Praia: Descerramento do busto do poeta Jorge Barbosa acontece no dia 22 de Maio na casa onde nasceu

07/05/24 11:14

Cidade da Praia, 07 Mai (Inforpress) – O poeta cabo-verdiano Jorge Barbosa, conhecido por sua contribuição significativa para a literatura cabo-verdiana, é homenageado no dia 22 de Maio com o descerramento de seu busto na casa onde nasceu e alberga o Ministério das Finanças, na Praia.

Lideram esta iniciativa o Governo, representado pelo vice-primeiro-ministro, Olavo Correia, a Câmara Municipal da Praia, através da presidente da Assembleia Municipal, Clara Marques, e a Academia Cabo-verdiana de Letras, representada pela escritora Vera Duarte.

Estas informações foram avançadas pela escritora Vera Duarte, sublinhando que este acto simbólico será um tributo à vida e à obra do ilustre poeta, reconhecendo a sua contribuição não apenas para a literatura cabo-verdiana, mas também para o serviço público, tendo sido um funcionário alfandegário.

Esta celebração integra as festividades do aniversário do município da Praia, onde, na mesma data do nascimento de Jorge Barbosa, será inaugurada a Rampa dos Poetas, na subida do Platô, uma obra de arte concebida pelo artista Joaquim Semedo.

Jorge Barbosa, um dos "imortais" da Academia Cabo-verdiana de Letras, será lembrado juntamente com outros poetas” ilustres”, cujos nomes adornam o mural dedicado aos poetas cabo-verdianos já falecidos.

Desde os claridosos como Manuel Lopes, Baltasar Lopes e o próprio Jorge Barbosa, até os modernistas como Ovídio Martins, Gabriel Mariano e Corsino Fortes, o mural é um testemunho da “riqueza e da diversidade” da poesia cabo-verdiana.

O programa está agendado para começar às 16:00 e inclui um “emocionante” pôr do sol poético e musical no Palácio da Cultura Ildo Lobo, segundo Vera Duarte.

TC/ZS

Inforpress/Fim

Notícias Recentes


19/05/24 22:01
19/05/24 22:03
19/05/24 21:25
19/05/24 20:37
19/05/24 19:09