Tarrafal: Correios de Cabo Verde lançam Selo Postal alusivo aos 50 Anos do 25 de Abril

25-04-2024 22:58

Tarrafal, 25 Abr (Inforpress) – Os Correios de Cabo Verde fizeram hoje o lançamento do Selo Postal alusivo aos 50 Anos do 25 de Abril em parceria com os correios de Angola e de Portugal.

O acto, presidido pelo ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Abraão Vicente, ocorreu no Campo de Concentração do Tarrafal e, conforme explicou o director dos Correios de Portugal, Raul Moreira, a iniciativa traz o Cravo vermelho, o escudo simbólico do 25 de Abril de 1974, na sua versão original e uma outra com as bandeiras dos Países de Língua Oficial Portuguesa – PALOP.

O presidente do conselho de administração dos Correios de Cabo Verde, Isidoro Gomes explicou que quando tiveram conhecimento deste Selo por parte de Portugal e tendo em conta as iniciativas comuns e a história entre esses países, propuseram aos Correios de Portugal a participação e foi aceite.

Essa evocação, destacou, é uma iniciativa tripartida entre Portugal, Angola e Cabo Verde que visa homenagear a democracia e a revolução dos cravos a 25 de Abril de 1974.

Segundo este responsável, através dos selos se pode preservar e imortalizar, de facto, aquilo que foi a essência do 25 de Abril, para Cabo Verde e Portugal, lamentando o facto de ainda os selos cabo-verdianos continuarem com o mesmo preço desde 1997.

Já o director dos Correios de Portugal, Raul Moreira, regozijou-se pelo facto desta parceria elevar a imagem do Cravo Vermelho, nos selos, que significa o alvor da liberdade, o 25 de Abril, derrubou uma ditadura de quase meio século.

“Agora Portugal e os Países de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) estão a partilhar a história que têm em comum e este selo não poderia ser somente o cravo vermelho, símbolo do 25 de Abril”, disse, justificando que os outros países possuem as suas especificidades.

Sendo assim, explicou que o selo tem duas emissões, sendo uma o cravo vermelho e o segundo cravo, que faz parte da emissão, foi transfigurado e tem as cores das bandeiras dos Países de Língua Oficial Portuguesa e dos países irmãos da África.

Ao presidir o acto, o ministro Abraão Vicente fez mais uma chamada de atenção no sentido de que o 25 de Abril não é a data exclusiva de Portugal e este selo é mais uma prova disso.

Em representação da Câmara Municipal do Tarrafal, o vereador Arnaldo Andrade, considerou “importante” este acto, realçando a importância do Campo de Concentração e enaltecendo o facto de, nos próximos dias, o local ter de receber várias actividades e visitas de várias entidades.

O acto encontra-se enquadrado no programa de celebração dos 50 anos do 25 de Abril e Encerramento do Campo de Concentração de Tarrafal, Santiago, que aconteceu a 01 de Maio de 1974, uma emissão filatélica conjunta (Portugal e Cabo Verde), alusivo aos “50 Anos da Revolução de 25 de Abril”.

Para a celebração deste “momento incontornável de resistência e luta pela liberdade e democracia”, o Governo de Cabo Verde, através do ministério da Cultura e das Indústrias Criativas tem em agenda um leque de actividades conjuntas com Portugal, principal financiador, Angola e Guiné-Bissau para marcar a data dos 50 anos do 25 de Abril e do encerramento do Campo de Concentração.

MC/HF

Inforpress/Fim

Notícias Recentes


05-05-2024 11:24
05-05-2024 11:05
05-05-2024 10:53
05-05-2024 10:46
05-05-2024 10:39