Ver Noticias

Grupo de Santo Antão Cordas do Sol abre as "hostilidades" da primeira noite do festival de Gamboa 2024

Andebol/Santiago Sul: Asa Stars (masculino) e Girassol (feminino) em vantagem na final dos respectivos campeonatos

Dez mil pessoas retiradas de Kharkiv devido a ataques militares russos

Portugal: PR na região norte para contato com várias instituições e comunidade estudantil cabo-verdiana

São Nicolau: Dia Nacional das Peixeiras assinalado com leque de actividades no município do Tarrafal

Autarca do concelho da Praia disse que parcerias permitiram "recuperar projectos perdidos”

Cidade da Praia, 18 Mai. (Inforpress) - Francisco Carvalho traça, nas vésperas do dia do município da Praia, um balanço “positivo” dos três anos e meio da sua gestão camarária e afirma ter recuperado projectos perdidos com um leque “enorme” de parcerias nacionais e internacionais.

O presidente da Câmara Municipal da Praia enumerou o “projecto Praia mais inclusiva”, cuja recuperação, disse, permitiu a construção das casas de banho, o “projecto” Reforço Holístico para o Desenvolvimento Sustentável (HORESD) na área de saneamento e a “praia Boca Bala” visando a recuperação da praia da Gamboa.

Nesta entrevista à Inforpress, por ocasião do 19 de Maio, o edil do município da Praia afirmou que no quadro de parceria recorreu a várias instituições nacionais e internacionais como as de Roterdão (Países Baixos), Japão que doou uma ambulância topo de gama, a firma Adega, e associações de emigrantes residentes em França na implementação de projectos relacionados com ligação domiciliárias no Fundo de Calabaceira e em São Pedro.

Com praticamente menos de seis meses do término deste mandato, Francisco Carvalho aponta obras humanas/sociais, como a razão maior de governação e obras de betão, em curso, assegurando que “são obras da responsabilidade municipal”, mas que dado ao seu impacto o Governo está a fazer concorrência à autarquia da capital.

Jardins Infantis para apoiar as vendedeiras (já edificados), centros comunitários da Jamaica e em Ponta d’Água (em construção), Centro da Juventude no bairro da Calabaceira, asfaltagem da Cidadela, da Calabaceira, Pensamento e São Pedro, via asfaltagem da ligação de Palmarejo via Fontão, foram apontados como projectos ainda a serem implementados neste mandato.

Anunciou ainda obras para a construção de novos polivalentes, praças, remodelação do campo da Calabaceira, finalização da cobertura do Polivalente de Ponta d’Água, isto através de um empréstimo de 600 mil contos aprovado esta semana pela Assembleia Municipal com dez votos favoráveis contra nove.

SR/ZS

Inforpress/Fim

Ler mais

Ilha do Sal: Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade de Informação celebrado por profissionais da ASA com palestra

Espargos, 17 Mai (Inforpress)- Profissionais de telecomunicações aeronáutica da ASA celebraram hoje o Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade de Informação com uma palestra sobre “o papel das telecomunicações aeronáuticas no desenvolvimento da ASA e da aviação Civil em Cabo Verde”.

O tema que foi “esmiuçado” pelo ex-PCA da ASA (Aeroportos e Segurança Aérea), Mário Paixão, contou com sala cheia, para durante cerca de uma hora, conhecerem todo o processo de desenvolvimento da ASA, desde dos primórdios até os dias de hoje.

Para Mário Paixão, esta conversa é no sentido de mostrar como as tecnologias tiveram um “impacto importante” na modernização dos serviços de controlo de tráfego aéreo da ASA ao longo dos anos.

Asseverou que esse impacto é notado desde a implementação da Fir Oceânica do Sal em 1980, tendo a ASA “sempre investido nas novas tecnologias e nos sistemas modernos que foram surgindo a nível mundial”.

“Foi implementando os planos da ICAO (Organização da Aviação Civil Internacional) e dos planos de implementação dos nossos sistemas no nosso espaço aéreo e na nossa região, harmonizando as suas posições com os nossos parceiros vizinhos, como Portugal, Marrocos, Espanha, Dakar e Recife”, explicou Mário Paixão.

As telecomunicações da ASA, prosseguiu, “foram absorvendo continuamente tecnologias e capacitação dos recursos humanos”, que melhoraram “substancialmente” os serviços na Fir Oceânica do Sal e deu respostas à “demanda crescente” do tráfego aéreo nos aeroportos de Cabo Verde.

“Isso teve um impacto também no desempenho financeiro da ASA, que contribuiu para o funcionamento do Estado, teve impacto na meteorologia, nos serviços de busca e salvamento e na própria Agência da Aviação Civil enquanto autoridade reguladora”, considerou.

O mesmo destacou ganhos “evidentes” nas tecnologias que mudaram a vida das pessoas e empresas.

Exemplificou ganhos no capítulo das telecomunicações por causa dessas evoluções contínuas, a possibilidade de virtualização permanente do tráfego que sobrevoa o país, sublinhando que são conquistas importantes para Cabo Verde.

Para o engenheiro Rui Jesus, organizador desta actividade alusiva aoDdia das Telecomunicações, é de reconhecer que os serviços de telecomunicações têm dado um “grande contributo” a nível mundial para o desenvolvimento de todos os sectores.

“Quando falamos de telecomunicações, estamos a referir às tecnologias e neste caso todos os sectores, económico, social, financeiro, dependem do desenvolvimento das tecnologias para o seu crescimento”, frisou.

Rui Jesus lembrou dos desafios diários desta área, que é “duramente” regulada pela ICAO, pelo que cada dia, todos os profissionais deste sector “dão o seu melhor para prestar um melhor serviço à navegação aérea”.

“Tudo o que é serviço de controle de tráfego aéreo, é suportado pelo serviço de telecomunicações aeronáutica, por isso os desafios são diários para que o serviço de transporte seja cada dia mais eficaz, seguro e de qualidade”, concluiu.

O Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade da Informação marca o aniversário da assinatura da primeira Convenção Internacional do Telégrafo, em Paris, a 17 de Maio de 1865. 

O seu propósito corresponde à sensibilização dos benefícios e das oportunidades que a Internet e as Tecnologias de Informação e Comunicação trazem para as sociedades e economias.

NA/JMV
Inforpress/Fim
 

Ler mais
Metereologia

VÍDEOS

São Vicente: Maria do Céu sente “orgulho” em ser peixeira e dar continuidade à “herança” da família

Mindelo, 17 Mai (Inforpress) - A peixeira Maria do Céu Guilherme, 52 anos, está há mais de 30 anos a exercer a profissão e sente-se “orgulhosa” por dar continuidade a uma “herança de família” que já conquistou quatro irmãs.

O dia-a-dia de Céu, como é mais conhecida, acontece no Mercado de Peixe do Mindelo, que considera ser a sua “segunda casa”, desde os 20 anos, quando decidiu seguir as pegadas da irmã mais velha, que também é peixeira.

Aliás, na sua família ser peixeira já é “uma herança”, principalmente entre as irmãs, que já contam em quatro trabalhando no ramo.

“Tenho todo o orgulho em ser peixeira, porque é através de nós que as pessoas conseguem colocar o melhor peixe à mesa”, considerou, adiantando que a melhor arma para a conquista de clientes, com certeza, é a simpatia.

Por isso, assegurou, é com um sorriso nos lábios que recebe as pessoas que frequentam o mercado e com este mesmo rosto risonho, grita a plenos pulmões “Oli pex!”, (aqui está o peixe, em português).

Nem por sombra abaixa a cabeça face às dificuldades da sua escolha, que, embora, “dura” a permitiu criar as três filhas, já adultas, e até ter, em parceria com uma das irmãs, uma micro-empresa de venda de peixe, que a possibilita fazer os descontos para a previdência social e garantir uma reforma na velhice.

Até porque, como disse, vai ser peixeira até à morte.

Daí, a “alegria” de pela primeira vez comemorar o Dia Nacional das Peixeiras, instituído pelo Governo a partir de uma proposta da Associação de Peixeiras do Mindelo (APM), instituição da qual faz parte.

O Dia Nacional das Peixeiras coincide com o dia da criação da APM, 17 de Maio, e que hoje assinalou a data com várias actividades.

Primeiramente, foi organizado um acto central, no pátio da Réplica da Torre de Belém, onde a APM tem sede, com peixeiras e representantes de instituições públicas, privadas e da sociedade civil, ligadas ao sector das pescas e à promoção da igualdade e equidade de género.

O evento contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de São Vicente, Augusto Neves, que se vangloriou por a data estar a ser comemorada pela primeira vez e partindo da iniciativa das mulheres de São Vicente, ilha onde, “têm nascido grandes feitos de Cabo Verde”. O ministro Mar, Abraão Vicente, e o primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, também deixaram, via vídeo, uma mensagem de incentivo às mulheres do mar.

Além da actividade central, o programa contemplou a apresentação do livro de receitas à base de peixe denominado “Nôs Mar, Nôs sabor”, que com dez receitas do chef Lamine Medina, revela pratos preparados a partir de espécies menos consumidas normalmente.

No final do dia, a Associação de Peixeiras do Mindelo inaugura, no Centro Cultural do Mindelo, a exposição fotográfica "Pexeras d'Soncente", um registo visual da fotógrafa Tânia Macera que pretende reconhecer as profissionais da actividade de comercialização dos produtos de pesca.

Para encerrar as actividades do Dia Nacional das Peixeiras, será apresentado o espectáculo teatral "Peles” no auditório do Centro Cultural do Mindelo, e que terá repetição no sábado, 18.

LN/CP

Inforpress/Fim

Ler mais

IPC destaca “esforço contínuo” para garantir acessibilidade nos museus em Cabo Verde

Cidade da Praia, 18 Mai (Inforpress) - A directora dos museus do Instituto do Património Cultural (IPC), Aleida Aguiar, garantiu hoje, na Praia, que estão sendo empreendidos esforços para concretização do projecto “Museus acessíveis”, que visa garantir o acesso à cultura às pessoas com deficiências.

A responsável, que falava à Inforpress no âmbito do Dia Internacional dos Museus, assinalado a 18 de Maio, lembrou que o projecto “Museus acessíveis”, lançado em 2022, tendo o ex-campo de concentração do Tarrafal e o Museu Etnográfico da Praia como espaços pioneiros, é um projecto “muito ambicioso” e será implementado em todos os museus sob a tutela do IPC.

Segundo Aleida Aguiar, embora haja um esforço contínuo para melhorar a acessibilidade física nos museus, especialmente com rampas de acesso e instalações adequadas, o aspecto da acessibilidade de conteúdo ainda precisa ser aprimorado.

“Neste momento não avançamos muito em termos de conteúdos, da acessibilidade de conteúdos. Temos estado a trabalhar a parte da acessibilidade física, começamos com o Museu de Campo de Concentração do Tarrafal e tem sido um processo contínuo”, vincou.

“A parte dos conteúdos, é algo que ainda estamos a trabalhar e queremos alargar, não só trabalhar internamente, mas trabalhar com instituições relacionadas com a questão temática e fazer um trabalho mais estrutural, mais concreto, sobretudo em termos de conteúdo. O que podemos dizer que é mais fácil trabalhar em termos de acessibilidade física e isso já implementamos, sobretudo no campo de concentração”, acrescentou.

Por outro lado, a directora dos museus do IPC apontou que no contexto museológico nacional um dos desafios mais prementes reside na falta de recursos humanos e financeiros, tendo destacado a carência de técnicos dedicados em cada museu, com muitas instituições operando com um número baixo de funcionários.

“O ideal seria, por exemplo, um museu ter um técnico para a animação cultural, para as actividades educativas, um técnico responsável pela parte das exposições, um técnico por exemplo, para um guia e por aí adiante. E, de momento, podemos dizer que em nenhum dos 11 museus da tutela, tem um número ideal de técnicos aplicados para as funções”, frisou.

Outro ponto crucial, no entender da directora dos museus do IPC é a preservação e conservação dos museus, especialmente no que diz respeito aos edifícios históricos em que muitos estão localizados.

Nesta linha, Aleida Aguiar ressaltou a importância da reabilitação desses espaços, não apenas para preservar seu valor histórico, mas também para torná-los mais atractivos para o público e alinhados com as expectativas turísticas modernas.

Projectos como a reabilitação do Museu Norberto Tavares, em Santa Catarina, e do Museu Municipal de São Filipe, na Ilha do Fogo, estão em andamento, financiados pelo Governo através de programas específicos de turismo.

A directora dos museus do IPC afirmou que o desafio de aumentar o número de visitantes, sobretudo dos nacionais, persiste ainda, pelo que estão a trabalhar para envolver escolas, comunidades locais e desenvolver actividades culturais atraentes para atrair um público mais amplo.

O Dia Internacional dos Museus, criado pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM, na sigla em inglês) e comemorado anualmente no dia 18 de Maio, serve como uma plataforma global para promover o papel dos museus no intercâmbio e desenvolvimento cultural.

O tema deste ano será “Museus para a Educação e a Investigação” que pretende realçar a importância dos museus como instituições educativas dinâmicas que promovem a aprendizagem, a descoberta e a compreensão cultural.

TC/CP

Inforpress/Fim

Ler mais

Subscreva na nossa Newsletter

Receba as notícias mais recentes diretamente na sua caixa de entrada. Assine nossa newsletter e mantenha-se informado!"

: 0 / 280

Andebol/Santiago Sul: Asa Stars (masculino) e Girassol (feminino) em vantagem na final dos respectivos campeonatos

Cidade da Praia, 18 Mai (Inforpress) – As equipas do Asa Stars (masculinos) e do Girassol (feminino) partem em vantagem nos play-off da final dos campeonatos regionais de andebol de Santiago Sul nos respectivos escalões, referentes à época 2023-24.

No primeiro dos cinco jogos, realizados esta sexta-feira,17, no pavilhão Vavá Duarte, o Asa Stars venceu o Girassol por 34 - 21, enquanto que a formação feminina do Girassol bateu o ABC por 30-26.

Na fase preliminar, em masculino, Asa Stars, que ficou na primeira posição, qualificou-se para a final ao derrotar o Paiol, quarto classificado, com os resultados de 21-20 e 34 -22, nos dois primeiros jogos das meias-finais, que foi disputado no sistema de melhor de três partidas.

O Girassol, que conseguiu a segunda posição, eliminou a formação de Os Garridos, terceiro lugar, com os triunfos de 34-24 e 28-24, nos dois primeiros jogos dos play-off de acesso à final.

Os rapazes do bairro da Várzea [Girassol] procuram a revalidação do título, ao passo que o ASA Stars quer recuperar o título regional perdido no ano transacto pela sua rival da actualidade para se juntar ao título nacional que ainda conserva.

A primeira fase, que foi disputada a duas voltas, contou com a participação de seis equipas e os quatro primeiros classificados transitaram para o play-off (meias-finais) de acesso à final.

Em feminino, o ABC apurou-se directamente para a final por vencer a fase preliminar que esta época contou com a participação de três equipas.

O Girassol, por seu lado, eliminou a formação do Info Prédio nas meias-finais.

OM/JMV
Inforpress/fim 

Ler mais

Governo diz estar a trabalhar na implementação de mais dessalinizadores para Praia

Cidade da Praia, 17 Mai (Inforpress) – O ministro da Agricultura e Ambiente disse hoje que o Governo está a trabalhar na implementação de um projecto de instalação de mais dessalinizadores para o aumento da disponibilidade de água na cidade da Praia.

Gilberto Silva, que falava à Inforpress no âmbito da sua visita à primeira estação de dessalinização de água em Praia Baixo, São Domingos, ressaltou que o aumento e disponibilidade de água na cidade da Praia não passa “exclusivamente pela mais produção”, mas sim por uma maior eficiência das redes e gestão da distribuição.

“Há várias obras no município da Praia para montagem de novas tubagem e redes, no sentido de tornarmos a rede mais eficiente e com menores perdas”, realçou, sublinhando, por outro lado, que “não vale termos mais água e perdermos mais nas redes, já que algumas delas se encontram numa situação que não aguenta pressão”.

Por causa das perdas, afirmou estar-se a trabalhar em novas redes e na manutenção profunda dos equipamentos de dessalinização.

Quanto à nova estação, informou que já está a ser negociado o contracto da empreitada para o início das obras.

Para além dos trabalhos referidos, o ministro Gilberto Silva avançou que o Governo está também a trabalhar para o aumento da disponibilização da água no concelho da Praia, com ligações das famílias à rede de água.

Esclareceu ainda que água 24 sobre 24 na cidade da Praia vai levar o seu tempo, uma vez que o salto qualitativo não pode ser dado de “dia para noite”.

“Primeiro vamos trabalhar nas redes e havemos de lá chegar algum dia. Vamos desenvolver todos os dias novos projectos e melhorias na rede até chegarmos a este nível”, concluiu.

PC/JMV
Inforpress/Fim
 

Ler mais

Jovens líderes do programa YALI 2024 comprometidos com o desenvolvimento de Cabo Verde

Ler mais

Dez mil pessoas retiradas de Kharkiv devido a ataques militares russos

Kiev, 18 Mai  (Inforpress) – Cerca de dez mil pessoas foram retiradas da região de Kharkiv, a segunda maior cidade da Ucrânia, após uma série de ataques das forças russas desencadeados na última semana, comunicou o governador da região.

“No total, 9.907 pessoas foram retiradas", disse o governador Oleg Synegubov, citado pela agência AFP, mais de uma semana depois do início da ofensiva russa.

O Presidente ucraniano já alertou que o ataque russo contra Kharkiv, no nordeste do país, poderá fazer parte de uma ofensiva mais vasta.

Volodymyr Zelensky já havia reconhecido que a situação em Kharkiv é muito complicada, mas frisou que Kiev não pode perder a cidade para a Rússia.

Zelensky visitou a região na quinta-feira, depois de ter anulado compromissos no estrangeiro, incluindo visitas a Espanha e Portugal.

Na sexta-feira, a Rússia reivindicou avanços na região de Kharkiv, onde conduz uma ofensiva para criar uma zona tampão que permita evitar ataques de Kiev em território russo.

Segundo estimativas do Instituto para o Estudo da Guerra (ISW), com sede em Washington, as forças russas terão avançado oito quilómetros em território ucraniano após uma semana de ofensiva na região de Kharkiv.

O objetivo de criar uma zona de segurança junto à fronteira da Rússia com a Ucrânia foi confirmado na sexta-feira pelo Presidente russo, Vladimir Putin, durante uma visita à China.

Putin descreveu a ofensiva no nordeste da Ucrânia como uma resposta aos ataques ucranianos em território russo.

“Eu tinha dito publicamente que, se isto continuasse [os ataques ucranianos], seríamos obrigados a criar uma zona de segurança, uma zona sanitária. É isso que estamos a fazer”, declarou, citado pela agência francesa AFP.

Putin disse também que, para já, a Rússia não tinha planos para tomar Kharkiv.

Kharkiv tinha mais de 1,4 milhões de habitantes antes da guerra desencadeada com a invasão russa de fevereiro de 2022, que já causou um número indeterminado de mortes em ambos os países.

Inforpress/Lusa/fim
 

Ler mais

Galeria de imagens