Tocha da Paz já circula na Cidade da Praia

23-04-2024 22:11

Cidade da Praia, 23 Abr. (Inforpress) - A Tocha da Paz foi entregue esta tarde pela organização da Sri Chinmoy Oneness-Home Peace Run, (Corrida da Paz) à Câmara Municipal da Praia, dando início a três dias de evento humanitário de cariz mundial em Cabo Verde.

Num evento realizado no Salão dos Munícipes, no qual a Tocha da Paz passou de mãos em mãos por todos os presentes, depois da organização ter oficializado a cerimónia com a entrega do facho a vereadora Kyrha Varela, enquanto presidente substituto, tendo Patrício Pina, da organização, destacado a importância de a autarquia da capital associar-se ao evento mundial da paz.

Considerou que à luz dos ideais do seu mentor, Sri Chinmoy Oneness, a Tocha da Paz fomenta a implementação da paz interior em cada um de nós, enquanto uma bola de neve para o mundo da qualidade única em casa, um país, quer seja grande, quer seja pequeno, afirmando que “toda a riqueza cabo-verdiana ajuda na promoção da paz ao mundo”.

A Tocha da Paz vai, a partir desta quarta-feira, 24, percorrer muitas escolas da capital, instituições desportivas, associações, fundações e autarquias, comités olímpicos e paralímpicos, levando a corrida a todas as comunidades locais, e à ilha do Fogo.

Já o vereador do Desporto, Fernando Pinto, que em 2015, aquando da primeira vinda da Tocha da Paz a Cabo Verde desempenhava o papel do presidente da Federação Cabo-verdiana de Atletismo, considerou que o acto representa uma oportunidade extraordinária para a Câmara Municipal da Praia, e de elevadíssimo simbolismo.

Numa altura em que o mundo atravessa desafios complexos, referiu, a paz está no coração e na mente de cada ser humano, pelo que destacou a “importância desta corrente positiva para que Cabo Verde possa, nos seus parcos recursos, rentabilizá-los e guindar-se enquanto país de desenvolvimento médio”.   

Referenciado como um evento humanitário de cariz mundial, a Corrida da Paz procura promover a amizade e a compreensão internacionais, no qual um grupo internacional de voluntários transporta uma tocha em cada país.

Não pretende angariar dinheiro ou destacar qualquer causa, é apenas uma passagem de testemunho global, que transcende barreiras políticas, culturais e económicas, promovendo os ideais de união, fraternidade, harmonia e paz mundial.

O seu fundador, Sri Chinmoy, foi um atleta, filósofo, artista e poeta, dedicou a sua vida à promoção dos ideais da corrida e sempre considerou o desporto como um poderoso instrumento na promoção da paz global.

Colaborou até falecer em 2007 com as Nações Unidas e a sede da organização em Nova York tornou-se até aos dias de hoje local da cerimónia bi-anual de lançamento da Corrida da Paz.

SR/JMV
Inforpress/Fim

Notícias Recentes


04-05-2024 21:51
04-05-2024 20:41
04-05-2024 20:36
04-05-2024 20:22
04-05-2024 20:07