Portugal: Artista cabo-verdiano Mito Elias e Ana Rita Pires levam projecto “Alt_Print” às crianças da Cova da Moura (c/áudio)

24/06/24 14:42

Lisboa, 24 Jun (Inforpress) – O artista plástico cabo-verdiano Mito Elias e a luso-australiana Ana Rita Pires, levaram ao Bairro do Alto da Cova da Moura, arredores de Lisboa, o projecto “Alt_Print”, que durante uma semana trabalhou com as crianças do Projecto Escolhas.

Em declarações à Inforpress, Mito Elias e a companheira Ana Rita Pires, que vivem em Melbourne, Austrália, desde 2013, explicaram que o Projecto Escolhas é da Associação Moinho da Juventude e a dúzia das crianças e jovens que participam no “Alt_Print” são de origem africana e a maioria cabo-verdiana.

“Este projecto já aconteceu, a primeira vez que eu e o Mito trabalhámos nele foi na Austrália. Nós estamos lá há 10 anos e temos desenvolvido vários projectos de cariz comunitário, artístico, e temos desenvolvido o Alt_Print em Melbourne, por aí já umas três ou quatro vezes com grupos comunitários diferentes. Depois de fazer algumas vezes, pensámos que seria ideal desafiar o Moinho [da Juventude] e o Projecto Escolhas para fazermos uma itinerância aqui na Cova da Moura”, explicou Ana Rita Pires.

O projecto baseia-se na criação de impressões gráficas sobre a imagética do bairro, onde reside uma significativa comunidade cabo-verdiana, em que na semana de 17 a 21 de Junho decorreu uma residência artística com os jovens e o resultado será conhecido na exposição que está a ser montado durante esta semana no Centro Cultural Cabo Verde (CCCV), em Lisboa.

“Há dois dias atrás montámos um mural lá em baixo, um cartaz grande e também desenvolvemos pequenas revistas com as crianças. Cada criança produziu uma revista destas, que vai de encontro a tudo aquilo que estivemos a fazer ao longo de uma semana. Isto é basicamente uma espécie de cartilha que mostra o glossário gráfico de vários encontros que aqui tivemos, coisas que foram registadas durante uma semana inteira”, explicou Mito Elias.

Mito Elias contou que ela e a companheira sempre quiseram trabalhar com a comunidade da Cova da Moura, ele que já tem experiência de estar em alguns projectos com a Associação Moinho da Juventude, criando uma “relação com o bairro”, por isso, confirma que tem sido “incrível” trabalhar com as crianças e ver que a mensagem tem sido passada.

“Adorávamos de ter parceiros à altura que ajudassem este projecto a continuar e depois expandir com este grupo e outros grupos também para tentar fazer crescer o projecto. Já deixamos aqui alguns materiais para eles continuarem, sobretudo tintas, e depois os rolos e essa outra parte é fácil de conseguir. É importante dizer que esta é uma actividade que não requer materiais especiais para se fazer e os nossos projectos são sempre a pensar nessa questão de não requerer sustentabilidade de materiais”, frisou Mito.

 A inforpress esteve na Cova da Moura e falou com algumas das crianças que participam no projecto, Gerson, Bruna e Ju, que manifestaram o seu entusiasmo com o projecto que, consideraram, tem corrido “super bem”.

Sofia Santos, a responsável pelo Projecto Escolas, também manifestou à Inforpress o quanto tem sido “espectacular” a oportunidade que é “única para as crianças”, porque nunca tinha utilizado esse tipo de arte urbana.

“No Projecto Escolhas tem várias actividades de educação não formal e mais ligadas às artes e ao desporto. Realizamos muitas actividades também da arte urbana, portanto, aproveitamos tudo o que seja projectos e pessoas que queiram desenvolver aqui actividades”, disse Sofia que gostaria de continuar esse projecto com o cabo-verdiano Mito Elias e a luso-australiana Ana Rita Pires.

A inauguração da exposição no CCCV, acontece no dia 06 de Julho, às 15:00 (13:00 em Cabo Verde), no âmbito dos 49 anos da independência de Cabo Verde e do quinto aniversário do centro.

DR/ZS

Inforpress/Fim

Notícias Recentes


28/06/24 14:17
28/06/24 14:04
28/06/24 13:59
28/06/24 13:45
28/06/24 13:30