São Filipe: Primeira edição do “Djarfogo na tapete vermelho” premeia e reconhece artistas que se destacaram em 2023

24-04-2024 10:18

São Filipe, 24 Abr (Inforpress) – A primeira edição da gala “Djarfogo na tapete brumedjo” (Ilha do Fogo no tapete vermelho), uma iniciativa da Cultura, Arte, Música e Desportos, visa premiar e reconhecer artistas e desportistas que se destacaram em 2023.

Organizado pelo “Sábado Entertainment”, representado por Joshua Cardoso e Kinzin Teixeira, o evento que acontece na noite de hoje, 24, no Centro Cultural Armand Montrond e enquadrado nas festas do dia do município e da bandeira de São Filipe vai reconhecer os artistas, desportistas e individualidades pelo trabalho realizado em 2023.

Joshua Cardoso, um dos organizadores do evento, disse que só na área da música são 17 categorias a serem premiadas e incluindo promotor de eventos, acrescentando que são premiadas individualidades ligadas ao desportos (futebol, voleibol, basquetebol, andebol e hipismo), acção social, desenvolvimento da ilha, a pintura, carnaval, num total de mais de 40 artistas, instituições, desportistas e individualidades.

A nível de música, além da atribuição do prémio carreira ao artista Augusto Mendes “Talulu” são premiadas as categorias de melhores coladeira, talaia baxu, morna, hip hop, afrobeat/afrohouse, ritmo internacional, quizomba, mas também intérpretes feminino e masculino, dj, produtor/beatmaker, videoclipe, colaborador, artista revelação, música, música popular e álbum de 2023.

Neusa de Pina com “Mininus 2000”, Joana Pires com “Djarfogo” e Jeiza Montrond com “Si bu kre bai” concorrem para melhor intérprete feminino e Nito Bazalumi “na bo tudo tem mel”, Thony “involvente” e Rubem Teixeira “Nha baixinha” estão nomeados para intérprete masculino.

As músicas “nha Mulatinha”, “vida de merca” e “dja bu kustumam” de Filipe Pereira, Cris Centeio e Dyh Martins, respectivamente estão nomeadas para música popular e “Nha baixinha”, “Riba nha pé” e “Só na amor" de Rubem Teixeira, Big Rasta e Dyh Martins para música do ano.

Para álbum do ano estão nomeados Neusa de Pina, Filipe Pereira e Joana Pires com “Mininus 2000”, “Nha Mulatinha” e “Divagar nta txiga la”, para melhor coladeira concorrem Neusa de Pina “Dixan bai”, Francisca Andrade “Boca mundo” e Joana Pires “Djarfogo” e para melhor morna Neusa de Pina “Crucificado”, Francisca Andrade “Dor di alma” e António Silva “Djarfogo nha bersu”.

Para melhor videoclip estão nomeados “Si n´sabia (Du Marthaz), “Tarde dimas” (Alcides) e “Nha baixinha” (Rubem Teixeira) e para categoria de melhor produtor concorrem Gugas Dias, Valdo Andrade e Fabulous Proshine.

Para melhor ritmo internacional concorrem Big Rasta “Riba nha pé”, Dyh Martins “Só na amor” e Bnine Pantera “Kuza sério”, enquanto para melhor talaia baxu estão nomeados os artistas Neusa de Pina, Joana Pires e Filipe Pereira com os temas “Mininus 2000”, “Camim de Lomba” e “Desabafo emigrante”, respectivamente.

Para melhor hip hop estão nomeados Vanessa, Big Rasta e Kid Key com “My drean”, “Depressão” e “Prenda III” e para melhor afrobeat/afrohouse estão nomeados Du Marthaz, Maggy Gomes e Vanessa com “Panhan bedju”, “Boka” e “Lumi na casa badju”.

Para melhor kizomba estão nomeados Dyh Martins, Eder Monteiro e Adérito de Pina com “N´ta jura”, “Ka é normal” e “Nha moreninha”, para melhor colaboração concorrem Big Rasta, Dyh Martins e Adérito de Pina com os temas “Riba nha pé”, “zona sta sabi” e “Kre kit ada”.

Para artistas revelação estão nomeados Raquel Teixeira “medo ama”, Elson Pires “dona di mi” e Putu Djey “olhar apaixonado” e para melhor dj estão nomeados Dj Maluku, dj Kriola e dj Bud Felling.

A gala vai reconhecer com atribuição de menção honrosa instituições que se destacaram na realização de projectos de acção social, no desenvolvimento da ilha, na área de promoção de eventos, desportos, cultura e artes (carnaval, pintura).

Com menção honrosa serão distinguidos 19 nas áreas de acção social, desenvolvimento, desporto, cultura e artes, promoção de eventos e outros.

Joshua Cardoso disse à Inforpress que tudo está preparado para a gala prevista para as 22:00 de hoje no Centro Cultural Armand Montrond.

JR/ZS

Inforpress/Fim

Notícias Recentes


04-05-2024 15:55
04-05-2024 15:09
04-05-2024 14:55
04-05-2024 14:45
04-05-2024 13:46