Desporto


04-05-2024 21:51

Ribeira Brava,04 Mai (Inforpress) – A equipa da Ultramarina, campeã regional de São Nicolau, estreou-se hoje no campeonato de Cabo Verde com uma itória por 2-0 ante Os Sanjoanenses (Santo Antão Sul).

Numa tarde em que  o público se deslocou em massa ao Estádio Orlando Rodrigues, na cidade do Tarrafal, para apoiar a equipa da casa, assistiu-se a uma primeira parte sem muitas oportunidades de golo, sendo que a mais flagrante pertenceu a Ultramarina num remate de Patchik ao poste.

Na segunda parte, os encarnados foram mais dominadores e o primeiro golo surgiu aos 63 minutos, por intermédio do avançado Mantine, na sequência dum livre apontado por Patchik.

O segundo golo da Ultramarina, surgiu já nos tempos de descontos, aos 90+2 minutos, num lance de contra ataque com Patchic a cruzar e Staley a aparecer na grande área a cabecear para o golo.

Os futebolistas dos Sanjoanenses ficaram a reclamar que a bola não entrou por completo na sua baliza.

O treinador da Ultramarina, Chan Ramos, no final do jogo, afirmou que a sua equipa “teve atitude” por isso mereceu sair com a vitória, o que era o objectivo para esta primeira jornada.

Por seu lado, o treinador dos Sanjonense, Gunga Fonseca, assumiu que a sua equipa não esteve igual a si própria, e assumiu a culpa pela derrota.

Na próxima jornada, a segunda, a Ultramarina viaja a São Vicente para defrontar o FC Derby.

WM/AA

Inforpress/Fim

04-05-2024 20:41

Cidade da Praia, 05 Mai (Inforpress) - O Boavista da Praia, campeão de Santiago Sul, derrotou hoje, no Estádio da Várzea, na cidade da Praia, o Derby (São Vicente) por 2-0, em jogo da primeira jornada do Grupo C do campeonato nacional, referente época 2023-2024.

O resultado da partida foi feito na primeira parte, com autogolo do internacional cabo-verdiano Calú, logo no primeiro minuto, e pelo jovem avançado Wi, que aproveitou um cruzamento lado esquerdo para bater o guarda-redes derbiano.

No outro jogo deste grupo, a Ultramarina, São Nicolau, venceu os Sanjoanenses de Santo Antão Sul por 2-0, com golos de Mantino   e Stanley.

Na próxima jornada, a segunda, o Boavista da Praia viaja a Santo Antão Sul para defrontar Os Sanjoanenses, enquanto que o Derby recebe a Ultramarina

Na classificação, concluída a primeira jornada, Boavista da Praia e Ultramarina lideram com seis pontos cada, seguida do Derby e Sanjoanenses, ambas ainda sem pontuar.

Resultados parciais dos jogos da primeira jornada:

Grupo A
Sábado,
04 : Campo de São Lourenço (Fogo): Académica 6  Juventude 1

Domingo, 05: Estádio Marcelo Leitão (Sal): Académico  - Rosariense

Grupo B
Sábado,
04:  Estádio  Marcelo Leitão (Sal): Palmeira  1  Barreirense 1
Domingo, 05: Estádio Aquiles de Oliveira (Brava): Morabeza – Varandinha

Grupo C
Sábado,
04: Estádio Orlando Rodrigues (São Nicolau): Ultramarina 2 Sanjoanenses 0
Estádio  da Várzea ( Praia): Boavista da Praia 
 2 Derby 0

OM/AA 

Inforpress/Fim 

04-05-2024 20:36

Espargos, 04 Mai (Inforpress) - O Grupo Desportivo da Palmeira, campeão em título em futebol sénior masculino, não foi além de um empate (1-1) em casa ante o Bareirense (Maio), em jogo da primeira jornada do Grupo B, disputado no Estádio Marcelo Leitão.

A jogar em casa, Palmeira adiantou-se no marcador aos cinco minutos de jogo, por intermédio de Ponta, resultado ao intervalo.

Na segunda parte, o Barreirense entrou a pressionar a equipa da Palmeira, e Jailson anulou a vantagem dos campeões nacionais em título, aos 63 minutos de jogo, fazendo o resultado final empate a um golo.

Para o treinador dos verde e branco da Palmeira, Toca Leite, sem dúvida que a intenção era garantir a primeira vitória neste primeiro jogo da defesa do título, “não tendo sido possível, mas que foi um grande jogo”, assinalou.

“O Barreirense é uma grande equipa e apresentaram-nos uma dificuldade que já estávamos à espera, uma tática que não estamos acostumados a enfrentar (…) entramos bem e marcamos cedo, tivemos mais uma chance de golo logo a seguir, mas a equipa adversária reagiu e não foi possível fazer o 2-0”, sintetizou o técnico palmeirense.

Toca Leite assegurou que agora é trabalhar para as próximas jornadas, que no sei entender “não serão fáceis”, devido à qualidade das equipas do grupo.

O treinador do Barreirense, Fernando Graça, considerou que se assistiu a um “bom jogo”, frente ao campeão nacional em título, apesar de a sua equipa ter entrado no jogo “um pouco mal” e a sofrer um golo logo nos primeiros minutos de jogo.

“Sofremos golo logo no início, mas penso que dali para frente conseguimos equilibrar o jogo, que deu um resultado justo tendo em conta o que enfrentamos durante os 90 minutos”, sintetizou Fernando Graça.

O treinador da equipa do Maio enalteceu o trabalho da equipa da Palmeira, mas também não desmereceu a equipa que comanda, salientado que o Barreirense é “também uma grande equipa, com alguma experiência nestas andanças”.

Para este Grupo B, jogam ainda no domingo, 05, Morabeza (Brava) - Varandinha (Santiago Norte), em Nova Sintra.

NA/AA

Inforpress/Fim

04-05-2024 20:22

Cidade da Praia, 04 Mar (Inforpress) - A Federação Cabo-verdiana de Luta Olímpica (FCLO) foi oficialmente instituída hoje em assembleia-geral, na Cidade da Praia, que conduziu o professor e especialista em luta livre, João José Ferreira, ao cargo de presidente da direcção.

A direcção é constituída ainda pelos especialistas residentes nos Estados Unidos da América Eugene Monteiro (treinador) e Leigh Jaynes, lutadora no panorama internacional, ao passo que Carlos Carvalho Évora fica à frente do Mesa da Assembleia e o professor Celso Cruz na presidência do Conselho Fiscal, Técnico e Jurisdicional.

A Federação Cabo-verdiana de Luta Olímpica abrange a luta de salão e a luta de praia (areia) e aposta, nesta primeira fase, na formação de iniciação a nível de monitores

À Inforpress, o presidente desta mais nova federação cabo-verdiana a nível desportivo disse que a colectividade já conta com três associações filiadas em representação das regiões desportivas de Santiago Sul, da Boa Vista e de São Vicente e que tem o objectivo de lançar a luta olímpica em Cabo Verde e fomentar esta modalidade em todas as ilhas.

A primeira fase, revelou, vai ser dedicada a uma aposta contínua na formação, tendo afirmado que na cidade da Praia já foram dados os primeiros passos com atletas capacitados para competirem a nível da Zona d’África na categoria dos 43 e  menos 61 quilogramas e que vai “atacar” as restantes ilhas em fase de desenvolvimento das outras associações.

Relativamente a condições de trabalho, Ferreira enalteceu o “grande apoio” proveniente da diáspora, concretamente dos EUA, no fornecimento de alguns materiais essenciais e de mãos amigas, tendo já programado para finais do mês de Junho a primeira participação internacional em luta de praia, em Dacar (Senegal).

“Como somos um país dotado de bastante praia de areias, vamos aproveitar para tirar proveito dos nossos recursos. Temos vantagem porque a nossa luta é natural”, realçou, afirmando que, dos EUA, Cabo Verde vai contar com um naipe de “grandes atletas”, que têm conquistados medalhas de ouro e bronze a nível africano.

A Federação Cabo-verdiana de Luta Olímpica, garantiu, conta com o apoio do Comité Olímpico Cabo-verdiano e do Instituto do Desporto e da Juventude (IDJ).

SR/AA

Inforpress/Fim 

04-05-2024 12:53

Nova Sintra,04 Mai (Inforpress) - O treinador da equipa do Morabeza disse hoje que a sua equipa está “confiante e bem preparada fisicamente” para disputar o jogo no domingo, 05, frente à congénere Varandinha do Tarrafal de Santiago, no Estádio Aquiles D´Oliveira, na Brava.

O jogo conta para a primeira jornada Grupo B do campeonato de Cabo Verde e, em declarações à Inforpress, o técnico Nêy Lokô salientou que preparou a equipa num ritmo “bastante acelerado”, tendo em conta que a competitividade na ilha é menor, pois o campeonato regional é disputado por apenas quatro equipas.

“Já estávamos a preparar a equipa para receber o Varandinha, na semana passada, no entanto por força maior houve um adiamento e com isso constrangimento e mudança de treino. Depois voltaram a anunciar que o jogo seria na sexta-feira passada, todavia foi novamente alterada para este domingo”, concretizou o técnico.

Neste sentido, mostrou-se satisfeito com esta nova data e salientou que no domingo toda a população bravense terá disponibilidade para apoiar a equipa no Estádio Aquiles D´Oliveira, em Nova Sintra.

Ney Lokô deu conta de algumas baixas na equipa, o que não lamenta, conforme disse, pois há sectores na equipa que podem compensar alguns jogadores que estarão ausentes.

“Portanto estamos a contar com uma Morabeza forte, que tinha feito um ótimo nacional no ano passado e esse ano queremos melhorar em alguns apectos, que antes falhamos”, sublinhou.

Conforme disse, este ano, a equipa tem que pensar diferente, tendo em conta que já mostrou no ano anterior, que tem competitividade e excelentes jogadores que praticaram um futebol “vistoso”, no nacional do na anterior.

Sublinhou, que não são candidatos ao título, mas também realçou que não podem ficar aquém das expectativas e por conseguinte ficar a lamentar perdas de pontos.

O jogo está agendado para as 16:00, no Estádio Aquiles D´Oliveira, e vai ser dirigido por um trio de arbitragem do Fogo, chefiado por Henrique de Pina, que terá como assistentes Miguel Barbosa e Paulo Cardoso.

De acordo com o calendário divulgado pela FCF, no outro jogo deste Grupo B Palmeira do Sal recebe, hoje, no Estádio Marcelo Leitão, o Barreirense do Maio.

Jogos da primeira jornada:

Grupo A

Sábado, 04, 16:00: Campo de São Lourenço (Fogo): Académica – Juventude;

Domingo, 05, 16:00: Estádio Marcelo Leitão (Sal): Académico – Rosariense;

Grupo B

Sábado, 04, 16:00 – Estádio Marcelo Leitão (Sal): Palmeira – Barreirense;

Domingo, 05, 16:00 – Estádio Aquiles de Oliveira (Brava): Morabeza – Varandinha;

Grupo C

Sábado, 04, 16:00: Estádio Orlando Rodrigues (São Nicolau): Ultramarina – Sanjoanenses

Estádio da Várzea (Praia): Boavista da Praia – Derby

Composição dos grupos:

Grupos Grupo A – Rosariense (Santo Antão Norte), Académico (Sal), Académica (Fogo) e Juventude (Boa Vista);

Grupo B – Palmeira (campeão em título), Morabeza (Brava), Varandinha (Santiago Norte) e Barreirense (Maio)

Grupo C – Sanjoanenses (Santo Antão Sul), Derby (São Vicente), Boavista (Santiago Sul) e Ultramarina (São Nicolau).

DM/AA

Inforpress

04-05-2024 9:45

Porto Novo, 04 Mai (Inforpress) – O campeonato regional de atletismo de Santo Antão vai decorrer de 12 a 26 de Maio nas categorias juvenis, juniores e seniores, em masculino e feminino, anunciou hoje a organização das competições.

Conforme a mesma fonte, o campeonato vai ter as provas de 100, 200, 400, 800, 1.500, 3.000 e 5.000 metros, prevendo-se ainda a realização de provas em salto em comprimento e salto em altura.

A competição acontece em todas as épocas no Estádio Municipal do Porto Novo.

Os atletas santantonenses têm estado a reivindicar a construção de uma pista de atletismo em Santo Antão, considerando que, pelo potencial existente e pelos resultados apresentados pelas escolas de formação na modalidade, a ilha já merece essa infra-estrutura.

Santo Antão dispõe desde Janeiro de duas associações regionais de atletismo, com a criação da associação na zona Sul da ilha, presidida pelo professor da Educação Física Emanuel Santos.

JM/AA

Inforpress/Fim 

04-05-2024 9:22

Porto Novo, 04 Mai (Inforpress) – O interior do município do Porto Novo, Santo Antão, mais precisamente a vila da Ribeira das Patas merece “há muito tempo” um campo de futebol relvado, no entender do vice-presidente dos Sanjoanenses, Nilton Évora.

“Temos uma comunidade que já merecia um campo relvado há muito tempo”, notou Nilton Évora, lamentando que Ribeira das Patas, sede dos Sanjoanenses, bicampeão regional em Santo Antão Sul, com 40 anos, não disponha de “uma infra-estrutura decente” para a prática do futebol.

Esta temporada, avançou este dirigente desportivo, os Sanjoanenses ganharam todos os troféus em disputa em Santo Antão Sul, facto demostrativo de que o interior da região do Porto Novo já merece um campo relvado, uma reivindicação antiga dos jovens dessa localidade, com três mil pessoas.

Para Nilton Évora, os jovens da Ribeira das Patas têm sido “enganados pelos os sucessivos governantes” que já passaram tanto pela Câmara Municipal do Porto Novo e pelo Governo.

O próprio presidente da Associação Regional de Futebol em Santo Antão tem estado a defender a necessidade de se contruir dois campos relvados no interior do Porto Novo, onde existem três clubes oficiais no activo.

A Câmara Municipal do Porto Novo tem no seu plano de investimentos para este ano o arrelvamento do campo de futebol de Círio, na Ribeira das Patas, que é o maior centro populacional do interior deste concelho.

JM/AA

Inforpress/Fim

04-05-2024 9:20

Porto Novo, 04 Mai (Inforpress) – A equipa de Chã de Armazém conquistou na noite de sexta-feira, 03, a primeira edição da Taça do Porto Novo em futsal feminino, ao derrotar na final da competição a formação do Ajax por 4-1.

Com a realização da Taça do Porto Novo, a Associação Regional de Futebol em Santo Antão Sul, em parceria com o Grupo Dinamizador dos Desportos de Salão, concluiu “com sucesso” as provas oficiais do calendário de futsal na categoria feminina na região desportiva.

Antes da final da Taça do Porto Novo, a equipa do Ajax havia vencido, semana passada, o campeonato regional de futsal feminino.

Nestas duas provas, participaram seis equipas, sendo três da cidade do Porto Novo (Ajax, Chã de Armazém e Aventureiras) e outras tantas do interior do município (Planalto Leste, Lajedos e Leões do Centro).

O presidente da Associação Regional de Futebol de Santo Antão Sul, Fernando Lima, anunciou a realização, “dentro de pouco tempo”, das primeiras competições a nível do futsal masculino, ou sejam campeonato e Taça do Porto Novo).

JM/AA

Inforpress/Fim  

04-05-2024 9:18

Cidade da Praia, 04 Mai (Inforpress) – A Federação Cabo-verdiana de Andebol (FCA) realiza na próxima quarta-feira, 08, o sorteio do campeonato de Cabo Verde em sénior masculino e feminino, no Pavilhão Desportivo Vavá Duarte.

Nas regiões onde os campeonatos estão em curso, de acordo com a FCA, deverão os clubes ser representados pelas associações regionais ou, na impossibilidade, por seus representantes.

O campeonato de Cabo Verde de andebol em seniores femininos, temporada 2023/2024, vai ser disputado na Cidade da Praia por cinco equipas em representação de Santo Antão, São Vicente, Santiago Sul (duas) e Santiago Norte.

O campeonato masculino vai ser disputado de 22 a 27 de Julho, na ilha do Sal, sendo que a organização foi atribuída à Associação Regional de Andebol do Sal.

SR/AA

Inforpress/Fim

04-05-2024 3:44

Cidade da Praia, 04 Mai (Inforpress) – Uma equipa de arbitragem do Sal, comandada por Leónidas da Graça, foi indicada para dirigir o clássico entre o Boavista da Praia e o Derby, marcado para sábado, às 16:00, no Estádio da Várzea.

Léonidas da Graça, árbitro central, vai ser coadjuvado por Djery Lopes (primeiro assistente) e Sílvio Lopes, sendo o papel do quatro árbitro reservado ao santiaguense Jefery, neste jogo do grupo C, referente à primeira jornada do campeonato nacional de futebol.

O embate entre Ultramarina e Sanjoanenses vai ser dirigido por uma equipa de arbitragem de São Vicente, chefiada pelo árbitro principal Manuel Gomes, auxiliado por Denilson Fortes (primeiro assistente) e Carlos Monteiro. Hipequizio Lopes (São Nicolau) vai ser o quarto árbitro.

Para Morabeza – Varandinha, o CNA delegou uma equipa de arbitragem orientada por Henrique Pina, do Fogo, que vai ser coadjuvado por Miguel Barbosa (primeiro assistente) e Carlos Paulo, sendo que António dos Santos, da Brava, será o quarto árbitro.

Para o duelo entre Palmeira, do Sal, e Barreirense, do Maio, foi indigitado uma equipa de arbitragem de São Vicente chefiada por Olavo Lopes, tendo como auxiliares Benedito dos Santos (primeiro assistente) e Fredilson da Luz, estando o papel do quarto árbitro atribuído a Fredson Delgado, do Sal.

Enquanto isso, uma equipa de arbitragem de Santiago Sul, conduzida por Juanilson Gomes, coadjuvada por Hélio Semedo (primeiro assistente) e José Alves , vai à ilha do Sal para dirigir o embate entre Académico e Rosariense, tendo sido atribuída às funções de quarto árbitro ao santiaguense Estevão da Rosa.

Por sua vez, Ovídio Tavares, da Brava, foi o designado para chefiar a equipa de arbitragem para o confronto entre a Académica do Fogo e Juventude da Boa Vista, tendo como auxiliares Artur Fortes e Júnior Delgado e com António Fernandes, do Fogo, no papel de quarto árbitro


Jogos da primeira jornada:

Grupo A

Sábado, 04, 16:00: Campo de São Lourenço (FOGO): Académica – Juventude;

Domingo, 05, 16:00: Estádio Marcelo Leitão (Sal): Académico – Rosariense;


Grupo B

Sábado, 04, 16:00 – Estádio Marcelo Leitão (Sal): Palmeira – Barreirense;

Domingo, 05, 16:00 – Estádio Aquiles de Oliveira (Brava): Morabeza – Varandinha;


Grupo C

Sábado, 04, 16:00: Estádio Orlando Rodrigues  (São Nicolau): Ultramarina – Sanjoanenses

Estádio da Várzea (Praia): Boavista da Praia – Derby


Composição dos grupos:

Grupos Grupo A – Rosariense (Santo Antão Norte), Académico (Sal), Académica (Fogo) e Juventude (Boa Vista);


Grupo B – Palmeira (campeão em título), Morabeza (Brava), Varandinha (Santiago Norte) e Barreirense (Maio)

Grupo C – Sanjoanenses (Santo Antão Sul),  Derby (São Vicente), Boavista (Santiago Sul) e Ultramarina ( São Nicolau).

OM
Inforpress

04-05-2024 3:29

Cidade da Praia, 04 Mai (Inforpress) – O campeonato nacional  de futebol arranca   hoje  e com a equipa da Palmeira do Sal a iniciar a defesa do título,  em casa, frente à formação do Barreirense do Maio, em jogo referente  à primeira jornada do grupo B.

O jogo está agendado para as 16:00, no Estádio Marcelo Leitão, na ilha do Sal, e vai ser dirigido por um trio de arbitragem  de  São Vicente liderado por Olavo Lopes, tendo como assistentes Benedito dos Santos e  Fredilson da Luz (Sal).

De acordo  com o calendário  divulgado pela FCF, no outro jogo  deste grupo  a Morabeza da Brava recebe, no domingo, 05,  no Estádio  Aquiles  de Oliveira, na Cidade de Nova Sintra, o Varandinha de Tarrafal de Santiago, que é o representante de Santiago Norte.

No grupo A,   a Académica  do Fogo recebe a Juventude  da Boa Vista, no Campo de São Lourenço, e o Académico do Sal será, no domingo, 05, o anfitrião do Rosariense (Santo Antão Norte), no Estádio Marcelo Leitão.

Esta primeira ronda fica completa com o representante de São Nicolau, a Ultramarina, a receber os Sanjoanenses de Santo Antão Sul e com o Boavista da Praia a defrontar o Derby, campeão de São Vicente, em jogos a contar para o Grupo C.

O campeonato  nacional, cujo arranque  estava agendado para o último fim de semana de Abril, teve um adiamento  devido a problemas  de transporte  inter-ilhas, pelo que a final que  está marcada para 05 de Julho no  Estádio  Nacional, na Praia, poderá  também  ser adiada.


Jogos da primeira jornada:

Grupo A

Sábado, 04, 16:00: Campo de São Lourenço (FOGO): Académica – Juventude;

Domingo, 05, 16:00: Estádio Marcelo Leitão (Sal): Académico – Rosariense;


Grupo B

Sábado, 04, 16:00 – Estádio Marcelo Leitão (Sal): Palmeira – Barreirense;

Domingo, 05, 16:00 – Estádio Aquiles de Oliveira (Brava): Morabeza – Varandinha;


Grupo C

Sábado, 04, 16:00: Estádio Orlando Rodrigues  (São Nicolau): Ultramarina – Sanjoanenses

Estádio da Várzea (Praia): Boavista da Praia – Derby


Composição dos grupos:

Grupos Grupo A – Rosariense (Santo Antão Norte), Académico (Sal), Académica (Fogo) e Juventude (Boa Vista);


Grupo B – Palmeira (campeão em título), Morabeza (Brava), Varandinha (Santiago Norte) e Barreirense (Maio)

Grupo C – Sanjoanenses (Santo Antão Sul),  Derby (São Vicente), Boavista (Santiago Sul) e Ultramarina ( São Nicolau).

OM/HF
Inforpress/Fim

03-05-2024 22:29

Coculi, 03 Mai (Inforpress) – A égua Marisia, montada pelo jóquei Nhu, do Porto Novo, venceu hoje a corrida de cavalos enquadrada na festa da Santa Cruz, padroeira da freguesia e paróquia do Santo Crucifixo, na Ribeira Grande.

Nairobi, montada pelo jóquei Vlu, do Paul, ficou em segundo lugar e Triana, montada pelo jóquei Leo, conquistou a terceira posição.

Na quarta posição ficou a égua Ohana, de São Nicolau, Nancy do Porto Novo ocupou a quinta posição e Zailon, também do Porto Novo, ficou no sexto lugar.

A corrida de cavalos da festa da Santa Cruz contou com a participação de 10 cavados.

LFS/HF

Inforpress/Fim

Exibindo 1 para 12 de 60