Ver Noticias

Deputados do MpD satisfeitos com ofertas formativas mas preocupados com “desinteresse” dos jovens

Ministro do Mar pede a empresas e instituições que ajudem na formação a baixo custo para jovens chefes de família

Presidente da República desloca-se aos EUA para celebrações do 20º aniversário do MCC

São Vicente: Ministério do Mar investe 65 mil contos na actualização dos simuladores de navegação do ISECMAR

Presidente do Tribunal de Contas diz que auditoria ao Mercado do Coco ainda decorre

Deputados do MpD satisfeitos com ofertas formativas mas preocupados com “desinteresse” dos jovens

Cidade da Praia, 03 Mai (Inforpress) – Os deputados do Movimento para a Democracia (MpD, poder), eleitos pelo círculo eleitoral de Santiago Sul, manifestaram-se hoje satisfeitos com as ofertas formativas no país, mas preocupados com o “desinteresse” dos jovens em aproveitá-las.

Este sentimento foi exteriorizado pela deputada Antonieta Moreira, em representação do grupo, ao fazer o balanço no final da visita a algumas instituições ligadas à formação profissional voltadas para a empregabilidade de jovens.

Segundo a deputada, o encontro no Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) “foi bom” já que permitiu constatar que a instituição tem em curso várias acções de formação para jovens, mas pouco aproveitadas.

“Há uma falta de interesse por parte dos jovens em aproveitar as oportunidades que lhes são dados neste sentido. Sentimos isso, por isso, enquanto deputados, elo de ligação com a comunidade e tudo que é instituição, agendamos esta visita ao IEFP e ao Centro de Energias Renováveis e Manutenção Industrial (CERMI) para melhor nos inteirarmos da situação”, referiu.

Tendo em conta essa preocupação, Antonina Moreira, aproveitou a ocasião e fez um apelo aos jovens no sentido de agarrarem as oportunidades de formação que lhes são oferecidas e que neste momento “são muitas”.

“Tanto no IEFP como no CERMI, constatamos a existência de formações inovadoras, com taxas de empregabilidade muito alta, pelo que devem aproveitar”, instigou, realçando que, também na CERMI, 80 por cento (%) dos jovens que fazem formação naquele centro conseguem logo o seu emprego ou criam auto-emprego.

“Também, em termos de procura, vimos que outros países como Moçambique, Guiné-Bissau e Senegal buscam capacitação no CERMI, para permitir-lhes ferramentas, novas habilidades e pôr em prática na sua sociedade”, elogiou.

Os eleitos do MpD, pelo círculo eleitoral de Santiago Sul, iniciaram a visita de dois dias, concluída hoje, em Porto Mosquito, onde também se inteiraram dos reais problemas da comunidade piscatória e do processo de fibragem que já beneficiou 50 embarcações de boca aberta.

SC/HF

Inforpress/Fim

Ler mais

Ministro do Mar pede a empresas e instituições que ajudem na formação a baixo custo para jovens chefes de família

Mindelo, 03 Mai (Inforpress) - O ministro do Mar pediu hoje, no Mindelo, a empresas, bancos e outras instituições que ajudem a dar formação de baixo custo para jovens chefes de família porque o Estado não tem condições de continuar a oferecer essas formações.

Abraão Vicente fez este apelo após presidir o acto de entrega de certificados a 55 formandos da área marítima, dos quais 28 motoristas e 27 marinheiros, após cinco meses de formação na Escola do Mar (EMar).

“Nós estamos à procura, no mercado, de mais financiamento, mais instituições que financiam não eventos ligados ao mar, não conferências ligadas ao mar, mas que financiam sobretudo a continuação da formação dos jovens que irão fazer a diferença no mercado do trabalho. Infelizmente, o Estado não pode continuar e não tem condições de oferecer essas formações sempre com essa taxa de financiamento”, pediu.

Segundo o ministro, para essas formações, o custo das propinas para cada aluno é de cerca de 130 mil escudos e o Governo financiou quase 100 mil escudos cada um.

Para o governante, isto significa que se o Governo colocar todas as verbas disponíveis no mercado, para o sector do mar, para financiar a formação, terá   praticamente o triplo do número de formados.

Abraão Vicente também apelou aos jovens recém-formados que estejam abertos a sair de São Vicente e a trabalhar em qualquer das ilhas ou a fazer carreiras internacionais.

“Nem sempre a primeira saída ao profissional é uma licenciatura ou um mestrado ou um doutoramento. Muitos jovens precisam apenas ter acesso a uma formação com colocação no mercado de trabalho. E eu creio que este deve ser o foco também de todo o sistema de educação”, considerou o ministro lembrando que "só no ano passado, o Governo, através do Ministério do Mar, assinou sete acordos de parceria e de reciprocidade, permitindo a colocação de jovens formados na área do mar.

CD/CP

Inforpress/Fim

Ler mais
Metereologia

VÍDEOS

Praia: Vinte e três jovens recebem certificados de formação em “Decoração e Design de Eventos”

Cidade da Praia, 03 Mai (Inforpress) - Vinte e três jovens da cidade da Praia concluíram, com sucesso, o primeiro curso de formação em “Decoração e Design de Eventos”, promovido pela Associação Vivart, no âmbito do financiamento do primeiro edital do Profaj, informou hoje o IDJ.

A formação, que decorreu de 04 de Março a 26 de Abril, de acordo com o Instituto do Desporto e da Juventude (IDJ), beneficiou jovens de vários bairros da capital do país, visando promover o auto emprego e a inclusão social.

“O investimento na capacitação dos jovens é uma forma de empoderá-los e dotá-los de novas ferramentas para estarem mais preparados para o mercado de trabalho e para que possam desempenhar as suas funções de forma profissionais”, refere a mesma fonte.

Durante o curso, os jovens tiveram a oportunidade de aprimorar e desenvolver conhecimentos em diversos métodos e técnicas complementares à metodologia activa como exposições/conferências, role-play, discussão orientada, simulação, brainstorming, aprendizagem colaborativa, jogos, incidente crítico, entre outros.

Em Janeiro último o IDJ oficializou a assinatura de financiamento a 16 associações e grupos juvenis, abrangidos no primeiro edital do Profaj, programa de Financiamento de Associações Juvenis o montante de 3.310 para dar resposta assertiva aos desafios da juventude.

O Profaj é uma iniciativa do Governo com o fito de “atribuir incentivos financeiros às associações juvenis, enquanto mecanismo nacional para dar respostas assertivas ao financiamento de projectos com relevante impacto comunitário, por via de concurso público, e que garanta uma eficaz e transparente mobilização e utilização dos recursos públicos, com vista à sua optimização.

SR/CP

Inforpress/Fim

Ler mais

Portugal: Tito Paris actua hoje e sábado no B.Leza em Lisboa

Lisboa, 03 Mai (Inforpress) - O músico cabo-verdiano radicado em Portugal Tito Paris actua hoje no B.Leza, em Lisboa, e volta a subir ao palco do mesmo espaço, este sábado, depois dos bilhetes para o concerto desta sexta-feira terem esgotado.

A organização disse que decidiu ter mais uma data para a actuação, já que com o concerto de hoje esgotado, “muitos” ainda queriam ver o artista natural de São Vicente, o que vai acabar por acontecer.

O artista natural da ilha de São Vicente começou o seu percurso artístico a escrever para artistas como Bana ou Cesária Évora, tendo gravado o seu primeiro disco em 1987, intitulado “Fidjo Maguado”.

Em meados da década de 1990, Tito e a sua banda gravaram “Dança ma mi criola”, que se tornou num dos seus temas emblemáticos e, em 1996, gravou “Graça de tchega”.

Em 1998, o cantor e compositor, natural do Mindelo, São Vicente, que começou por tocar violão, depois baixo, bateria, seguindo-se outros instrumentos, incluindo o cavaquinho, gravou neste clube lisboeta dedicado aos ritmos cabo-verdianos, “Ao vivo no B. Leza”.

Em 2002, saiu o seu álbum “Guilhermina”, ao qual se seguiu “Tito Paris ao vivo na Aula Magna”, que inclui três temas gravados em estúdio, para cinco anos depois chegar o “Acústico”, seguido de “Mozamverde” em 2010 e “Mim ê Bô” em 2017.

Em 2023, o artista comemorou 40 anos de carreira com vários concertos e muitos convidados.

DR/CP

Inforpress/Fim

Ler mais

Subscreva na nossa Newsletter

Receba as notícias mais recentes diretamente na sua caixa de entrada. Assine nossa newsletter e mantenha-se informado!"

: 0 / 280

Futebol: Bram Bram e Kopa Rubera inauguram Torneio Ribeira da Câmara da Praia

Cidade da Praia, 03 Mai (Inforpress) - As equipas do Bram Bram e Boca Júnior inauguram esta tarde a “Kopa Rubera”, nome por que é designado o torneio de futebol de ribeira, promovido pela câmara da Praia nos campos de Moinhos e Paiol.

A prova, que de acordo com o pelouro do desporto da autarquia da capital, vai decorrer até meados de Julho, conta com o concurso de 22 equipas de diferentes bairros da cidade da Praia.

O jogo de abertura do torneio realiza-se no campo desportivo do bairro de Moinho, pelas 17:00, envolvendo, as duas últimas equipas campeãs da prova, Bram Bram e Boca Júnior.

A Câmara promete, no final do torneio, atribuir troféus para as quatro equipas melhores classificadas e um valor monetário, além de medalhas para o melhor jogador, melhor guarda-redes, melhor goleador, e Taça Fair-Play.

SR/CP

Inforpress/Fim

Ler mais

Porto Novo: MAA continua a contar com Instituto de Estradas na reparação da barragem subterrânea de Chã de Branquinho

Porto Novo, 03 Mai (Inforpress) – O Ministério da Agricultura e Ambiente (MAA) continua a contar com o Instituto de Estradas com vista à recuperação da barragem subterrânea de Chã de Branquinho, no município do Porto Novo, inoperante há quase oito anos.

O delegado do MAA no município do Porto Novo, Joel Barros, disse à Inforpress que o processo está em andamento e que este ministério vai contar com a parceria do Instituto de Estradas na recuperação da barragem subterrânea de Chã de Branquinho.

O MAA, conjuntamente com a câmara do Porto Novo, sugeriu ao Instituto de Estradas a construção de um via de acesso à barragem para permitir o transporte da maquinaria e o consequente arranque das obras de recuperação dessa infra-estrutura hidráulica, danificada durante as cheias de 2016.

O processo está em curso e é provável que, assim que as obras da estrada para Chã de Branquinho terminem, a própria empresa que está a executar o projecto, já na fase de conclusão, possa avançar com a construção do acesso à barragem.

Os agricultores em Chã de Branquinho têm estado a insistir na recuperação da barragem subterrânea, com vista a aumentar a disponibilidade de água para agricultura nesse vale, um dos mais produtivos do município do Porto Novo.  

Esta barragem foi inaugurada em 2012, no quadro do projecto de reordenamento da bacia hidrográfica de Alto Mira tem a capacidade de mobilização de 350 mil metros cúbicos/ano.

JM/CP

Inforpress/Fim

Ler mais

Presidente da República destaca necessidade de a língua portuguesa ser a língua oficial das Nações Unidas

Cidade da Praia, 03 Mai (Inforpress) - O Presidente da República, José Maria Neves, destacou hoje, na cidade da Praia, a importância da língua portuguesa para a reinserção do povo cabo-verdiano no mundo, reiterando a necessidade de torná-la a língua oficial das Nações Unidas.

O chefe de Estado fez estas declarações durante o seu discurso na sessão aberta evocativa promovida pelo o Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP), no âmbito do Dia Mundial da Língua Portuguesa, que se assinala a 05 de Maio.

“Penso que no dia de hoje devemos fazer tudo para destacar a importância fundamental desta língua para a nossa inserção no mundo, é nosso dever pois de aprender muito bem a língua portuguesa e projetá-la no mundo como estamos a fazer todos os dias”, ressaltou.

“Nesta linha devemos continuar a trabalhar para ainda durante o mandato do secretário-geral António Guterres para a língua portuguesa passar a ser a língua oficial das Nações Unidas e de outros organismos internacionais”, completou José Maria Neves.

O Presidente da República reforçou ainda a importância de os cabo-verdianos dominarem bem a língua nacional [o crioulo] como a melhor forma de aprender português.

Ressaltou ainda que as comemorações dos 50 anos da libertação dos presos políticos do campo de concentração do Tarrafal, que aconteceram no dia 01 de Maio, não só marcaram um momento histórico, mas também lançaram um olhar para o futuro, especialmente com a iminente celebração dos 50 anos das independências dos países africanos de expressão portuguesa, em 2025.

“Então, nesses tempos de celebrações é importante lembrarmos a força da língua portuguesa e a língua nos permite expressar os nossos pensamentos, sentimentos, as nossas emoções, os nossos ideias, expressar a nossa liberdade e nem sempre estivemos livres para expressar todos os nossos anseios, todos os nossos sentimentos”, frisou José Maria Neves.

O chefe de Estado, por outro lado, alertou para os receios persistentes em relação à liberdade de expressão, especialmente em um contexto global complexo e desafiador, indicando que muitos ainda são privados do direito fundamental de se expressarem, enfrentando violência, guerras e desumanidade.

“É crucial solidarizarmo-nos em português com aqueles que ainda sofrem e são subjugados”, ressalvou.

TC/CP

Inforpress/Fim

Ler mais

Viúva de Navalny recebe prémio anual pela liberdade de expressão da Deutsche Welle

Berlim, 03 Mai (Inforpress) – O prémio anual pela liberdade de expressão da alemã Deutsche Welle (DW) vai ser entregue a Yulia Naválnaya, viúva do opositor russo Alexei Navalny, e à sua equipa, anunciou hoje a emissora internacional alemã.

O diretor-geral da emissora estatal alemã, Peter Limbourg, justificou a decisão pela “coragem, convicção e força inabaláveis” com que Naválnaya “luta por uma Rússia livre e defende aqueles que [o presidente russo] Vladimir Putin quer silenciar”.

“Yulia Naválnaya apoiou desde o início o trabalho político do seu marido na luta pela liberdade de imprensa e pela liberdade de expressão, apesar de todos os riscos, ameaças constantes e restrições pessoais”, destacou.

Naválnaya receberá o prémio no dia 05 de junho em Berlim, numa cerimónia em que falará o ministro das Finanças alemão e líder do partido liberal, Christian Lindner.

O comunicado da DW recorda que Navalny morreu em fevereiro numa prisão russa em circunstâncias ainda não claras e que os governos ocidentais e várias organizações internacionais acusaram as autoridades russas de estarem por detrás dos acontecimentos.

A DW começou a atribuir o Prémio Liberdade de Expressão em 2015 com o objetivo de “homenagear o trabalho excecional de jornalistas e defensores dos direitos humanos” e “esclarecer as restrições à liberdade de imprensa em todo o mundo”.

Em 2023, o vencedor foi o editor-chefe do jornal salvadorenho El Faro, Óscar Martínez, enquanto em 2022 foi para os repórteres de guerra ucranianos Evgueni Maloletka e Mstislav Chérnov, autores do documentário '20 dias em Mariupol'.

Inforpress/Lusa

Fim

Ler mais

Galeria de imagens