Portugal: Presidente da República fala em “situação complexa” a retirada da TICV de Cabo Verde (c/áudio)

24-04-2024 18:25

Lisboa, 24 Abr (Inforpress) - O Presidente da República, José Maria Neves, considerou hoje, em Lisboa, que o arquipélago está a passar por uma “situação complexa” e “muito difícil” com a retirada definitiva dos Transportes Interilhas de Cabo Verde do país.

O chefe de Estado teceu estas considerações à Inforpress, quando instado sobre o assunto, no final da cerimónia de outorga do título de “Professor Honoris Causa”, atribuído pelo Instituto Superior de Lisboa e Vale do Tejo (ISCE).

“A situação é complexa, a situação é muito difícil. Nós estamos a aguardar respostas das autoridades competentes para que se possa regularizar a situação e assim dar mais garantias às empresas, às famílias e às pessoas em como haverá uma circulação de pessoas e bens com muito mais qualidade e mais segurança no futuro”, afirmou José Maria Neves.

Esta terça-feira, 23, a BestFly World Wide, accionista maioritária da TICV [Transportes Interilhas de Cabo Verde], anunciou que vai deixar de operar em Cabo Verde por acreditar não estarem reunidas as condições para prosseguir com o trabalho que tem vindo a desenvolver.

Em comunicado, a BestFly World Wide disse que a empresa de aviação TICV foi surpreendida com a recepção, no dia 19 de Abril de 2024, de uma carta da Agência de Aviação Civil (AAC), dando conta de que, após aprovação inicial, tomou a decisão de revogar a aprovação que tinha concedido para o contrato de “wet lease” de uma aeronave mobilizada para regularizar a conectividade inter ilhas em Cabo Verde e que já se encontrava no país.

A Agência de Aviação Civil, por sua vez, justifica a suspensão do Certificado de Operador Aéreo (COA) e da Licença de Explorador Aérea (LEA) da TICV, representada pela Bestfly, por incumprimento de requisitos e degradação da capacidade financeira da empresa.

Sobre o assunto, ministro do Turismo e Transportes, Carlos Santos, disse que o Governo vai analisar melhor a retirada definitiva da TICV do país, e que os direitos dos trabalhadores e dos passageiros terão de ser verificados.

DR/CP

Inforpress/Fim

Notícias Recentes


04-05-2024 14:45
04-05-2024 13:46
04-05-2024 13:27
04-05-2024 12:53
04-05-2024 11:47