Xi Jinping pede à Alemanha para trabalharem juntos para injectar maior estabilidade e certeza no mundo

17-04-2024 13:24

Beijing, 17 Abr (Inforpress) - O presidente chinês, Xi Jinping, reuniu-se com o chanceler alemão, Olaf Scholz, nesta terça-feira, em Beijing, onde pediu que os dois países trabalhem juntos para injetar maior estabilidade e certeza no mundo que enfrenta “riscos e desafios crescentes”.

O Presidente chinês observou que, actualmente, uma transformação nunca vista em um século está se acelerar em todo o mundo, e a humanidade enfrenta riscos e desafios crescentes. Esses problemas não podem ser resolvidos sem a cooperação entre países grandes", disse Xi.

Como a China e a Alemanha são, respectivamente, a segunda e a terceira maiores economias do mundo, a consolidação e o desenvolvimento de suas relações têm um significado que vai além do escopo bilateral e tem um grande impacto no continente eurasiano e no mundo inteiro, disse Xi, citado pela Xinhua, pedindo que os dois países visualizem e desenvolvam relações bilaterais a partir de uma perspectiva estratégica e de longo prazo e trabalhem juntos para injectar maior estabilidade e certeza no mundo.

Ressaltando que a China e a Alemanha têm muito em comum na questão da multipolaridade mundial, Xi destacou que um mundo multipolar é, em essência, aquele em que países com diferentes civilizações, sistemas e caminhos se respeitam e coexistem em paz.

Xi assegurou ainda que a cooperação mutuamente benéfica entre a China e a Alemanha não é um "risco", mas a garantia de uma relação bilateral estável e uma oportunidade para o futuro, já que as cadeias industriais e de suprimentos dos dois países estão profundamente interligadas e os mercados altamente interdependentes.

Por sua vez, Scholz observou que as relações Alemanha-China estão em boa forma.

Ressaltou ainda que, nos últimos dois dias, visitou Chongqing e Shanghai junto com representantes da comunidade empresarial alemã e testemunhou o grande progresso económico que a China fez nos últimos anos.

Prometeu que no futuro, vão trabalhar juntos para fortalecer os laços bilaterais, aprofundar o diálogo e a cooperação em todos os campos e promover intercâmbios interpessoais em áreas como educação e cultura, o que, considerou, “é importante para ambos os países e para o mundo em geral.

O lado alemão está pronto para melhorar a comunicação e a coordenação com o lado chinês para enfrentar conjuntamente a mudança climática e outros desafios globais, compromete-se a defender a ordem internacional multilateral e a promover a paz e o desenvolvimento mundiais, e desaprova conflitos e confrontos, anotou Scholz, acrescentando que a Alemanha se opõe ao protecionismo e apoia o livre comércio.

Segundo a mesma fonte, os dois líderes também trocaram opiniões sobre a crise na Ucrânia, observando que tanto a China quanto a Alemanha estão comprometidas com os propósitos e princípios da Carta da ONU, se opõem ao uso de armas nucleares ou a ataques contra instalações nucleares pacíficas e pedem esforços para abordar adequadamente a questão da segurança alimentar global e observar o direito humanitário internacional.

Xi ressaltou que, nas circunstâncias atuais, todas as partes devem se comprometer com uma rápida restauração da paz para evitar que o conflito aumente e até mesmo saia do controlo.

Falaram também sobre o conflito palestino-israelense e outras questões internacionais e regionais de interesse mútuo. Entendem que é importante implementar a Resolução 2728 do Conselho de Segurança das Nações Unidas, evitar a escalada e a deterioração da situação, garantir o acesso humanitário contínuo e sem obstáculos a Gaza.

Dizem apoiar a resolução antecipada da questão palestina por meio de negociações com base na solução de dois Estados e convocar os países com influência para desempenhar um papel construtivo na manutenção da paz e da estabilidade regionais, com o objectivo de alcançar uma solução abrangente, justa e duradoura para a questão da Palestina em uma data próxima.

Inforpress/Xinhua

Fim

Notícias Recentes


30-04-2024 17:54
30-04-2024 16:58
30-04-2024 16:47
30-04-2024 15:52
30-04-2024 15:31