Igreja Adventista promove feira de saúde em parceria com voluntários provenientes da Suíça

07-07-2024 18:03

Cidade da Praia, 07 Jul (Inforpress) – A Igreja Adventista do Sétimo Dia promoveu hoje uma feira de Saúde junto da população de Palmarejo, em parceria com os voluntários provenientes da Suíça, como forma de aproximar os serviços de Saúde a esta comunidade.

Em declarações à Inforpress, a directora nacional de Saúde da Igreja Adventista a nível de Cabo Verde, Larissa Freire, explicou que esta actividade está a ser realizada tendo em conta a importância que dão à Saúde a nível geral, ou seja, a saúde física, mental e espiritual.

“E sempre desenvolvemos ao longo de anos actividades relativamente à promoção da saúde para consciencializar as pessoas de que, prevenindo a saúde agora através de hábitos saudáveis, irão prevenir doenças graves que futuramente podem ser difíceis de controlar”, esclareceu.

Avançou que durante a feira, que está a contar com boa adesão da população do Palmarejo, da comunidade religiosa e público geral, as pessoas podem fazer consultas médicas, rastreamento de hipertensão arterial, hiperglicemia, obesidade abdominal e sobrepeso.

Larissa Freire acrescentou que haverá ainda palestras de prevenção de doenças crónicas, como doenças cardiovasculares, diabetes e obesidade, palestras sobre a saúde mental e promoção de hábitos saudáveis.

A Igreja Adventista do Sétimo Dia recebeu na última quarta-feira 50 voluntários provenientes da Suíça para uma missão de duas semanas na ilha de Santiago, com foco em trabalhar nas áreas de saúde, evangelismo, construção e escola cristã de férias.

Conforme o pastor da Igreja Adventista de língua portuguesa em Genebra, Suíça, Andrey Ostrovsky, que também faz parte desta missão a Cabo Verde, esta é a primeira vez que estão a sair para um projecto desta natureza tendo manifestado que é uma benção poder estar aqui junto de um povo “muito amável”.

“Nós vemos muito o ser humano na sua forma holística, não só a parte espiritual, mas no geral como ser humano. Por isso, quando começamos a imaginar um projecto de sair para fazer fora da nossa cultura, do nosso dia-a-dia, pensamos num projecto que pode ser feito em diferentes áreas”, disse.

Daí que, prosseguiu, trouxeram médicos, enfermeiros e material para distribuir, no âmbito de quatro projectos que tencionam desenvolver aqui, ou seja, projectos que envolvem a saúde física, educação para as crianças, pintura na escola e também cuidado com a espiritualidade das pessoas.

De acordo com a Igreja Adventista a vinda destes voluntários para o arquipélago insere-se no quadro do projecto "I Will Go Cape Verde" que surgiu na sequência da primeira visita oficial do presidente da Associação das Igrejas Adventistas em Cabo Verde à Suíça, mais concretamente, à Igreja Adventista Lusófona de Genebra, no ano transato.

ET/HF

Inforpress/Fim

Notícias Recentes


05-10-2024 22:26
05-10-2024 22:17
05-10-2024 20:37
05-10-2024 20:27
05-10-2024 20:17