1ª Região Militar, sediada em São Vicente, na semana passada e que formou 22 dirigentes das Forças Armadas.

SR/AA

Inforpress/Fim

07-05-2024 10:04

São Filipe, 07 Mai (Inforpress) – O jogo entre as equipas de União de São Lourenço e Luzabril a contar para a 21ª e penúltima jornada do campeonato regional do segundo escalão poderá decidir o título de campeão.

As duas equipas estão separadas por um ponto, União de São Lourenço lidera com 40 pontos e Luzabril é o segundo com 39 pontos e em caso de vitória a formação de São Lourenço conquista o título de campeão e consequentemente a sua promoção ao escalão principal.

Os jogos referentes à penúltima jornada foram marcados para quarta-feira 08 de Maio e além do campeão poderá decidir as duas equipas que vão subir para o primeiro escalão.

A anteceder o jogo que poderá ditar o título à formação de Atlântico, que ocupa a terceira posição com 35 pontos, defronta o Desportivo de Cova Figueira e em caso de vitória aproxima-se de Luzabril e fica a torcer para uma vitória de União de São Lourenço, deixando assim a segunda vaga para promoção ao primeiro escalão para ser decidida na última jornada.

Jogos da 21ª e penúltima jornada do campeonato regional do segundo escalão:  Atlântico – Desportivo, Luzabril – União de São Lourenço, Baxada – Brasilim e ABC de Patim – Pavense.

Os jogos da última jornada serão realizados nos dias 11 e 12 de Maio com o seguinte calendário: Spartak – Baxada, União de São Lourenço – ABC de Patim, Pavense – Atlântico e Luzabril – Parque Real.

A classificação é liderada pela formação de União de São Lourenço com 40 pontos, seguido de Luzabril com 39, Atlântico com 35, Desportivo 32, Baxada 29, ABC de Patim 28, Parque Real 22, Brasilim 19, Pavense com 12 e Spartak 05.

Neste momento apenas três equipas, todas do município de São Filipe, nomeadamente União de São Lourenço, Luzabril e Atlântico têm a hipótese de subir ao primeiro escalão.

Assim, na próxima época e pelo segundo ano consecutivo o município de Santa Catarina do Fogo não terá qualquer representante no campeonato regional do primeiro escalão.

JR/ZS

Inforpress/Fim

07-05-2024 7:50

Ribeira Grande, 07 Mai (Inforpress) - O campo de ténis de Afonso Martinho, Ribeira Grande, Santo Antão, já dispõe de iluminação artificial, o culminar de uma “revindicação antiga e justa”, segundo o presidente da Associação de Ténis da Ribeira Grande.

Em declarações à imprensa, António Miranda recordou que desde a oficialização da Associação de Ténis da Ribeira Grande, em 1995, foi desencadeada um conjunto de acções “ano após ano” e hoje, dia 06 de Maio, conseguiu-se concretizar mais uma.

Conforme António Miranda, antigamente não era possível realizar um campeonato nacional em Santo Antão porque o campo não dispunha de iluminação artificial e somente o período da tarde é insuficiente para realizar actividades.

“O ténis é uma modalidade que não tem hora certa de termina por isso era necessário que tivéssemos iluminação no campo. Também é uma oportunidade dos nossos atletas que não conseguem treinar de dia, agora vão conseguir fazer os seus treinos no período noturno”, salientou.

António Miranda referiu-se ainda à rentabilidade do espaço, visto que o mesmo não dispõe de um rendimento.

“Funcionamos basicamente a volta de parcerias, temos uma parceria com a Sita e a ideia agora é reforçar com a Electra a questão de custos da iluminação”, concretizou a mesma fonte.

Isto porque, continuou, o ténis não tem bilheteira e “não há nenhum subsídio anual”, o que “traz muitas dificuldades”, contudo, vincou, há esperança de que empresas e o poder local e central tenham “sensibilidade suficiente” e vejam que a associação de ténis já deu “provas de organização” e que trabalha com um plano de actividade e relatório de contas.

LFS/AA

Inforpress/Fim

07-05-2024 0:53

Ribeira Grande, 06 Mai (Inforpress) – O tenista santantonense Samuel Lopes venceu na noite de hoje, segunda-feira, 06, a taça Ribeira Grande 2024, na categoria sénior masculino, enquadrada nas comemorações do dia município da Ribeira Grande, que se celebra a 07 de Maio.

Samuel Lopes venceu Júnior Campinha pelos parciais de 6-4 e 6-2.

Em declarações à imprensa, Samuel Lopes disse que a vitoria foi algo especial, devido ao grande ganho que foi a inauguração da iluminação artificial dos “courts”.

“Essa vitoria me deixou orgulhoso, pois chegou no dia em que se realizou o tão almejado sonho de ter os ‘courts’ iluminados, o que colmatará muitos constrangimentos que tínhamos no que tange aos jogos que muitas vezes eram adiados divido à falta de iluminação”, pontuou.

Por sua vez, Júnior Campinha enfatizou que no jogo sempre há um que ganha e outro que perde e vice-versa.

“No torneiro passado venci o Samuel Lopes e hoje foi ele a me vencer com mérito. Fico feliz por ele ter vencido pois trata-se de um atleta experiente”, disse.

Júnior Campinha afirmou ainda que a iluminação acabou por “atrapalhar” o seu desempenho porque foi a primeira vez que jogou com iluminação artificial.

Na categoria sub14, Márcio Luz levou melhor sobre o atleta Tiago Gomes.

A competição contou com a participação de 12 tenistas inscritos na Associação de Ténis da Ribeira Grande, sendo quatro na categoria sub14 e oito em sénior masculino.

O presidente da Associação de Ténis da Ribeira Grande, António Miranda, considerou que foi um torneio muito competitivo que culminou, segundo a mesma fonte, numa grande final.

“Ainda os atletas precisam adaptar-se à iluminação artificial. Iremos fazer algumas correções, mas acredito que os próximos torneios à noite vão ser melhores”, finalizou.

LFS/HF

Inforpress/Fim

06-05-2024 18:15

Mindelo, 06 Mai (Inforpress) - A xadrezista Célia Rodriguez foi a vencedora de mais uma edição do campeonato feminino em xadrez, realizada domingo, no Mindelo, e sagrou-se tri-campeã da modalidade que deverá ter mais três jogadoras no ‘rating’ internacional.

O título foi conseguido pela representante da ilha do Sal, ao derrotar, na última ronda, Erika Pérez, representante de São Vicente, por meio ponto de diferença.

Uma vitória, que, segundo a vencedora, demonstra que o nível de xadrez em feminino está a aumentar no País.

“Estão a aparecer novas figuras que prometem ainda mais, que têm muito mais para dar e acho que o xadrez em Cabo Verde está a crescer”, considerou Célia Rodriguez, que pediu ainda mais apoio para a modalidade evoluir mais, especialmente no feminino.

No seu caso, a jogadora que é natural de Cuba, confirmou estar a dar a sua contribuição para o conhecimento e massificação do xadrez em Cabo Verde e para haver mais xadrezistas cabo-verdianos com ‘rating’ internacional.

O torneio, que aconteceu nas instalações do Grémio Desportivo Amarante, teve como segunda classificada, Deise Pereira, e em terceiro lugar, Jacira Almeida, todas representantes da cidade da Praia, e que também destacaram o nível das provas.

Outro também que afirmou ter sido um campeonato “bastante produtivo” foi o presidente da Federação Cabo-verdiana de Xadrez (FCX), Francisco Carapinha, ele que é também árbitro internacional.

“Teve momentos de grande tensão competitiva. Estas meninas, eu posso dizer, portaram-se excelentemente, pontuais, com fair play extraordinário, foi dos melhores campeonatos que eu já arbitrei”, assegurou a mesma fonte.

Francisco Carapinha destacou ainda a concorrência que a Célia Rodriguez teve, inclusive com o feito de três das quatro jogadoras sem ‘rating’.

“Elas pontuaram e, portanto, agora basta-lhes fazer uma partida com um jogador com ‘rating’ para passarem também a ter ‘rating’ internacional”, explicou o presidente da FCX.

O terceiro campeonato de xadrez em feminino contou com a participação de oito xadrezistas de quatro concelhos do País, sendo três do Sal, duas da cidade da Praia, e São Vicente, São Nicolau e Santo Antão tiveram uma representante cada um.

LN/CP

Inforpress/Fim

06-05-2024 12:40

Cidade da Praia, 06 Mai (Inforpress) - Os Seven Stars venceram no domingo, 05, os Black Panthers por 4-3, no jogo-cartaz da segunda jornada, e lideram o campeonato regional de futebol de Santiago Sul, em sénior feminino.

As meninas do Seven Stars passam a somar seis pontos e deixam as Black Panthers, que regressaram este ano à competição após longos anos de ausência, com três pontos.

Nos outros jogos da ronda, o Vila Nova, que está com uma equipa muito reforçada, goleou o Bayer por 5-0, e o Delta derrotou Kumunidadi por 3-1.

Resultados dos jogos da segunda jornada:

Sábado, 04: Kumunidadi 1 Delta 3;

Domingo, 05: Vila Nova 5 Bayer 0 e Seven Stars 4 Black Panthers 3

Na classificação, Seven Stars lideram com seis pontos, seguidas por Black Panthers, Vila Nova, Delta e Bayer (três pontos) e Kumunidadi, sem qualquer ponto.

OM/AA

Inforpress/Fim

06-05-2024 12:14

Cidade da Praia, 06 Mai (Inforpress) - A Escola de Formação Orlando Duarte (Efsod) lidera o campeonato regional de Santiago Sul, em sub-19, após vencer o Relâmpago por 3-1, em jogo que encerrou, domingo, 05, a segunda jornada da prova.

A formação do bairro da Várzea, passa a somar seis pontos, mais três que a Epif, que conseguiu a sua primeira vitória na competição, ao golear os Atletas de Cristo por 7-1.

No outro jogo desta ronda, os Garridos e o Prédio empataram a dois golos.

A formação do Bola pa Frente ficou isenta nesta jornada.

A prova conta com a participação de sete equipas e é disputada no sistema de todos contra todos, a uma volta, e as quatro melhores classificadas disputam as meias-finais.

De notar que a Epif, na qualidade de campeão nacional, vai representar a região desportiva de Santiago Sul no campeonato de Cabo Verde do referido escalão.

Resultados dos jogos da segunda jornada:

Sábado, 27: Campo de Sucupira: Garridos 2 – Prédio 2 e Atletas de Cristo 1 – Epif 7

Campo de Sucupira: EFSOD 3 - Relâmpago 1

Na classificação, a Efsod lidera com seis pontos, seguida da Efif e Bola pa Frente (três pontos), Prédio (dois pontos), os Garridos e Atletas de Cristo (um ponto) e Relâmpago (zero ponto).

OM/ZS

Inforpress/Fim

05-05-2024 22:50

Nova Sintra, 05 Mai (Inforpress) - O Sport Clube Morabeza não foi além de um empate (1-1) em casa ante o Varandinha de Tarrafal Santiago, em jogo da primeira jornada do Grupo B, disputado no Estádio Aquiles D´Oliveira.

A jogar em casa, Morabeza esteve mais perto do golo na primeira parte, no entanto o resultado mantém-se nulo.

Na segunda parte, o Morabeza entrou a pressionar a equipa de Varandinha, e aos 18 minutos do jogo, através de um cruzamento de Ronaldo, surgiu auto-golo que colocou a equipa da casa na frente do marcador.

No entanto, aos 43 minutos da segunda parte, Varandinha viria empatar, por intermédio de Vá Preta que “gelou” completamente o Estádio Aquiles d´Oliveira.

Em declarações à comunicação social, o técnico Nêy Lokô lamentou a falta de eficácia da sua equipa, considerando que o adversário é uma formação que joga muito com bolas longas e isso acaba por desgastar fisicamente os seus jogadores.

“Também tivemos um adversário que é o clima de hoje, pois essa quentura que se fez nesta tarde, nós não estamos acostumados. Sabemos claramente da dificuldade de jogar fora com um clima bastante alto, no entanto em casa não estamos acostumados com esta situação, por isso acho que isto pesou bastante”, sublinhou.

Segundo este treinador, a sua equipa deveria ter um outro jogador para reforçar a equipa no sector do meio campo, que pudesse colmatar a ausência de Patrick que fez “excelente” campeonato e hoje não pôde estar presente.

“Nós podíamos marcar o segundo golo e matar o jogo, sendo que tivemos várias oportunidades de golo, pois o futebol é ingrato, quem não marca sofre e, portanto, agora é trabalhar para a próxima jornada que será fora de casa”, frisou.

Por sua vez, o treinador do Varandinha, Txoba, disse que foi um jogo “complicado”, com um campo “difícil” e com adeptos a favor, e que esta é a terceira vez que jogam aqui e também é o terceiro empate.

“Um excelente jogo, entre duas grandes equipas, no entanto gostava que houvesse a terceira grande equipa, que todavia o jogo seria melhor. A minha equipa começou um pouco nervosa, mas também reconhecemos que alguns jogadores estão a participar no nacional pela primeira vez, e isso causa bastante pressão”, afirmou.

Entretanto, afirmou que na segunda parte a sua equipa conseguiu mostrar o seu valor e fizeram um golo que empatou a partida.

O campeonato nacional, cujo arranque estava agendado para o último fim de semana de Abril, teve um adiamento devido a problemas de transporte  inter-ilhas, pelo que a final que  está marcada para 05 de Julho no Estádio  Nacional, na Praia, poderá também ser adiada.

DM/ZS

Inforpress/Fim

05-05-2024 22:00

Cidade da Praia, 05 Mai (Inforpress) – A agência Inforpress divulga o quadro completo dos resultados dos jogos da 1ª jornada do campeonato de Cabo Verde, disputados este fim-de-semana, nas diferentes regiões desportivas do país.

Grupo A: Académica do Fogo 6 – Juventude 1 e Académico 2 – Rosariense 0

Classificação: Académica do Fogo e Académico do Sal (três pontos), Rosariense e Juventude (zero ponto)

Grupo B: Palmeira 1 – Barreirense 1 e Morabeza 1 – Varandinha 1

Classificação: As quatro equipas somam um ponto cada.

Grupo C: Ultramarina 2 – Sanjoanenses 0 e Boavista da Praia 2 – Derby 0

Classificação: Boavista da Praia e Ultramarina (três pontos), Derby e Sanjoanenses (zero ponto)

Jogos da 2ª jornada a serem disputados no fim-de-semana 11 e 12 de Maio:

Grupo A: Rosariense – Académica do Fogo e Juventude – Académico do Sal

Grupo B: Varandinha – Palmeira e Barreirense – Morabeza

Grupo C: Derby – Ultramarina e Sanjoaneses – Boavista da Praia

OM/ZS

Inforpress/Fim

Exibindo 1 para 12 de 60