São Vicente: Célia Rodriguez é tri-campeã do campeonato feminino em xadrez

06-05-2024 18:15

Mindelo, 06 Mai (Inforpress) - A xadrezista Célia Rodriguez foi a vencedora de mais uma edição do campeonato feminino em xadrez, realizada domingo, no Mindelo, e sagrou-se tri-campeã da modalidade que deverá ter mais três jogadoras no ‘rating’ internacional.

O título foi conseguido pela representante da ilha do Sal, ao derrotar, na última ronda, Erika Pérez, representante de São Vicente, por meio ponto de diferença.

Uma vitória, que, segundo a vencedora, demonstra que o nível de xadrez em feminino está a aumentar no País.

“Estão a aparecer novas figuras que prometem ainda mais, que têm muito mais para dar e acho que o xadrez em Cabo Verde está a crescer”, considerou Célia Rodriguez, que pediu ainda mais apoio para a modalidade evoluir mais, especialmente no feminino.

No seu caso, a jogadora que é natural de Cuba, confirmou estar a dar a sua contribuição para o conhecimento e massificação do xadrez em Cabo Verde e para haver mais xadrezistas cabo-verdianos com ‘rating’ internacional.

O torneio, que aconteceu nas instalações do Grémio Desportivo Amarante, teve como segunda classificada, Deise Pereira, e em terceiro lugar, Jacira Almeida, todas representantes da cidade da Praia, e que também destacaram o nível das provas.

Outro também que afirmou ter sido um campeonato “bastante produtivo” foi o presidente da Federação Cabo-verdiana de Xadrez (FCX), Francisco Carapinha, ele que é também árbitro internacional.

“Teve momentos de grande tensão competitiva. Estas meninas, eu posso dizer, portaram-se excelentemente, pontuais, com fair play extraordinário, foi dos melhores campeonatos que eu já arbitrei”, assegurou a mesma fonte.

Francisco Carapinha destacou ainda a concorrência que a Célia Rodriguez teve, inclusive com o feito de três das quatro jogadoras sem ‘rating’.

“Elas pontuaram e, portanto, agora basta-lhes fazer uma partida com um jogador com ‘rating’ para passarem também a ter ‘rating’ internacional”, explicou o presidente da FCX.

O terceiro campeonato de xadrez em feminino contou com a participação de oito xadrezistas de quatro concelhos do País, sendo três do Sal, duas da cidade da Praia, e São Vicente, São Nicolau e Santo Antão tiveram uma representante cada um.

LN/CP

Inforpress/Fim

Notícias Recentes


19-05-2024 9:34
19-05-2024 9:29
19-05-2024 9:24
19-05-2024 9:16
19-05-2024 9:13