Santa Cruz/53 anos: Edil e deputados municipais reconhecem o papel “crucial” das mulheres no desenvolvimento do município

27-03-2024 22:35

Pedra Badejo, 27 Mar (Inforpress) – O presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz e os líderes das bancadas municipais reconheceram hoje o contributo que a mulher tem dado para o desenvolvimento do município, independentemente da área de actuação.

No seu discurso na sessão solene, o presidente da câmara municipal, Carlos Silva, sublinhou que a comemoração de um aniversário é sempre um momento de festa, celebração, mas também de reflexão sobre o percurso de onde vieram, onde se encontram, para onde querem ir e como chegar lá.

E, tendo as celebrações do Dia do Município coincidido com a Sexta-feira Santa, o autarca explicou que decidiram antecipar essa sessão solene, coincidindo hoje com o Dia da Mulher Cabo-Verdiana, aproveitando para reconhecer e homenagear o “relevante contributo que estas têm dado ao município”.

“Santa Cruz é um município com cerca de 6.500 famílias e grande parte são chefiadas por mulheres, o que isso significa que Santa Cruz está nas mãos das mulheres”, salientou, realçando que o município tem tido a cada ano ganhos indiscutíveis e conquistado uma dinâmica de desenvolvimento que transmite confiança aos cidadãos, aos investidores e aos visitantes.

Para garantir a continuidade da dinâmica, anunciou que se encontram em negociações e em curso ou outras que vão se iniciar nas áreas de restauração e hotelaria, parque industrial e empresarial, um porto comercial, instalação de painéis solares, investimentos para a transformação a nível da agricultura, pecuária e pesca, construção de rede de adução de água e ligação de água domiciliar nas zonas mais altas, entre outros projectos que visam manter e dinamizar o desenvolvimento do município.

Esses projectos, segundo o edil, alguns contam com o financiamento do Governo, através dos Fundos, mas há outros que são frutos de parcerias da câmara local e outras autarquias e associações de diversos países.

Reconheceu igualmente que as actividades primárias no município já estão a revelar-se insuficientes para o nível de desenvolvimento desejado, estando agora a apostar na diversificação do potencial económico endógeno, tendo como foco captar investimentos em parceria com sector privado, tencionando investir no sector imobiliário, além de construção de novas centralidades para dinamizar a economia.

Também na sua intervenção, a líder da bancada do Movimento para Democracia (MpD – oposição), Ivanilda Vaz, destacou que o 53º aniversário assinalado a 29 de Março está a ser comemorado sob o lema “Participação das mulheres no desenvolvimento do município”, um lema que segundo esta deputada leva a todos a fazerem uma reflexão sobre o “papel vital” que a mulher tem tido na economia do município, seja como empreendedora, trabalhadora, ou como dona de casa.

A eleita municipal sublinhou que hoje, as mulheres estão cada vez mais inseridas no mercado e em diferentes sectores, contribuindo para o crescimento económico do município e para a geração de empregos, mas também actuam na administração dos recursos familiares garantindo a sustentabilidade das famílias.

A participação activa das mulheres no desenvolvimento do município, além de ajudar a combater a desigualdade de género, a discriminação e a Violência Baseada no Género, contribui para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva”, reconheceu, alertando igualmente para a necessidade de mais oportunidades e de formações para permitir uma maior integração da mulher na sociedade.  

Por seu turno, a deputada do Partido Africano para Independência de Cabo Verde (PAICV-partido que gere a câmara), Teresa Silva, também reconheceu a importância do tema escolhido para a comemoração de mais este aniversário.

Segundo a eleita municipal, nestes 53 anos o município vem conhecendo um percurso ascendente, “graças à coragem e determinação dos seus responsáveis locais”, mas que também conta com um grande contributo da mulher santacruzense que tem trabalhado nos diversos sectores, desde o informal à direcção de instituições, na política, entre outras posições, lugar conquistado graças a uma “luta árdua”.

E é neste sentido que pede mais apoio e solidariedade entre a classe feminina, visando em alcançar mais objectivos e atingir o progresso, para que a sociedade unida possa trabalhar em prol do desenvolvimento do município no seu todo, reconhecendo os ganhos que este já alcançou, mas também ciente dos desafios, sustentando que os desafios só serão vencidos com o esforço de todas as forças vivas.

Já o presidente da Assembleia Municipal de Santa Cruz, Gilson Cardoso, considerou que o município hoje “vive e respira uma nova dinâmica e que tem projecto para um novo rumo”.

Para este dirigente, é preciso trabalhar fortemente no município a fim de criar riquezas e garantir um emprego digno para os jovens que todos os dias viajam e procuram sair do país por falta de opção, perdendo assim mão-de-obra qualificada em quase todos os sectores.

Destacou ainda que o processo de desenvolvimento do município deve passar agora pela infraestruturação e formação, revelando que a agricultura, a pesca e o comércio que constituíram as principais catividades económicas do município já se encontram consolidadas, sendo necessário agora pensar no novo sector económico.

MC/JMV
Inforpress/Fim

Notícias Recentes


28-04-2024 9:43
27-04-2024 23:26
27-04-2024 21:46
27-04-2024 21:33
27-04-2024 21:30