Ver Noticias

Óbito: Deputado da Nação Edson Alves faleceu hoje em Portugal por morte súbita

Moradores de Santa Cruz ganham nova praça para convívio e lazer

Santo Antão: Égua Marisa vence corrida da festa da Santa Cruz

Liberdade de Imprensa: MpD admite necessidade de melhores medidas de políticas visando superiores indicadores no ranking

PR enaltece “enorme ambição de Cabo Verde” em transformar-se numa plataforma de serviços de saúde no continente

Liberdade de Imprensa: MpD admite necessidade de melhores medidas de políticas visando superiores indicadores no ranking

Cidade da Praia, 03 Mai (Inforpress) – O Movimento para a Democracia (MpD – poder) admitiu hoje a necessidade de um acompanhamento “próximo” do sector da Comunicação Social, visando melhores medidas de políticas que permitam superiores indicadores no ranking do Índice da Liberdade de Imprensa.

Esta ponderação vem na voz da secretária-geral adjunta do MpD, Vanuza Barbosa, durante uma conferência de imprensa na sequência da publicação do relatório dos Repórteres sem Fronteiras (RSF) que coloca Cabo Verde na posição 41, de um total de 180 países e territórios, com uma pontuação de 72.77, posição essa qu e, segundo a mesma fonte, é “relativamente boa”.

“Há indicadores em que progredimos e outros onde há a necessidade de melhorias. Cabo Verde tem vindo, ao longo dos sucessivos anos, a marcar pontos nos relatórios sobre a liberdade de imprensa, através da adopção de medidas de política, visando uma cada vez maior liberdade e autonomia do sector”, salientou a responsável.

Tendo em linha de conta o carácter dinâmico desses indicadores, Vanuza Barbosa reiterou a necessidade de um acompanhamento permanente e próximo do sector, para se introduzir mais e melhores medidas de políticas que permitam aproximar dos lugares cimeiros.

“Não obstante este último resultado, estamos em crer que muito tem sido feito para se alcançar esse desiderato”, referiu, destacando algumas medidas que o Governo tem introduzido para a melhoria do sector da comunicação social no país.

Dessas medidas, aponta a aprovação dos novos estatutos da Agência Reguladora da Comunicação Social (ARC), aprovação dos novos Estatutos da Rádio e Televisão de Cabo Verde, de 2019, que, conforme disse, conferiram “maior independência” às estações, introdução de um quadro favorável de incentivos ao desenvolvimento da imprensa privada em Cabo Verde, entre outros.

“Estas acções reflectem o nosso compromisso em criar um ambiente propício para o desenvolvimento e aprimoramento da imprensa em Cabo Verde”, sublinhou, renovando, que o MpD está “comprometido” em trabalhar em estreita colaboração com todas as partes interessadas para garantir que a liberdade de imprensa continue a ser protegida e promovida no país.

“Reafirmar, enquanto partido da liberdade e da democracia, o nosso compromisso inabalável para com a liberdade de imprensa, um princípio essencial e fundamental que defendemos fervorosamente, reconhecendo-o como um pilar central de nossa democracia”, concluiu.

SC/HF

Inforpress/Fim

Ler mais

Ministro do Mar pede a empresas e instituições que ajudem na formação a baixo custo para jovens chefes de família

Mindelo, 03 Mai (Inforpress) - O ministro do Mar pediu hoje, no Mindelo, a empresas, bancos e outras instituições que ajudem a dar formação de baixo custo para jovens chefes de família porque o Estado não tem condições de continuar a oferecer essas formações.

Abraão Vicente fez este apelo após presidir o acto de entrega de certificados a 55 formandos da área marítima, dos quais 28 motoristas e 27 marinheiros, após cinco meses de formação na Escola do Mar (EMar).

“Nós estamos à procura, no mercado, de mais financiamento, mais instituições que financiam não eventos ligados ao mar, não conferências ligadas ao mar, mas que financiam sobretudo a continuação da formação dos jovens que irão fazer a diferença no mercado do trabalho. Infelizmente, o Estado não pode continuar e não tem condições de oferecer essas formações sempre com essa taxa de financiamento”, pediu.

Segundo o ministro, para essas formações, o custo das propinas para cada aluno é de cerca de 130 mil escudos e o Governo financiou quase 100 mil escudos cada um.

Para o governante, isto significa que se o Governo colocar todas as verbas disponíveis no mercado, para o sector do mar, para financiar a formação, terá   praticamente o triplo do número de formados.

Abraão Vicente também apelou aos jovens recém-formados que estejam abertos a sair de São Vicente e a trabalhar em qualquer das ilhas ou a fazer carreiras internacionais.

“Nem sempre a primeira saída ao profissional é uma licenciatura ou um mestrado ou um doutoramento. Muitos jovens precisam apenas ter acesso a uma formação com colocação no mercado de trabalho. E eu creio que este deve ser o foco também de todo o sistema de educação”, considerou o ministro lembrando que "só no ano passado, o Governo, através do Ministério do Mar, assinou sete acordos de parceria e de reciprocidade, permitindo a colocação de jovens formados na área do mar.

CD/CP

Inforpress/Fim

Ler mais
Metereologia

VÍDEOS

Moradores de Santa Cruz ganham nova praça para convívio e lazer

Pedra Badejo, 03 Mai (Inforpress) – Os moradores da comunidade de Santa Cruz, do município com mesmo nome, no interior de Santiago, ganharam hoje um espaço público intergeracional de convívio e lazer “que vai dinamizar a zona e mudá-la do ponto vista ambiental.

A afirmação é do presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz, Carlos Silva, no acto de inauguração desse equipamento social, cuja cerimónia foi co-presidida pelo presidente da Assembleia Municipal do mesmo concelho, Gilson Cardoso.

“Esta é uma das primeiras praças mais completa que estamos a construir no município de Santa Cruz. É uma infra-estrutura que conta com um conjunto de serviços de apoio como quiosques, fitness parque, parque infantil e rede de internet”, disse.

A praça, ora inaugurada, no âmbito da festa local “Nha Bela Cruz”, segundo o autarca, é um espaço intergeracional, ou seja, vai servir as criança, jovens e pessoas de terceira idade.

Por tudo isso, afirmou que se justifica tal investimento num “bom equipamento social” que custou à edilidade 15 mil contos.

Em declarações à Inforpress, a moradora Juvinália Oliveira mostrou-se contente por ver que a partir de hoje, as crianças, os jovens e os adultos dessa localidade passam a ter um espaço de lazer, convívio e bem-estar.

A obra, reivindicada há muito tempo pelos moradores, segundo ela vai aumentar a auto-estima dos mesmos e ainda vai valorizar todo espaço envolvente.

FM/HF

Inforpress/Fim

Ler mais

Portugal: Tito Paris actua hoje e sábado no B.Leza em Lisboa

Lisboa, 03 Mai (Inforpress) - O músico cabo-verdiano radicado em Portugal Tito Paris actua hoje no B.Leza, em Lisboa, e volta a subir ao palco do mesmo espaço, este sábado, depois dos bilhetes para o concerto desta sexta-feira terem esgotado.

A organização disse que decidiu ter mais uma data para a actuação, já que com o concerto de hoje esgotado, “muitos” ainda queriam ver o artista natural de São Vicente, o que vai acabar por acontecer.

O artista natural da ilha de São Vicente começou o seu percurso artístico a escrever para artistas como Bana ou Cesária Évora, tendo gravado o seu primeiro disco em 1987, intitulado “Fidjo Maguado”.

Em meados da década de 1990, Tito e a sua banda gravaram “Dança ma mi criola”, que se tornou num dos seus temas emblemáticos e, em 1996, gravou “Graça de tchega”.

Em 1998, o cantor e compositor, natural do Mindelo, São Vicente, que começou por tocar violão, depois baixo, bateria, seguindo-se outros instrumentos, incluindo o cavaquinho, gravou neste clube lisboeta dedicado aos ritmos cabo-verdianos, “Ao vivo no B. Leza”.

Em 2002, saiu o seu álbum “Guilhermina”, ao qual se seguiu “Tito Paris ao vivo na Aula Magna”, que inclui três temas gravados em estúdio, para cinco anos depois chegar o “Acústico”, seguido de “Mozamverde” em 2010 e “Mim ê Bô” em 2017.

Em 2023, o artista comemorou 40 anos de carreira com vários concertos e muitos convidados.

DR/CP

Inforpress/Fim

Ler mais

Subscreva na nossa Newsletter

Receba as notícias mais recentes diretamente na sua caixa de entrada. Assine nossa newsletter e mantenha-se informado!"

: 0 / 280

Santo Antão: Égua Marisa vence corrida da festa da Santa Cruz

Coculi, 03 Mai (Inforpress) – A égua Marisia, montada pelo jóquei Nhu, do Porto Novo, venceu hoje a corrida de cavalos enquadrada na festa da Santa Cruz, padroeira da freguesia e paróquia do Santo Crucifixo, na Ribeira Grande.

Nairobi, montada pelo jóquei Vlu, do Paul, ficou em segundo lugar e Triana, montada pelo jóquei Leo, conquistou a terceira posição.

Na quarta posição ficou a égua Ohana, de São Nicolau, Nancy do Porto Novo ocupou a quinta posição e Zailon, também do Porto Novo, ficou no sexto lugar.

A corrida de cavalos da festa da Santa Cruz contou com a participação de 10 cavados.

LFS/HF

Inforpress/Fim

Ler mais

Porto Novo: MAA continua a contar com Instituto de Estradas na reparação da barragem subterrânea de Chã de Branquinho

Porto Novo, 03 Mai (Inforpress) – O Ministério da Agricultura e Ambiente (MAA) continua a contar com o Instituto de Estradas com vista à recuperação da barragem subterrânea de Chã de Branquinho, no município do Porto Novo, inoperante há quase oito anos.

O delegado do MAA no município do Porto Novo, Joel Barros, disse à Inforpress que o processo está em andamento e que este ministério vai contar com a parceria do Instituto de Estradas na recuperação da barragem subterrânea de Chã de Branquinho.

O MAA, conjuntamente com a câmara do Porto Novo, sugeriu ao Instituto de Estradas a construção de um via de acesso à barragem para permitir o transporte da maquinaria e o consequente arranque das obras de recuperação dessa infra-estrutura hidráulica, danificada durante as cheias de 2016.

O processo está em curso e é provável que, assim que as obras da estrada para Chã de Branquinho terminem, a própria empresa que está a executar o projecto, já na fase de conclusão, possa avançar com a construção do acesso à barragem.

Os agricultores em Chã de Branquinho têm estado a insistir na recuperação da barragem subterrânea, com vista a aumentar a disponibilidade de água para agricultura nesse vale, um dos mais produtivos do município do Porto Novo.  

Esta barragem foi inaugurada em 2012, no quadro do projecto de reordenamento da bacia hidrográfica de Alto Mira tem a capacidade de mobilização de 350 mil metros cúbicos/ano.

JM/CP

Inforpress/Fim

Ler mais

PR enaltece “enorme ambição de Cabo Verde” em transformar-se numa plataforma de serviços de saúde no continente

Cidade da Praia, 03 Mai (Inforpress) – O Presidente da República enalteceu hoje a “enorme ambição” de Cabo Verde em transformar-se numa plataforma de prestação de serviço de Saúde na região africana, pelo que vai debater nos EUA a possibilidade de parcerias público/privado no sector.

José Maria Neves fez estas afirmações aos jornalistas em conferência de imprensa, por ocasião da sua visita aos Estados Unidos da América, que se inicia esta madrugada, relativamente à sua participação no “Diálogo de Alto Nível sobre o Reforço dos Sistemas de Saúde” no continente africano.

Temáticas como investigação, formação, ensino superior, desenvolvimento de sistemas de comercialização e manutenção de equipamentos, mas também o desenvolvimento de redes hospitalares de prestação de serviços altamente especializados para toda esta região foram apontados pelo mais alto magistrado da nação, como serviços que o país pretende desenvolver nesta plataforma.    

O Presidente da República anunciou, ainda, que terá vários encontros bilaterais com autoridades norte-americanas, para além de contactos com os quadros cabo-verdianos que residem no Estado do Texas que “constituem um importante recurso para o desenvolvimento do país”.

“Tenho feito um esforço para mobilizar esta diáspora para estar atenta a Cabo Verde, aos programas do Governo, das autarquias locais, no sentido de contribuírem para o desenvolvimento do país”, realçou.

Quanto a encontros bilaterais, especificou que há vários pedidos com outros Chefes de Estado que estarão presentes, mas também com as autoridades americanas, designadamente, na área das energias renováveis e na mobilização de financiamentos para o desenvolvimento de projectos no continente africano.

O Presidente da República desloca-se, na madrugada deste sábado, aos Estados Unidos da América, para participar nas celebrações do 20º Aniversário do Millennium Challenge Corporation (MCC) e na Cimeira Empresarial Estados Unidos-África, bem como no “Diálogo de Alto Nível sobre o Reforço dos Sistemas de Saúde no continente africano”.

SR/HF

Inforpress/Fim

Ler mais

Viúva de Navalny recebe prémio anual pela liberdade de expressão da Deutsche Welle

Berlim, 03 Mai (Inforpress) – O prémio anual pela liberdade de expressão da alemã Deutsche Welle (DW) vai ser entregue a Yulia Naválnaya, viúva do opositor russo Alexei Navalny, e à sua equipa, anunciou hoje a emissora internacional alemã.

O diretor-geral da emissora estatal alemã, Peter Limbourg, justificou a decisão pela “coragem, convicção e força inabaláveis” com que Naválnaya “luta por uma Rússia livre e defende aqueles que [o presidente russo] Vladimir Putin quer silenciar”.

“Yulia Naválnaya apoiou desde o início o trabalho político do seu marido na luta pela liberdade de imprensa e pela liberdade de expressão, apesar de todos os riscos, ameaças constantes e restrições pessoais”, destacou.

Naválnaya receberá o prémio no dia 05 de junho em Berlim, numa cerimónia em que falará o ministro das Finanças alemão e líder do partido liberal, Christian Lindner.

O comunicado da DW recorda que Navalny morreu em fevereiro numa prisão russa em circunstâncias ainda não claras e que os governos ocidentais e várias organizações internacionais acusaram as autoridades russas de estarem por detrás dos acontecimentos.

A DW começou a atribuir o Prémio Liberdade de Expressão em 2015 com o objetivo de “homenagear o trabalho excecional de jornalistas e defensores dos direitos humanos” e “esclarecer as restrições à liberdade de imprensa em todo o mundo”.

Em 2023, o vencedor foi o editor-chefe do jornal salvadorenho El Faro, Óscar Martínez, enquanto em 2022 foi para os repórteres de guerra ucranianos Evgueni Maloletka e Mstislav Chérnov, autores do documentário '20 dias em Mariupol'.

Inforpress/Lusa

Fim

Ler mais

Galeria de imagens