Ver Noticias

Parlamento: Novo estatuto dos municípios aprovado com maioria simples - PAICV interpõe recurso à decisão da mesa  

Empossados novos membros do Comité de Pilotagem para dar combate aos crimes contra menores

São Vicente: Festival Txon-poesia homenageia Amílcar Cabral

São Vicente: Xpressá leva conto tradicional ao palco para dar a conhecer ao público mindelense

Presidente da República preside conferência para celebrar o Dia de África  

Parlamento: Novo estatuto dos municípios aprovado com maioria simples - PAICV interpõe recurso à decisão da mesa  

Cidade da Praia, 21 Mai (Inforpress) - A proposta de lei que aprova o novo estatuto dos municípios foi aprovada hoje, na generalidade, pelo parlamento com maioria simples e na sequência o PAICV (oposição) interpôs recurso à decisão da mesa, que, entretanto, foi rejeitado.

O diploma submetido à votação na generalidade foi dado como sendo aprovado ao merecer 35 votos favoráveis sendo 31 do Movimento para a Democracia (MpD - poder) e quatro da União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID) e 20 votos contra do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV).

Num primeiro momento, o líder da bancada do PAICV, João Baptista Pereira, interpelou à mesa, no momento presidida pelo vice-presidente, Arlindo Luz, alertando que o diploma, que afirma ser de “valor reforçado” exige a maioria qualificada, assim como aconteceu com a lei vigor, aprovada no ano de 1995.

Caso contrário, reforçou João Baptista Pereira, está-se a violar a Constituição da República.

“O artigo 166, a linha I da Constituição da República, é muito claro em como estas matérias carecem da maioria dos terços dos deputados”, precisou o representante do principal partido da oposição, frisando que a não aprovação do diploma durante todo esse tempo tem a ver justamente com o facto de não se ter conseguido o consenso necessário para que este diploma fosse alterado.

Na mesma linha interveio o deputado da UCID António Monteiro, que também pediu esclarecimentos sobre o assunto, já que, conforme salientou, não houve alterações da legislação que sustentam uma aprovação do estatuto dos municípios com uma maioria simples.  

Reagindo, o presidente da mesa de Assembleia em exercício, Armindo Luz, explicou que a decisão foi tomada com base num parecer da Comissão Especializada de Assuntos Constitucionais, Direitos Humanos, Segurança e Reforma de Estado (1ª comissão) que orientou que a proposta de lei que aprova o novo estatuto dos municípios pode sim ser aprovada com a maioria simples.

“No ponto número dois, o relatório parecer da 1ª Comissão reza o seguinte: Quanto à maioria necessária para aprovação do presente diploma, basta uma maioria simples para a sua aprovação, de acordo com o número dois do artigo 161 da Constituição da República de Cabo Verde, porquanto foram expurgados da presente proposta de lei todas as matérias relativas às eleições municipais e ao estatuto dos titulares dos órgãos das autarquias locais”, citou.

Armindo Luz sublinhou que a mesa e o presidente, em nenhum momento, passaram por cima da Constituição e demais leis da República.

Os mesmos argumentos apresentaram o líder da bancada do MpD, Paulo Veiga, e a ministra da Coesão Territorial e dos Assuntos Parlamentares, Janine Lélis, que sugeriram que, se o PAICV não estiver de acordo com o parecer e o resultado da votação deve fazer recurso aos tribunais para os devidos esclarecimentos e pedir a nulidade da decisão.

Perante tais posicionamentos, o líder da bancada parlamentar do PAICV apresentou um recurso à decisão da mesa, que submetido a votação, foi rejeitado com 24 votos a favor, sendo 20 do PAICV e quatro da UCID e 32 votos contra do MpD.

Antes do encerramento dos trabalhos, João Baptista Pereira lamentou aquilo que classificou de “aprovação do novo estatuto à revelia da Constituição”, afirmando que este caso apela a uma “profunda reflexão política”, uma vez que o diploma em referência sequer mereceu uma maioria absoluta dos 72 deputados que o parlamento cabo-verdiano dispõe.

De entre as alterações constam o reforço da descentralização, que “passa efectivamente pela atribuição de mais competências às câmaras municipais”.

Conforme a ministra da Coesão Territorial prevê-se com esta nova lei pôr em acção uma estratégia de descentralização que permita aumentar a produtividade e o rendimento de todos os segmentos da sociedade e a distribuição equitativa dos ganhos do crescimento do PIB a todos os cidadãos, bem como a materialização desse programa de reformas legais e institucionais que vai criar as condições para a consecução do novo paradigma de governança territorial no país, adequado aos tempos presentes de convergência.

MJB/CP

Inforpress/Fim

Ler mais

Câmara do Porto Novo destaca impacto do programa de valorização das aldeias turísticas no município

Porto Novo, 21 Mai (Inforpress) – A autarquia porto-novense destacou hoje o impacto que o programa sobre a valorização das aldeias rurais está a ter na melhoria turística e ambiental do Monte Trigo e Tarrafal, no interior do município do Porto Novo.

Estas aldeias turísticas e piscatórias estão a receber intervenções, designadamente a nível do calcetamento, melhoria ambiental e do saneamento, no âmbito do programa de valorização das aldeias rurais, num investimento de mais de 60 mil contos por um período de três anos.

Conforme informou a câmara do Porto Novo, estas zonas estão a ficar “mais bonitas e atractivas”, graças ao “trabalho de requalificação ambiental e turística” que esta a ser desenvolvido no quadro do programa de valorização das aldeias rurais, financiado pelo Governo de Cabo Verde.

“Estas intervenções proporcionam uma maior tranquilidade e qualidade de vida aos munícipes e aos visitantes que procuram estas aldeias turísticas”, notou a autarquia, através de uma nota.

O programa de valorização turística e ambiental das aldeias rurais visa a diversificação da oferta turística, a melhoria do saneamento básico e o aumento do rendimento e da qualidade de vida da população no meio rural.

As habitações estão também a ser melhoradas nestas aldeias rurais através deste programa, que prevê ainda a criação de um posto de informações turísticas na zona do Tarrafal.

JM/AA

Inforpress/Fim

Ler mais
Metereologia

VÍDEOS

Empossados novos membros do Comité de Pilotagem para dar combate aos crimes contra menores

Cidade da Praia, 21 Mai. (Inforpress) - Os membros do Comité de Pilotagem para a gestão e seguimento do Plano Nacional de Prevenção e Combate à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes foram hoje empossados, com o propósito dar combate aos crimes contra menores.

Integram o plano instituições como o Instituto Cabo-verdiano da Criança e do Adolescente (ICCA) enquanto entidade coordenadora para a sua implementação, o Ministério de Saúde, o Ministério de Educação, o Conselho Superior do Ministério Público, a Plataforma das ONG e a UNICEF.
Em cerimónia realizada na sede do ICCA e presidida pela secretária de

Estado de Inclusão Social, Lídia Lima reafirmou a “extrema importância deste acto”, ressalvando tratar-se de um objectivo que o Governo pretendia concretizar para materializar todo o trabalho que tem vindo a desenvolver no sentido de melhorar as articulações institucionais.

Lima enalteceu a importância da criação de um trabalho em rede com vista a dar combate aos males que afectam as crianças cabo-verdianas, sublinhando que o Governo, no quadro do Plano Nacional de Prevenção e Combate à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes, traçou como objectivo prioritário o envolvimento de todas as instituições que lidam com os problemas que atinjam as crianças de Cabo Verde.  

Considerou que as instituições que constituem o Comité têm vindo a dar um grande contributo na implementação de projectos, acções e actividades à volta das crianças no sentido de combaterem todos problemas que lhes atingem as.

A governante disse que o Executivo espera um grande engajamento de todas as instituições e o pleno envolvimento dos recém-empossados no trabalho que, considerando que têm sido incansáveis, ainda que os resultados ainda não sejam alcançados. Esclareceu que teve de ser feito a revisão do Plano em 2021 para a sua implementação nas comunidades e nas escolas.

“Ainda sentimos que temos a necessidade, efectivamente, de uma articulação nacional à volta do problema da violação sexual, a violação de todos os direitos das crianças. Sentimos que é preciso, também, termos uma rede funcional que trabalhe em prol das crianças e que as instituições devem estar mais envolvidas nesta causa”, explicitou.   

SR/JMV
Inforpress/Fim

Ler mais

São Vicente: Festival Txon-poesia homenageia Amílcar Cabral

Mindelo, 21 Mai (Inforpress) – A quarta edição do festival de poesia “Txon-poesia”, marcado para os dias 23 a 25, no Mindelo, rende homenagem ao herói nacional Amílcar Cabral cuja escrita poética esteve ligada à acção cultural e política.

As actividades do Festival Internacional de Poesia e Poética do Mindelo estão inseridas nas celebrações do “Maio, Mês da Europa”, de acordo com informações da instituição organizadora, a Associação Txon-poesia.

Sob essa perspectiva pretende-se, conforme a mesma fonte, cumprir um programa de três dias, 23, 24 e 25 de Maio, com um leque de actividades, desde conversas, performances, apresentação de livros, oficinas, cinema, rap e mais uma noite de ‘Spoken Word Mindelo’.

“O programa do Txon-poesia 2024 pretende aproximar a poesia e as pessoas enquanto momento único da vida da cidade, celebrando a palavra”, descreve a associação.

O ponto alto da celebração será o “Viva Amílcar Cabral”, momento de homenagem ao herói nacional que, segundo a mesma fonte, é um dos mais reconhecidos líderes mundiais e cuja escrita de poemas esteve ligada à acção cultural, social e política também moldada pela sua vivência no Mindelo, durante a infância e juventude.

“Do lirismo inicial, Cabral desenvolve a sua obra poética até dar lugar a temas que revelavam preocupações sociais como a insularidade, o isolamento, a emigração e os flagelos causados pela seca, pela aridez e pelo fenómeno da erosão”, justificou a organização, que fará o tributo no dia 25, no espaço da Alternativa Galeria.

Como convidados do festival, estarão no Mindelo escritores, rappers, livreiros, ‘slammers’, editores, investigadores, artistas, criativos e agentes culturais afro-luso-brasileiros.

O evento contará ainda com uma convidada internacional, a escritora, poeta, narradora, contadora de histórias, nascida em Guadalupe, São Tomé e Príncipe, Olinda Beja.

A escritora, segundo a mesma fonte, tem “uma vasta obra publicada” entre poesia, romances, contos e infanto-juvenil, dedicada à difusão da cultura são-tomense. Tem poemas e contos traduzidos para várias línguas, é detentora de prémios literários, distinções e homenagens e livros seus fazem parte do Plano Nacional de Leitura em Portugal.

Toda a programação deverá desenvolver-se entre os espaços da Alternativa Galeria, o Centro de Língua Portuguesa – Mindelo e o Centro Cultural Português, Polo do Mindelo.

LN/HF

Inforpress/Fim

Ler mais

Subscreva na nossa Newsletter

Receba as notícias mais recentes diretamente na sua caixa de entrada. Assine nossa newsletter e mantenha-se informado!"

: 0 / 280

Praia: Recinto externo do Gimno Desportivo Vavá Duarte recebe placas modulares    

Cidade da Praia, 21 Mai (Inforpress) - O recinto externo do Gimno Desportivo Vavá Duarte, na cidade da Praia, está a receber o trabalho de colocação   de   placas modulares, investimento avaliado em oito mil contos e com tempo de garantia de 18 anos.

Em declarações à Inforpress, o presidente do Instituto do Desporto e da Juventude (IDJ), José Eduardo dos Santos, esclareceu que o objectivo é dotar o recinto de um piso que proporcione “melhores práticas” das modalidades de salão.

“É um piso resistente ao calor e à chuva, e, acima de tudo, é bastante durável, tem uma garantia de 18 anos”, apontou José Eduardo dos Santos, sublinhando que se trata de um piso com certificação para qualquer modalidade de salão.

Por isso, o responsável recomendou os municípios a adoptarem   essa prática, embora não seja nada inovador em alguns”, por trazer mais vantagens do que um piso de cimento.

A conclusão dos trabalhos acontece durante esta semana, pelo que, conforme garantiu o   presidente do IDJ, vai estar disponível aos paraenses para a prática de todas as modalidades de salão e em melhores condições.

 Na semana passada, o ministro do Desporto, Carlos Monteiro, admitiu a necessidade de investimento nas placas desportivas de forma mais económica, indicando que as câmaras municipais, como proprietárias dessas infra-estruturas, devem trabalhar nessas soluções.

"A ideias não é transformá-las em pavilhões desportivos, mas, hoje em dia, há formas de fazer a cobertura das placas desportivas de forma mais económica", apontou o governante que falava à imprensa na abertura da sétima edição dos jogos escolares no concelho de Ribeira Grande de Santiago.

OM/AA

Inforpress/Fim 

Ler mais

Porto Novo: Iniciado processo de fibragem de embarcações no Tarrafal de Monte Trigo

Porto Novo, 21 Mai (Inforpress) – O processo de fibragem de 14 embarcações de pesca artesanal, na comunidade piscatória do Tarrafal de Monte Trigo, no município do Porto Novo, Santo Antão, já arrancou, conforme constatou a Inforpress no local.  

Trata-se de um projecto promovido pela Câmara Municipal de Porto Novo, que conta com o financiamento do Ministério do Mar, com o objectivo de melhorar as embarcações, permitindo que tenham melhores condições para o desenvolvimento da faina pesqueira.

Além da fibragem dessas embarcações, os pescadores do Tarrafal de Monte Trigo vão também beneficiar de acções de formação.

Segundo a autarquia, a aldeia piscatória de Monte Trigo será, igualmente, contemplada com um projecto idêntico, estando o levantamento a ser feito para a identificação das embarcações contempladas.

Na cidade do Porto Novo, todas as embarcações de pesca artesanal já foram fibradas, segundo a associação local de pescadores.

A construção de um cais de pesca, a aquisição de motores fora de bordo, a construção da casa do pescador e um arrastadouro de botes na cidade do Porto Novo são algumas das reivindicações dos pescadores nesta zona piscatória.

JM/HF

Inforpress/Fim

Ler mais

Porto Novo: Encontro com a comunidade africana marca as comemorações do Dia da África no município

Porto Novo, 21 Mai (Inforpress) – Um encontro com a comunidade africana residente no município do Porto Novo, em Santo Antão, marca as comemorações do Dia da África neste concelho, que decorrem a partir de hoje e até ao dia 25 de Maio.

Um torneio de futebol de 7 marca o arranque das actividades comemorativas do Dia da África, assinalado a 25 de Maio, e que têm como um dos momentos altos uma mostra da cultura africana a nível da dança e da música.

Uma feira de saúde, um encontro com a comunidade emigrada e uma conversa aberta sobre a saúde da mulher e do homem marcam ainda as comemorações do Dia da África no concelho do Porto Novo, promovidas pela edilidade porto-novense.

Através de uma nota, a autarquia realçou hoje o facto de estar a “contribuir para que essa comunidade tenha uma verdadeira integração” no município do Porto Novo e em Santo Antão, prometendo “garantir todo o suporte” aos imigrantes “para que cada uma dessas pessoas se sinta como se estivesse no seu país de origem”.

Em finais de 2023, o edil do Porto Novo, Aníbal Fonseca, desafiou a Alta Autoridade para a Imigração (AAI) a dotar a ilha de Santo Antão de uma unidade de apoio à emigração.

Aníbal Fonseca, que falava no acto de assinatura de um protocolo de colaboração institucional com a AAI, explicou que a criação da unidade para emigração em Santo Antão teria como propósito “um melhor acolhimento e uma melhor orientação e integração dos imigrantes”.

Santiago, São Vicente, Boa Vista e Sal são as ilhas onde existem unidades locais para a emigração.

Santo Antão, segundo as autoridades locais, tem sido uma ilha “cada vez mais acolhedora” dos imigrantes, residindo na ilha mais de uma centena de cidadãos estrangeiros de diferentes nacionalidades, sendo 59 no concelho do Porto Novo, 49 na Ribeira Grande e três no Paul.

Também, existe no município do Porto Novo um gabinete de apoio aos emigrantes e imigrantes.

JM/ZS

Inforpress/Fim

Ler mais

Um morto e vários feridos num voo da Singapore Airlines devido a turbulência

Banguecoque, 21 Mai (Inforpress) – Uma pessoa morreu e várias ficaram feridas quando um voo da Singapore Airlines proveniente de Londres sofreu fortes turbulências e teve de ser desviado para Banguecoque, anunciou a companhia aérea.

“Podemos confirmar que há feridos e uma morte a bordo”, declarou a companhia aérea nas redes sociais, segundo a agência francesa AFP.

O Boeing 777-300ER que fazia o voo SQ321 entre Londres e Singapura aterrou na capital da Tailândia durante a tarde (hora local), no aeroporto de Suvarnabhumi.

O avião transportava 211 passageiros e 18 tripulantes, segundo a companhia aérea, citada pela agência norte-americana AP.

As equipas de emergência locais do Hospital Samitivej Srinakarin estiveram no local para acolher os feridos.

Vídeos publicados numa plataforma de mensagens pelo aeroporto de Suvarnabhumi mostravam uma fila de ambulâncias a chegar ao local.

“A Singapore Airlines apresenta as mais profundas condolências à família do falecido”, disse a companhia aérea num comunicado citado pela agência espanhola Europa Press.

“A nossa prioridade é prestar toda a assistência possível aos passageiros e à tripulação a bordo”, acrescentou.

A companhia enviou uma equipa para a Tailândia para facilitar a assistência.

Não foi divulgada a nacionalidade da vítima mortal nem dos feridos.

Inforpress/Lusa

Fim

Ler mais

Galeria de imagens